Descubra se cachorro pode comer cenoura

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 29, 2020

Alimentação
Descubra se cachorro pode comer cenoura
Tempo de leitura: 4 minutos

Será que cachorro pode comer cenoura? Em filmes infanto-juvenis e desenhos animados, é comum a cena em que vilões mal-intencionados utilizem um pedaço de bife para distrair o cão de guarda. De fato, cães gostam muito de carne, mas engana-se quem pensa que eles são estritamente carnívoros.

cenouras em tabua

Onívoros como a gente, os cães têm organismo preparado para digerir diferentes classes de alimento, incluindo frutas, verduras e legumes. No entanto, é preciso cuidado na hora de escolher o que dar para o cachorro, uma vez que alguns alimentos são tóxicos e prejudiciais a ele. Por isso, falaremos mais sobre se a cenoura faz bem para cachorro e como oferecer esse alimento para ele.

Pode dar cenoura para o cachorro?

Sim, você pode dar cenoura para cachorro sem problemas! Rica em vitaminas e minerais, a cenoura é um alimento muito benéfico para os cães. Além disso, possui um sabor levemente adocicado, que é muito agradável não só para nós, mas também para os cachorros. Por isso, é possível utilizá-la como um petisco delicioso e saudável. 

Quais são os benefícios da cenoura para os cães?

Para falar dos benefícios de qualquer alimento, é importante frisar que as rações comerciais de qualidade já garantem uma dieta completa e balanceada. Ou seja, se você oferece esse tipo de alimento, não é preciso complementar a dieta canina com outros alimentos a fim de proporcionar ao cão todas as vitaminas e minerais. 

Por outro lado, se sua intenção é trocar a ração pela alimentação caseira, saiba que não é suficiente conhecer os alimentos permitidos. Também é fundamental conversar com um médico-veterinário especialista em nutrição. 

Após uma avaliação, ele poderá prescrever a dieta adequada, com todos os alimentos necessários para garantir os nutrientes fundamentais ao organismo canino. Os benefícios da cenoura para o cachorro estão nos nutrientes que o alimento oferece. Entre os principais nutrientes dessa saborosa raiz estão:

  • Vitamina A: também conhecida como retinol, está relacionada a uma boa visão, participa da síntese de hormônios e da regulação das funções da pele;
  • Vitamina E: tem forte função antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres e, portanto, ao envelhecimento celular precoce;
  • Vitamina K: participa da coagulação do sangue e da metabolização das proteínas;
  • Potássio: muito importante para o equilíbrio ácido-básico do organismo, participa da condução do impulso nervoso, de reações enzimáticas e do transporte de moléculas através da membrana celular;
  • Fósforo: importante para a estrutura óssea e dentes, também é um componente fundamental da membrana celular, do DNA e do RNA,
  • Cálcio: é um dos principais nutrientes para a manutenção da estrutura óssea. Também participa da transmissão do impulso nervoso e das contrações musculares.

Outro nutriente presente na cenoura é a vitamina C. No entanto, conforme explica o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrição e metabologia animal, os cães não dependem da ingestão de ácido ascórbico, uma vez que este é metabolizado pelo organismo canino a partir da glicose, no fígado.

As cenouras também são ricas em fibras e relativamente pobre em calorias. Contudo, é preciso atenção no que diz respeito a pacientes diabéticos, uma vez que, apesar de pouco calórica, a cenoura é rica em açúcares, o que contribui para a piora do quadro.

Outra dúvida comum é se o cachorro pode comer cenoura crua, e a resposta é que sim, esse alimento pode ser servido tanto cru quanto cozido, desde que não sejam usados temperos em seu cozimento.

cachorro pequeno porte parado na grama

Como dar cenoura para cachorro? Pode dar cenoura crua?

Como vimos, o cachorro pode comer cenoura cozida ou crua. Para isso, você pode cortá-la em rodelas ou em palitinhos proporcionais ao tamanho da mandíbula do cachorro. No caso da cenoura crua, ela também tem função recreativa, uma vez que os cães gostam muito de roê-la. 

Já se a ideia for servi-la cozida, procure não ferver demais a água, tampouco deixá-la cozinhar por muito tempo. O cozimento em excesso pode eliminar algumas das vitaminas, tornando a cenoura mais pobre em nutrientes. Mesmo assim, ela continua sendo um alimento seguro para os cachorros.

Cuidado com os excessos!

Justamente por ser um alimento rico em nutrientes, o excesso de cenoura na alimentação pode levar a alguns problemas de saúde. Nesse sentido, uma das principais preocupações é a hipervitaminose A. 

Por estar ligada à regulação das funções da pele, a vitamina A em quantidade acima do recomendado pode contribuir para a queda de pelo e lesões na pele. Lembrando que por ser muito rica em açúcares, a cenoura também deve ser oferecida com muita moderação a pacientes idosos, obesos e diabéticos. 

Antes de fazer mudanças na dieta de seu amigo, converse com um veterinário. Agora que você já sabe que cenoura faz mal para cachorro é um mito, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de assuntos como esse. 

cachorro comendo cenoura

Além disso, conte sempre com a Petz para manter a alimentação do seu bichinho bem nutritiva e saudável!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *