Alimentação

Cachorro pode comer nozes e outras oleaginosas?

Publicado em 07 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Saborosas e nutritivas, as oleaginosas já foram consideradas inimigas de uma alimentação balanceada para seres humanos. Hoje em dia, sabe-se que apesar de seu alto teor de gordura, elas ajudam a prevenir doenças e contribuem para aumentar a sensação de saciedade. Mas e quanto aos cães, cachorro pode comer nozes

cachorro pode comer nozes pet

Ficou curioso e quer descobrir os benefícios e malefícios do alimento? A seguir, saiba se cachorro pode comer nozes e obtenha dicas essenciais para a saúde do peludo.

Principais riscos das oleaginosas para os cachorros

Para nós, oleaginosas como nozes, macadâmias, amêndoas, castanhas de caju e castanhas do Pará podem trazer inúmeros benefícios para a saúde. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo conduzido pela Imperial College of London e publicado em 2018, a ingestão de 30 gramas desse tipo de alimento por dia é capaz de diminuir a probabilidade de morte por doenças em até 22%. 

Entre as doenças que as oleaginosas ajudariam a prevenir estão: doenças cardiovasculares, câncer, doenças renais, diabetes, infecções e outras. No caso dos animais, que possuem um organismo muito diferente do nosso, será que cachorro pode comer nozes?

Algumas oleaginosas, como o amendoim, também podem ser benéficas para eles desde que não tenham sido fritas, salgadas etc. Já outras, como a macadâmia, são extremamente tóxicas para os cães

Pode dar castanha para cachorro, mas é muito importante ficar atento à quantidade. Isso porque esse tipo de alimento é muito rico em gorduras, portanto muito calórico, contribuindo para quadros como obesidade e aumento do colesterol.

Outro ponto de atenção em relação às nozes para cachorro e outras oleaginosas diz respeito ao seu estado de conservação. Dependendo de como e por quanto tempo são armazenadas, aumentam ainda mais o risco de o cão acabar tendo complicações

Um exemplo disso é a castanha para cachorro, que contém muitos componentes para conservação. Entre eles, o pistache, a noz, a amêndoa e a noz pecã podem apresentar mofos. 

cachorro pode comer nozes

Tudo isso sem contar o risco de alergias, que podem provocar quadros de vômitos, diarreia, dores abdominais, entre outros sintomas. Em tempo, tome muito cuidado com a casca de oleaginosas, como nozes e pistache. Elas podem causar diversos problemas gastrointestinais, incluindo obstrução.

Nozes não são tóxicas, mas não são recomendadas

O fato de saber que cachorro pode comer nozes não significa que você possa oferecê-la a seu amigo sem que isso prejudique a saúde dele. Quer dizer apenas que, em caso de ingestão acidental, não é preciso entrar em desespero. 

Em vez disso, observe se o cachorro apresenta alguma reação e procure tomar mais cuidado para evitar que isso aconteça novamente. Quanto aos possíveis benefícios das nozes e das oleaginosas para os cães, é importante destacar que as rações comerciais já possuem todos os nutrientes para uma alimentação completa e balanceada. 

Para quem deseja fazer a transição para a alimentação caseira, saiba que a única maneira de garantir a nutrição do seu amigo é seguir uma dieta específica para ele, prescrita por um médico-veterinário, de preferência especialista em nutrição e metabologia animal. 

No último caso, pode ser que o profissional inclua alguma oleaginosa na dieta, mas não é comum que isso aconteça, uma vez que existem outros alimentos mais seguros e saudáveis para cães.

Pode dar amendoim para cachorro?

Cachorro pode comer amendoim e esta é a oleaginosa mais segura para os cachorros, podendo ser oferecida como petisco de vez em quando. Mesmo assim, é importante conversar com um veterinário antes e moderar nas quantidades, já que é um alimento rico em gorduras e calórico.

A forma de preparo do amendoim para cachorro também está diretamente ligada à sua segurança. Nesse sentido, nunca ofereça amendoim doce, frito, salgado ou com qualquer tipo de tempero. Como dica, você pode utilizar o amendoim em receitas de biscoito ou fazer uma pasta de amendoim pura para usar como petisco em brinquedos recheáveis.

cachorro pode comer nozes cao

Depois de conferir se cachorro pode comer nozes, veja outros alimentos permitidos, além dos que causam riscos à saúde do cãozinho. Tudo isso aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog