Cachorro pode comer mandioca?

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 17, 2021

Alimentação
Cachorro pode comer mandioca?
Tempo de leitura: 3 minutos

Umas das estrelas da culinária brasileira, a mandioca pode ser usada de diversas maneiras. Por isso, enquanto estamos comendo o alimento, muitas vezes, com aquele olhar encantador de pidão, o cãozinho acaba querendo um pedaço. Mas será que cachorro pode comer mandioca?

E como é muito bom dividir as coisas das quais gostamos com aqueles que mais amamos, muitos tutores apaixonados pelo alimento se perguntam se há problema em oferecê-lo ao amigo de quatro patas. Portanto, descubra agora se cachorro pode comer aipim, macaxeira ou mandioca!

Mandioca, um alimento rico em nutrientes

O fato de a mandioca ser muito saborosa é um dos motivos que explicam seu sucesso na mesa dos brasileiros. Não bastasse isso, ela ainda é extremamente nutritiva, contendo boas doses de proteínas, fibras e carboidratos, além de diversas vitaminas e minerais importantes não apenas para nós, mas também para o organismo dos cachorros. Entre eles:

  • Vitamina A: relacionada principalmente à visão, também participa da síntese proteica e da regulação das funções da pele, mantendo a pelagem do seu amigo saudável e bonita;
  • Vitaminas do complexo B: além de atuarem como antioxidantes, participam do funcionamento do sistema nervoso, da metabolização da glicose e da replicação celular;
  • Vitamina D: essencial para os ossos, ajuda a regular o metabolismo de fósforo e cálcio;
  • Vitamina E: têm forte função antioxidante, sendo importante para o combate aos radicais livres e prevenção do envelhecimento precoce;
  • Cálcio: fundamental para a manutenção da estrutura óssea e dos dentes. Também é importante para os sistemas nervoso e muscular;
  • Fósforo: componente da membrana celular e do DNA, também auxilia no fortalecimento dos ossos e no equilíbrio ácido-básico corporal;
  • Magnésio: é parte importante de centenas de processos metabólicos, incluindo aqueles relacionados à síntese proteica, ao funcionamento cardíaco e à imunidade,
  • Potássio: fundamental para o transporte de substâncias entre as células, sua deficiência pode provocar fraqueza generalizada e até paralisia.

Sobre os nutrientes da mandioca benéficos aos cachorros, cabe observar que eles já estão presentes em doses adequadas nas rações comerciais desenvolvidas de acordo com porte, raça, idade ou necessidade especial (como no caso das medicamentosas). 

Já para aqueles que optam pela alimentação caseira, pode dar mandioca para cachorro, pois é um alimento que garante nutrição completa ao cãozinho. Mas, para isso, é fundamental consultar um veterinário que, após uma avaliação, poderá prescrever uma dieta balanceada.

Riscos da mandioca para a saúde do cachorro

Desde que recomendada por um veterinário e, portanto, servida em quantidade adequada, cachorros podem comer mandioca. Já em excesso, a ingestão do alimento está associada ao aumento de peso, uma vez que é muito rica em carboidratos.

A maneira como o legume é preparado também é fundamental para aumentar sua segurança. Pensando nisso, será que cachorro pode comer mandioca crua? Assim como para nós, o alimento cru também é potencialmente tóxico. 

A explicação para isso está no ácido cianídrico (HCN). Com o cozimento, a substância é volatilizada, perdendo seu efeito venenoso. Sendo assim, cachorro pode comer mandioca quando recomendado e preparado de maneira correta.  

É válido destacar também que não apenas gorduras, carboidratos e proteínas, mas também vitaminas e minerais podem ser nocivos quando ingeridos em excesso. Uma alta concentração de potássio no organismo está associada a alterações do funcionamento do miocárdio, enquanto o excesso de cálcio pode provocar uma mineralização incorreta dos ossos.

Como servir mandioca ao cachorro

Sabendo que cachorro pode comer mandioca, a primeira coisa a fazer antes de servir o legume é conversar com um veterinário sobre a melhor maneira de incorporá-la à dieta, no caso da alimentação caseira. 

Para preparar, cozinhe a mandioca em água ou no vapor. Uma pitada de sal pode ser acrescentada após o cozimento, assim como algumas ervas, como salsinha e alecrim. Fique atento, nunca tempere a mandioca com alho ou cebola, que são tóxicos para os cachorros

Além disso, evite oferecer mandioca frita, nem mesmo um pedacinho. Além de gordurosa, esse tipo de receita ainda costuma ser preparada com muito sal, o que é perigoso para a saúde dos cães. Seguindo essas dicas, cachorro pode comer mandioca cozida sem problemas!

Quer conhecer os alimentos permitidos para os peludos? No blog da Petz, além de conferir se cachorro pode comer mandioca, você descobre outras opções saudáveis e fica longe dos alimentos tóxicos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *