Alimentação

Cachorro pode comer ovo? Descubra

Publicado em 07 de março de 2020

Tempo de leitura: 4min

De antigo vilão, conhecido por ser um dos grandes responsáveis pelo aumento do colesterol, o ovo hoje desfruta de boa fama. Ainda mais em tempos de alta no preço da carne, ele se tornou uma das principais opções de proteína. Mas será que cachorro pode comer ovo?

Não é difícil encontrar quem chegue a consumi-los todos os dias de jeitos diferentes: frito, cozido, mexido, poché, como omelete… Inclusive, algumas vezes não resistimos e oferecemos para o peludo. Mas será que cachorro pode comer ovo e aproveitar o sabor e os benefícios desse alimento? 

cachorro feliz

A seguir, descubra se cachorro come ovo e qual é o melhor jeito de servi-lo para os pets.

Os benefícios do ovo para seres humanos e cachorros

Respondendo à pergunta que não quer calar: sim, pode dar ovo para cachorro. Muito nutritivo e rico em proteínas, o alimento é benéfico por conter muitos aminoácidos essenciais. Isto é, aminoácidos que não são produzidos pelo organismo e que, portanto, devem ser ingeridos na alimentação. 

É o caso da albumina, por exemplo, uma proteína presente principalmente na clara do ovo, ela contribui na síntese e na recuperação do tecido muscular. Além disso, a substância também ajuda no transporte de ácidos graxos e na produção de hormônios.

Já o triptofano é um precursor da serotonina e contribui para a sensação de bem-estar. Isso sem contar muitos outros nutrientes que participam no bom funcionamento de estruturas que vão da pelagem aos dentes, passando por ossos e até sistema nervoso.

“O ovo é um alimento rico em proteínas e de fácil digestão, além de possuir vitaminas e minerais em sua composição”, completa a Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz. Portanto, cachorro pode comer ovo cozido, desde que em poucas quantidades e com o preparo adequado.

cachorros felizes

E a gema, ela também é benéfica para os cães?

Durante muito tempo, foi preconizado que ovo faz mal para cachorro e humanos, pois contribuiria para o aumento nos níveis de colesterol. Nesse sentido, a gema de ovo era vista como a grande culpada por aumentar os riscos de as pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares.

De fato, o ovo — mais precisamente a gema — tem colesterol, porém, hoje em dia, sabe-se que não é do tipo ruim. Muito pelo contrário! Estudos indicam que o colesterol presente na gema do ovo é útil para a produção de hormônios, como testosterona, estrogênio e cortisol. 

Apesar de mais gordurosa que a clara, a gema de ovo é rica em gorduras insaturadas que ajudam a proteger o organismo. Além disso, também possui vitaminas lipossolúveis (ou seja, que se dissolvem em gordura), como as vitaminas A, D, E e K.

Aprenda como oferecer ovo ao cachorro

“A melhor maneira de oferecer ovo para cachorro é bem cozido e sem tempero”, orienta a Dra. Valéria. 

Isso porque, conforme explica a veterinária. “Ovo cru para cachorro oferece risco de contaminação por uma bactéria chamada Salmonella, que pode causar problemas gastrointestinais”, diz. Lembrando que isso também vale para o consumo humano!

Em relação às quantidades recomendadas, a Dra. diz que cães alimentados com ração de qualidade geralmente possuem uma dieta balanceada. Logo, não é necessário apostar no ovo para complementar sua nutrição. 

“Porém, como nossos amigos costumam apreciar bastante esse alimento, ele pode ser utilizado como petisco ou até como auxílio no adestramento”, comenta. Ou, se o peludo segue uma alimentação caseira, converse com um médico-veterinário especialista em nutrição sobre a melhor maneira de acrescentar o ovo na dieta!

Nesse sentido, você sabia que cachorro pode comer ovo, mas não só a clara e a gema? Ele também pode consumir a própria casca do ovo. “O uso de farinha de casca de ovo é recomendado quando o pet necessita de suplementação de cálcio, muito comum nas dietas caseiras”, diz a especialista.

cachorro lingua

Agora que você sabe que seu cachorro pode comer ovo. Conta pra gente nos comentários do blog da Petz quais outros alimentos seu amigo adora!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog