Alimentação

Cachorro pode comer manga?

Publicado em 30 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

Há quem diga que, quando uma coisa é feia, ela parece “um cão chupando manga”. Porém, esse ditado é bem injusto com nossos amigos de quatro patas. Quem já viu um peludo deliciar-se com frutas sabe que eles ficam fofos de qualquer jeito! Mas será que cachorro pode comer manga

cachorro ao lado de comedouro

Apesar dessa fruta ser considerada saudável, muitos alimentos possuem componentes tóxicos para pets. Para descobrir se cães podem comer manga, continue lendo. Tiramos todas as dúvidas sobre o assunto. 

Manga para cachorro: pode ou não pode?

Além de um bom pote de ração, alguns pets adoram um petisco saudável. Se o cãozinho é do tipo que gosta de frutas, saiba que cachorro pode comer manga. Saborosa, essa fruta possui diversas vitaminas que, inclusive, auxiliam o organismo do peludo. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. 

Cuidados com a manga

É verdade que cachorro pode comer manga. Além de muito agradável para o paladar dos cães, a fruta possui vitaminas que irão deixá-los fortes e saudáveis. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para que o pet aproveite o petisco de forma segura. 

Retire o caroço

Apesar de muita gente achar que cachorro pode comer caroço de manga, na verdade, é muito perigoso oferecê-lo ao pet. A semente da manga é grande, rígida e escorregadia, sendo uma armadilha perfeita para o cão se engasgar. 

Além disso, ela ainda possui cianeto, uma substância tóxica para os cães. Por isso, ao oferecer manga para cachorro, lembre-se de sempre retirar o caroço. Só assim ele poderá aproveitar a fruta de maneira segura. 

Descasque a fruta 

Mesmo alguns acreditando que cachorro pode comer casca de manga, ela também oferece riscos de engasgos para os cães. Além disso, a casca é indigesta e pode causar incômodos estomacais. 

Corte em pedaços pequenos 

Cachorros podem até ser fã de frutas, mas seus dentes não são muito indicados para tal tipo de alimento. Por isso, a forma mais segura de oferecer manga é cortando-a em pedaços menores, com cerca de três ou cinco centímetros. 

diversas mangas

Forneça porções pequenas 

Apesar de saber que cachorro pode comer manga, devemos lembrar que a base da alimentação dos pets deve ser uma boa ração. Os petiscos, mesmo naturais, devem representar apenas 10% de sua nutrição total. 

Escove os dentes do pet

Esse não é um cuidado exclusivo da manga, já que a higiene dental deve ser aplicada regularmente. Porém, devemos lembrar que as frutas são ricas em açúcares e, caso os dentes do seu amigo não sejam higienizados, podem comprometer a saúde bucal. 

Seguindo as recomendações acima, o amigo de quatro patas poderá deliciar-se com a manga de forma segura. Melhor ainda, ele poderá aproveitar os diversos benefícios da fruta.

Benefícios da manga

Os cachorros, ao contrário do que muita gente pensa, são classificados como onívoros. Isso significa que eles precisam de nutrientes de origens diferentes, tanto animal, quanto vegetal. Alguns deles, inclusive, estão presentes na manga. Os principais benefícios da fruta são:

  • vitamina A: auxilia a manter uma boa visão, além de estar relacionada à síntese de hormônios; 
  • vitaminas do complexo B: além de possuírem funções antioxidantes, as vitaminas B ajudam o sistema nervoso; 
  • vitamina E: outra vitamina com função antioxidante; 
  • vitamina K: realiza metabolização de proteínas, além de auxiliar a coagulação do sangue, 
  • fibras: a manga é uma rica fonte de fibras, essencial para a regulação do sistema digestivo.

A manga ainda contém cálcio, potássio e magnésio, minerais importantes para o funcionamento do organismo. Assim, não só o cachorro come manga, como ela ainda traz vários benefícios para o bem-estar humano! 

Lembre-se que, em uma tutoria responsável, saúde e segurança vêm em primeiro lugar. Para contribuir com o bem-estar do pet, ofereça uma ração de qualidade, exercícios diários e visitas regulares ao veterinário.

manga descascada e sem caroço

Sabendo que cachorro pode comer manga, confira o blog da Petz para mais conteúdos sobre conforto e felicidade animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog