Cachorro pode comer canela? Descubra se a especiaria está liberada para os peludos!

Postado por PETZ, em 05/03/2021

Alimentação
Cachorro pode comer canela? Descubra se a especiaria está liberada para os peludos!

Dona de um sabor inigualável, a canela é uma especiaria pouco calórica, capaz de complementar frutas como maçã e banana. Além disso, ela é conhecida por ser um alimento que ajuda a acelerar o metabolismo, entre outros benefícios. Mas e para o amigo de quatro patas, será que cachorro pode comer canela?cachorro pode comer canela

Antes de começar a salpicar a ração do seu melhor amigo de quatro patas com a especiaria, descubra aqui se cachorro pode comer canela. É só continuar a leitura!

Afinal, faz mal dar canela para cachorro?

Diferentemente de outros ingredientes muito usados por nós para dar mais sabor às receitas, como alho e noz-moscada, a canela não faz mal para cachorro. No entanto, é melhor evitar incluí-la na dieta do seu amigo, uma vez que, dependendo da quantidade ingerida, ela pode causar irritações no sistema gastrointestinal ou mesmo alergias.

Por causa da concentração de substâncias, cachorro não pode comer canela em pó nem canela em pau puras. No entanto, para tutores que costumam trocar petiscos comerciais por versões caseiras, é possível acrescentar pouca quantidade de canela em receitas como biscoitos assados de banana com aveia, por exemplo.

É importante destacar que qualquer receita servida a seu amigo deve ter sido elaborada especialmente para os cães, com alimentos que cachorro pode comer. Sempre busque a aprovação de um veterinário.

Alguns ingredientes presentes em biscoitos industrializados para humanos podem ser tóxicos para os cães, como o xilitol (um tipo de adoçante). Além disso, o excesso de farinha, açúcar, gordura e outros contribui para problemas de saúde. Cachorro pode comer canela, mas tome cuidado com outros ingredientes!

Benefícios da canela para os cães

Muito presente na medicina tradicional chinesa, a canela é usada há milhares de anos no tratamento de problemas de saúde em humanos.

Nesse sentido, diversos estudos apontam para os benefícios da especiaria na redução da pressão arterial, controle de diabetes do tipo 2 e também no alívio de desconfortos intestinais, como o excesso de gases. A canela também é muito estudada por suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibióticas.cachorro pode comer canela

Esse cenário, porém, é referente apenas aos seres humanos. No caso dos cachorros, são poucos os estudos que investigam os benefícios da canela para eles.

Ao contrário, acredita-se que os riscos associados à administração de canela para cachorro superam os benefícios. Ainda que, como já dissemos por aqui, ela possa ser utilizada ocasionalmente em pequena quantidade em algumas receitas, desde que com o consentimento de um veterinário.

Meu cachorro comeu canela, e agora?

Se por um descuido o cachorro acabar comendo um pouco de canela, mantenha a calma. Embora possa provocar algumas reações adversas, a canela não é tóxica para os cães. Na verdade, cachorro pode comer canela em quantidades inferiores a meia colher de chá de canela.

Quando em dosagens mínimas, a canela não costuma desencadear problemas. Já uma dosagem superior a uma colher pode provocar sintomas como vômitos, diarreia e aumento da frequência cardíaca. Nesse caso, procure um veterinário.

Após o cachorro ingerir algum alimento inapropriado, como biscoitos para humanos, observe na embalagem se o produto não contém outros ingredientes perigosos aos cachorros, além da canela. Entre os ingredientes que requerem atenção especial por parte do tutor estão uva passa, macadâmia, noz-moscada e xilitol.

Ao contrário da canela, esses alimentos são tóxicos para os cães, desencadeando sintomas que vão desde alteração das frequências cardíaca ou respiratória até insuficiência renal e desorientação. Dependendo da quantidade, a ingestão desses alimentos pode causar inclusive a morte do pet.

Ao perceber que o cachorro ingeriu algum alimento com um desses ingredientes, procure um veterinário a fim de reverter ou evitar a progressão do quadro de intoxicação.cachorro pode comer canela

Para saber mais sobre alimentos que seu cachorro pode ou não pode ingerir, continue lendo nossos conteúdos aqui, no blog da Petz! Temos diversos artigos que podem te ajudar a criar uma alimentação mais saudável para seu cão.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *