Cachorro pode comer batata-doce? Aprenda a servir o alimento

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 23, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer batata-doce? Aprenda a servir o alimento
Tempo de leitura: 3 minutos

A batata-doce é uma das queridinhas dos amantes de uma alimentação saudável. Porém, será que ela também faz bem para nossos amigos de quatro patas? Afinal, cachorro pode comer batata-doce?

cachorro com o comedouro vazio

Apesar desse legume ser considerado benéfico na maioria dos casos, devemos lembrar que a nutrição dos pets precisa de uma atenção delicada. Continue lendo para aprender se batata-doce faz mal para cachorro, além de outros cuidados com a alimentação dos peludos! 

Alimentos recomendados para cachorro

Muitos tutores buscam variar a alimentação do seu filho de quatro patas, pensando em oferecer uma rotina mais saudável e saborosa. Entretanto, é importante ressaltar que a nutrição dos pets deve ser sempre acompanhada por um especialista.

Um estudo publicado recentemente pela Universidade da Califórnia mostrou que o excesso de vegetais, como a batata-doce, pode ocasionar problemas cardíacos nos cães. Por isso, veterinários sempre afirmam que a melhor opção para a alimentação dos peludos é uma boa ração, de preferência da categoria premium.

Esses produtos são preparados por especialistas e contém todos os nutrientes que os pets precisam de forma equilibrada e saudável! Se quiser variar no cardápio de forma segura, consulte sempre um veterinário. Lembre-se que a saúde deve vir em primeiro lugar! 

Cachorro pode comer batata-doce? 

Considerada a estrela dos cardápios fit, a batata-doce possui inúmeros benefícios. Porém, será que cachorro pode comer batata-doce? Se você pretende variar na nutrição do seu peludo, vai ficar feliz em saber que cães podem comer batata-doce!

Entretanto, é necessário ter alguns cuidados para que o amigo de quatro patas desfrute do legume com segurança. Para servir batata-doce para seu amigo, siga as recomendações abaixo:

  • Nunca sirva crua: muito tutor acha que cachorro pode comer batata-doce crua, mas esse alimento é prejudicial para os cães. Além de ser mais difícil de digerir, os legumes crus podem conter substâncias tóxicas; 
  • Retire a casca: a casca deve ficar de fora na hora de servir batata-doce para cachorro. Sua textura áspera pode ser um problema na hora da digestão; 
  • Ofereça pedaços pequenos e macios: a anatomia dos pets é muito diferente da nossa. Seus dentes não podem mastigar alimentos como batata-doce com tanta facilidade. Por isso, corte o legume em pedaços de até 3 cm e cozinhe até que fiquem bem macios; 
  • Não utilize tempero: a batata-doce pode não ser tóxica para os cães. Entretanto, nossos amigos nunca devem ingerir temperos como alho, cebola, sal ou açúcar. Por isso, se for preparar o legume para seu peludo, não coloque tempero, 
  • Forneça apenas como aperitivo: assim como outros legumes, a batata-doce deve ser oferecida como um petisco. Assim, seu pet deve comer apenas porções pequenas. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho do cachorro, mas, como regra geral, nunca ofereça mais do que meia batata-doce para seu amigo. 

Seguindo as recomendações acima, seu cachorro pode comer batata-doce cozida sem problemas! E melhor ainda, o peludo ainda vai poder aproveitar os benefícios desse delicioso vegetal! 

cachorro descansando na brecha do sol

Benefícios da batata-doce

A batata-doce não virou a queridinha da alimentação saudável à toa! Ela possui diversos benefícios que também podem ser aproveitados pelos pets! Seus principais nutrientes são:

  • Vitamina A: considerada um elemento essencial da alimentação, auxilia na visão, na regeneração da pele e na síntese de hormônios. 
  • Cálcio: importante elemento para a formação da estrutura óssea e dos dentes. 
  • Potássio: trabalha na transmissão dos impulsos nervosos, 
  • Fibras: talvez o maior benefício da batata-doce seja sua alta concentração de fibras. Elas são essenciais para uma boa digestão! 

Os benefícios acima fazem da batata-doce um petisco saboroso e saudável! Entretanto, é importante destacar que esses nutrientes já estão presentes em rações e petiscos próprios para pets. 

cachorro pedindo petisco

Lembre-se que uma alimentação regulada é parte essencial de uma rotina saudável. E aqui, no blog da Petz, além de descobrir se cachorro pode comer batata-doce, você fica por dentro sobre alimentos permitidos ou não para os amigos de estimação.  

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *