Alimentação

Cachorro pode comer mamão?

Publicado em 19 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Muito querido pelos brasileiros, o mamão é a segunda fruta mais vendida no país. Essa é uma ótima notícia. Afinal, trata-se de uma fruta muito rica em vitaminas e minerais, que, de quebra, ainda ajuda a prevenir a constipação. Mas e no caso do filho de quatro patas, será que cachorro pode comer mamão?

mamão cortado ao meio

Cachorros podem comer mamão

De acordo com especialistas, cachorro pode comer mamão. Para eles, a fruta também é fonte de fibras, vitaminas e minerais. No entanto, muita gente acha que cachorro pode comer casca de mamão e sementes da fruta. Mas, estas últimas, além de poderem causar obstrução intestinal, contêm uma substância tóxica para os cães. 

Já a fruta em si está liberada para os cães. Mas cuidado! É preciso moderação na hora de servi-la para o amigo. Lembre-se de que o mamão é muito rico em fibras e água, com efeito levemente laxativo. Quando consumido em excesso, ele pode causar diarreia.

Benefícios do mamão para o cachorro

Uma alimentação balanceada, à base de uma ração de qualidade, já garante todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do cachorro. A menos que o pet esteja com algum problema de saúde que comprometa a absorção, como lesões intestinais, não costuma ser necessário qualquer tipo de suplementação. 

Dito isso, cães podem comer mamão e, inclusive, esta é uma boa alternativa de petisco para os cães. Mais saudável que boa parte dos aperitivos industrializados, a fruta é pobre em sódio e gordura. Por outro lado, é muito rica em algumas vitaminas e minerais, com destaque para:

  • vitamina A: está associada a uma boa visão, contribuindo para a prevenção da cegueira noturna. Também participa da síntese de hormônios e da regulação das funções da pele;
  • vitamina K: participa da coagulação do sangue e da metabolização das proteínas;
  • vitaminas do complexo B: possuem função antioxidante e auxiliam no bom funcionamento de sistema nervoso, pele, metabolização da glicose e replicação celular;
  • potássio: importante para o equilíbrio ácido-básico, participa da condução do impulso nervoso, das reações enzimáticas e do transporte de moléculas pela membrana celular;
  • fósforo: componente da membrana celular, do DNA e do RNA, também é fundamental para a saúde da estrutura óssea e dos dentes,
  • cálcio: também essencial para a saúde da estrutura óssea e dos dentes, participa da coagulação sanguínea, da transmissão do impulso nervoso e da contração muscular.

O mamão também é rico em ácido ascórbico, a famosa vitamina C. No entanto, diferente do que ocorre com a gente, os cães não precisam obter esse importante nutriente a partir da alimentação. Ele já é sintetizado pelo organismo dos cachorros a partir da glicose, pelo fígado.

cachorro branco de perfil

Como dar mamão para o cachorro?

Ao comer mamão, muitos de nós retiramos as sementes. No entanto, de uns tempos para cá, muito se tem falado sobre os benefícios dessas estruturas para a nossa saúde. 

O fato é que, mamão faz mal para cachorro quando consumido com casca e sementes, por isso é imprescindível retirá-las.

Embora relativamente pequenas, as sementes do mamão para cachorro podem causar obstrução intestinal. Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessária até mesmo uma intervenção cirúrgica. 

Outro motivo para servir somente a polpa da fruta ao pet é que, assim como as sementes da maçã, as de mamão contêm pequenas doses de cianeto, uma substância tóxica para os cães. 

Apesar de não representar um problema imediato — devido à pouca quantidade presente na semente — ao longo do tempo, o acúmulo da substância é prejudicial para o organismo de cachorros.

A única forma que cachorro pode comer mamão sem ser prejudicado é servir a fruta pura, em pedaços. Outra dica é bater o fruto com um pouquinho de água no liquidificador, colocar o conteúdo batido em forminhas de gelo, levar ao freezer e servir ao pet como se fosse um picolé. Os cães adoram!

Quantidade recomendada

Em excesso, mesmo alimentos saudáveis podem fazer mal. No caso do mamão, uma das principais preocupações é em relação a seu efeito laxativo. Bom para evitar a constipação, ele também pode provocar crises de diarreia em cães saudáveis. Por isso, pode dar mamão para cachorro, mas sempre em pouca quantidade.

Além disso, antes de oferecer qualquer novo alimento para o seu amigo, vale a pena levá-lo a uma consulta com o veterinário. Após uma avaliação, ele poderá passar as orientações adequadas, de acordo com o estado de saúde individual do seu cãozinho. 

mamão sem sementes

Agora que sabe se cachorro pode comer mamão, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog