Cachorro pode comer chia? Confira

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 15, 2021

Alimentação
Cachorro pode comer chia? Confira
Tempo de leitura: 4 minutos

Também conhecida como sálvia hispânica, a chia é uma semente originária da América do Sul, consumida pelos astecas para fins medicinais há milhares de anos. Com isso em mente, o cachorro pode comer chia?

cachorro pode comer chia

De uns anos para cá, ela ganhou fama como de “superalimento”, passando a ser muito recomendada por nutricionistas pelas propriedades que incluem aumento da sensação de saciedade e prevenção contra a constipação intestinal. 

Com isso, é comum encontrar pães e biscoitos que tenham a semente de chia como um dos ingredientes. Assim, ela está mais presente no cotidiano das pessoas.

Uma vez que muitos tutores têm o costume de compartilhar comida com o amigo de quatro patas, o que não é recomendado, é natural surgir as dúvidas: cachorro pode comer chia? Quais são os riscos e os benefícios do alimento? Confira a seguir.

Pode dar chia para cachorro ou faz mal?

Então, você está comendo um biscoito de chia quando o cachorro se aproxima com um olhar pidão. E aí, pode dar um pedacinho ou não? Confira se o cachorro pode comer chia abaixo.

De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrição animal da rede Seres, a chia não é um alimento tóxico para os cães, de modo que não há grande risco ao oferecer uma pequena quantidade para o pet. 

Isso, claro, desde que observados alguns cuidados, como quantidade e demais ingredientes utilizados na receita, visto que alguns temperos, a exemplo do alho e da cebola, são tóxicos para os cães, ainda que em pequena quantidade.

Vale destacar que, por mais que a chia não seja tóxica, o ideal é evitar oferecer chia para cachorro, já que ela pode ser prejudicial à saúde dele a longo prazo, além de contribuir para o comportamento indesejado de implorar por comida ao redor da mesa.

Riscos e benefícios da chia para a saúde do cachorro

Agora que respondemos à pergunta se o cachorro pode comer chia, dizer que a chia não é tóxica para cachorros não significa que ela seja benéfica e deve fazer parte da dieta do pet. Por isso, os tutores devem se atentar a fatores sobre compartilhar o alimento com o cão.

Nesse sentido, a Dra. Mariana explica que, embora o alimento seja rico em fibras e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo dos cães, como o cálcio, seria necessário ingeri-lo em grandes quantidades, o que não é recomendado, uma vez que a chia pode provocar alteração nas fezes.

É importante destacar que as rações para cachorro de qualidade já são formuladas com todos os nutrientes que o pet necessita, levando em conta não apenas as características da espécie, mas também outros fatores que influenciam a nutrição, como porte e idade do cachorro. 

cachorro pode comer chia

Por isso, fique sempre atento às recomendações do fabricante, presentes na embalagem de alimentos que contenham a semente, como chia em pó e outros semelhantes.

Consulte um especialista

Também é importante levar seu amigo para um check-up veterinário ao menos uma vez por ano. Algumas alterações no organismo podem exigir mudanças na dieta como parte do tratamento, mas elas devem ser sempre acompanhadas por um médico-veterinário. 

Em caso de necessidade de troca de ração, a mudança deve ser feita de maneira gradual para evitar problemas gastrointestinais, como diarreias. Por isso, o especialista auxiliará nas recomendações adequadas para o cãozinho.

Conheça outros alimentos mais indicados para os cães

Como visto, embora a chia seja considerada como um “superalimento” para nós, oferecer chia para cães não concede os mesmos benefícios, ao contrário! Em excesso, ela pode levar a alterações nas fezes, como quadros de diarreia.

A boa notícia é que, felizmente, em geral, os cães não consideram a chia comum ou a chia branca como alimentos atraentes, preferindo outras opções mais saudáveis para eles, como algumas frutas e legumes. Entre as opções que podem ser oferecidas ao cão como petisco, estão: maçã, cenoura, banana, melancia, abobrinha e chuchu.

Além de mais palatáveis, alguns desses alimentos são recomendados por incrementarem a ingestão de água. Pouco calóricos e com baixo teor de gorduras, são boas opções para serem usados como petisco, podendo ser intercalados com petiscos industrializados, como biscoitinhos e bifinhos para cachorro.

Por serem ricos em fibras, frutas e verduras também aumentam a sensação de saciedade, contribuindo para a perda ou a manutenção do peso em caso de cães com grande apetite.

Não utilize a chia no tratamento de obesidade e constipação

Talvez você tenha chegado até aqui em busca de uma solução para algum problema de saúde nos cachorros, como obesidade ou suspeita de prisão de ventre. 

Se esse é o caso, é importante ter em mente que levar o pet para uma consulta veterinária é fundamental para entender o que está acontecendo com seu amigo e dar início ao tratamento adequado.

Por mais naturais que possam parecer, soluções adotadas sem a orientação de um especialista, após avaliação do paciente, podem levar à piora do quadro. Por isso, não tente resolver o problema sozinho. Em vez disso, procure um médico-veterinário.

cachorro pode comer chia

Agora que você sabe se o cachorro pode comer chia e quais são as recomendações a respeito do alimento quando o assunto são os pets, o que acha de conferir outros conteúdos a respeito dos cuidados com os animais aqui, no blog da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *