Alimentação

Cachorro pode comer feijão? Prepare o prato de forma segura!

Publicado em 28 de outubro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Saboroso e nutritivo, o feijão não pode faltar na mesa dos brasileiros! Mas será que nossos amigos de quatro patas também podem se deliciar com esse prato? Cachorro pode comer feijão? É importante lembrar que o organismo e a nutrição dos pets é muito diferente. 

cachorro filhote com fome

Assim, até mesmo alimentos comuns podem ser um perigo para sua saúde. Se você pensa em diversificar a dieta do seu peludo, continue lendo. Aprenda aqui se cachorro pode comer feijão e como preparar o prato de uma forma segura! 

Cachorro pode comer feijão?

De Norte a Sul, o feijão é um dos alimentos preferidos entre os brasileiros! E esse saboroso grão também faz sucesso entre os pets. Mas será que feijão faz mal para cachorro? De acordo com especialistas, o alimento, por si só, não apresenta perigos. 

De uma forma geral, podemos dizer que sim, cachorro pode comer feijão. Entretanto, ele muitas vezes é preparado com cebola, alho e outros temperos que podem trazer complicações para a saúde dos pets. Por isso, fique de olho no passo a passo de como servir feijão para garantir a segurança de seu amigo! 

Oferecendo feijão de uma forma segura

Quando algumas medidas de seguranças são tomadas, cães podem comer feijão sem grandes problemas. Assim, é importante saber como preparar o prato de forma confiável. As recomendações abaixo ajudam seu cão a degustar um feijãozinho com segurança:

  • Sirva apenas feijão cozido: o feijão contém uma substância chamada lectina e, quando está cru, sua concentração é ainda maior. Se for consumida em alta quantidade, a lectina pode ser tóxica, levando a enjoos e desconfortos estomacais. Sendo assim, o cachorro pode comer feijão cozido
  • Deixe de molho: não é segredo que os feijões, muitas vezes, podem ocasionar gases, e os peludos também podem sofrer com esse mal. Uma boa tática para evitar esses problemas é deixar os grãos de molho na noite anterior, descartando a água na hora de cozinhar. 
  • Prepare sem tempero: um feijão caprichado geralmente leva temperos como alho, cebola e sal. Entretanto, esses produtos devem ficar longe dos peludos. A cebola e o alho são considerados tóxicos para cães. O sal também não é recomendado, pois pode desregular seu organismo.
  • Ofereça apenas quantidades pequenas: quando cozido e sem tempero, o feijão pode ser um bom petisco para os cães. Entretanto, o grão não deve ser a base da alimentação do seu cão. Lembre-se sempre de oferecer uma boa ração para seu amigo! 

Cachorro pode comer arroz e feijão desde que os cuidados citados acima sejam tomados. Essas precauções são as mesmas para os diferentes tipos de feijão, como o carioquinha, o feijão preto ou o feijão de corda. E o melhor é que ele ainda poderá desfrutar dos benefícios desse rico alimento! 

cachorro com camiseta em fundo azul

Principais benefícios do feijão

O feijão não só é delicioso como possui importantes nutrientes para o nosso organismo. Por sorte, os peludos também podem aproveitar de seus benefícios. São eles:

  • Vitaminas do complexo B: são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso, além de possuírem poder antioxidante;
  • Potássio: equilibra a acidez do organismo, além de auxiliar na transmissão dos impulsos nervosos;
  • Fósforo: importante para a reprodução celular, além de ser parte da formação óssea,
  • Fibras: auxiliam o funcionamento do sistema digestivo.

Assim, se preparado da maneira correta, você pode dar feijão para cachorro com anemia. Entretanto, é importante lembrar que todos os benefícios acima já estão presentes em rações de boa qualidade. Se quiser complementar a nutrição do seu peludo com um alimento diferente, consulte antes um veterinário.

A chave de uma alimentação saudável

Todo tutor busca o melhor para seu filho de quatro patas, e quando o assunto é alimentação, veterinários sempre concordam que uma boa ração é a melhor escolha. Esse produto é preparado por especialistas e traz tudo aquilo que os peludos precisam. 

As rações premium e super premium passam por um controle de qualidade rígido, com testes e análises que garantem sua qualidade. Por isso, converse com um veterinário de sua confiança e escolha uma boa ração para seu amigo! 

Se você ainda precisa que a pergunta “posso dar feijão para meu cachorro?” seja respondida de forma mais técnica, entre em contato com um médico-veterinário. E para encontrar o melhor para seu amigo, conte com a Petz.

três colheres com diferentes tipos de feijão

Em nossas lojas, você encontra rações, acessórios e tudo que os peludos precisam para uma rotina saudável e divertida. Procure a unidade Petz mais próxima ou venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog