Cachorro pode comer batata?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer batata?
Tempo de leitura: 3 minutos

A batata é conhecida por ser versátil: fica deliciosa cozida, assada, frita… Mas será que os amigos de quatro patas também podem se deliciar com o legume? Cachorro pode comer batata

batatas descascadas

Como o organismo dos pets é diferente, até mesmo alimentos comuns podem ser perigosos. Para oferecer segurança para seu peludo, é importante conhecer a forma correta de variar no cardápio. Continue lendo para saber o melhor jeito de consumir o alimento

Os perigos de uma alimentação sem orientação 

Os cães são onívoros e precisam de um equilíbrio sensível de nutrientes de origem animal e vegetal. Um estudo recente, publicado pela Universidade da Califórnia, indicou que a alta ingestão de alguns legumes, como a batata, podem causar problemas cardíacos em pets saudáveis. 

Por isso, é importante lembrarmos que a melhor opção para os pets é uma ração de qualidade, de preferência da categoria premium. Esses produtos são preparados por especialistas, contendo tudo que o peludo precisa na medida certa! Se você desejar variar a alimentação do seu pet, consulte antes um veterinário. 

Cachorro pode comer batata? 

Se o amigo de quatro patas é daqueles que adoram roubar um petisco escondido, você deve estar se perguntando se cachorro pode comer batata. A resposta para essa pergunta é um tanto complicada. 

Isso porque a batata é um vegetal que pode ser servido de diversas formas, todas deliciosas. Por isso, tudo vai variar da maneira que o legume foi preparado. Para facilitar, separamos uma lista das receitas mais comuns. 

  • Batata assada: permitida! A batata assada, de maneira geral, é segura para os cachorros. Entretanto, somente se ela for preparada sem óleo, sal ou outros temperos; 
  • Batata cozida: cachorro pode comer batata cozida! Quando feita sem sal, óleo ou temperos, o alimento também está permitida para peludos; 
  • Batata crua: proibida! Esse tipo de batata faz mal para cachorro, pois contém uma substância chamada solanina. De sabor amargo, ela serve para afastar insetos e parasitas. Porém, a solanina também é tóxica para os pets, podendo levar a problemas como diarreia, vômito, dores de cabeça e dificuldade para respirar; 
  • Batata frita: proibida! Apesar de muita gente achar que cachorro pode comer batata frita, os pets devem ficar longe das frituras de uma maneira geral. Esse tipo de prato não é nada saudável para os peludos, podendo causar complicações gastrointestinais; 
  • Batata chips: proibida! Os alimentos industrializados, como as batatas chips e outros salgadinhos, nunca devem ser oferecidos para os pets. Eles contêm alto índice de gordura e sódio, além de outros aditivos,
  • Purê de batatas: proibido! O purê de batatas leva manteiga e leite, ingredientes que não são seguros para os cães. 

As recomendações acima são indicadas para quem está se perguntando se cachorro pode comer batata. Porém, lembre-se de consultar sempre um veterinário de sua confiança antes de fazer qualquer alteração no cardápio do seu pet! 

cachorro deitado no sofá

Qual a quantidade certa? 

A nutrição dos pets depende de um equilíbrio delicado. Por isso, a melhor forma de oferecer todos os nutrientes é escolhendo uma boa ração para o peludo. A batata, porém, pode ser uma boa opção para quem busca um petisco diferente, contanto que seja oferecida em pequena quantidade. 

Definir o tamanho da porção é complicado, pois depende do tamanho e do peso do pet. Entretanto, de maneira geral podemos seguir a regra dos 10%: os petiscos nunca devem ultrapassar 10% da alimentação total do pet! 

Benefícios da batata

Agora que já sabemos que cachorro pode comer batata quando preparada a forma correta, podemos conhecer os benefícios desse vegetal para os pets. Seus principais nutrientes são:

  • Vitaminas do complexo B: auxiliam no sistema nervoso, metabolização de nutrientes e atuam como antioxidantes;
  • Vitamina K: metaboliza proteínas e auxilia a coagulação; 
  • Fósforo: importante componente na estrutura óssea e dentária, 
  • Potássio: auxilia na transmissão dos impulsos nervosos. 

Assim, a batata para cachorro pode ser uma boa aliada para a saúde. Porém, vale lembrar que esses nutrientes também estão presentes em rações de boa qualidade e petiscos preparados por especialistas. Lembre-se que parte da tutoria responsável é buscar sempre o melhor para o amigo de quatro patas. 

cachorro com roupa de batata

Sabendo que cachorro pode comer batata, desde que seja preparado de maneira adequada, confira o blog da Petz e tenha dicas sobre outros alimentos proibidos e permitidos para os cães!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *