Alimentação

Cachorro pode comer sorvete nos dias quentes?

Publicado em 10 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Entre os anos 90 e 2000, um filme exibido com frequência nas sessões da tarde da televisão tornou clássica a cena na qual uma garotinha divide um sorvete de casquinha com um São Bernardo. Em dias de calor, muitos tutores sentem a mesma vontade de oferecer a guloseima, mas será que cachorro pode comer sorvete?

cachorro pode comer sorvete

Como já sabemos, o organismo dos animais de estimação é diferente do nosso, então, devemos ter cuidado ao oferecer alimentos que estejam fora da dieta deles, precisando consultar um veterinário para saber o que é permitido ou não. A seguir, saiba se o seu cachorro pode comer sorvete. 

Afinal, pode dar sorvete para cachorro?

Salvo em alguns casos, que comentaremos neste texto, em geral, o cachorro pode comer sorvete. Tanto os de massa quanto os de palito, próprios para humanos, não são tóxicos para cachorros, o que não quer dizer que seja aconselhável compartilhar sua casquinha com o seu amigo. 

Assim como acontece conosco, embora não sejam tóxicos, alimentos muito ricos em açúcares e gorduras, como é o caso do sorvete, são prejudiciais a longo prazo, contribuindo para o ganho de peso e problemas de saúde, como a diabetes. 

No caso dos pets, um dos maiores problemas de compartilhar sua comida, incluindo o sorvete para cachorro, é que, quanto mais você cede à tentação sempre que ele se aproxima com olhinhos pedintes, mais insistentes ele se torna ao implorar por alimentos, de modo que vai se tornando mais difícil falar não para ele. 

Como consequência, aumenta o risco desses pets ingerirem uma quantidade de calorias muito acima da recomendação diária, sem contar a rejeição da ração na espera de ganhar algo mais apetitoso, além de ser muito chato comer alguma coisa com o pet implorando por comida.

Por fim, por mais que não haja problema em receber os famosos lambeijos na bochecha, é importante ter em mente que a boca do cachorro contém micro-organismos estranhos à nossa microbiota bucal, o que pode acarretar problemas. 

Cuidado com sabores de sorvete tóxicos para cachorros

Independentemente do sabor, o excesso de açúcar e gorduras presentes no sorvete e no picolé para cachorro são os principais problemas para a saúde a longo prazo. Daí a importância de evitar oferecê-lo ao pet sempre que for possível.

Alguns sabores de sorvete de fruta para cachorro, porém, não devem ser oferecidos nunca, uma vez que podem causar intoxicações. Entre as opções tóxicas para cães, a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia da rede Seres, destaca uva e chocolate. 

Além deles, o xilitol, um adoçante muito usado em alimentos de baixa caloria, é extremamente tóxico para cães, podendo ocasionar a morte súbita. Na dúvida, não compartilhe seu sorvete com o amigo de quatro patas!

cachorro pode comer sorvete

Outro tipo de sorvete e picolé para cães que requer atenção do tutor são aqueles feitos à base de leite. Isso porque, assim como nós, muitos cães adultos têm dificuldade em digerir a lactose, carboidrato presente no leite, cuja enzima digestiva passa a ser menos produzida pelo organismo após o desmame. 

Como consequência, cães com intolerância à lactose podem apresentar problemas digestivos, como gases ou diarreia, após o consumo. Esteja atento se o seu pet apresentar esses sintomas e busque acompanhamento veterinário!

Como preparar sorvetes permitidos para cães

Considerando que diversos ingredientes usados no preparo de sorvetes para consumo humano são prejudiciais para cachorros e que, de qualquer maneira, nem sempre é possível conhecer a composição desses alimentos, o melhor é nunca dar esse tipo de sorvete para o pet. 

A boa notícia é que é possível ajudá-lo a se refrescar nos dias quentes com sorvete caseiro para cachorro, natural, feito à base de água e frutas, sem prejudicar o organismo do seu peludo. 

Para fazer, não tem segredo: basta bater uma fruta adequada no liquidificador com bastante de água ou água de coco. Em seguida, despeje o conteúdo em forminhas de picolé ou gelo, levando ao congelador por algumas horas. 

Sabores que os cães amam

Entre as frutas permitidas para cães que funcionam bem como picolé, estão: melancia, melão, laranja, banana, maçã e pera. Lembrando que você sempre deve remover as sementes da fruta antes de oferecê-las ao pet. Isso porque algumas delas, como as da maçã, podem conter substâncias tóxicas para cachorros. 

Alguns legumes, como chuchu e abobrinha, também são boas opções para fazer picolé para cachorro. Como vantagem em relação às frutas, eles são menos calóricos e contêm um teor menor de açúcares. Seja como for, é importante não exagerar na quantidade para evitar excessos no consumo diário de calorias. 

cachorro pode comer sorvete

Agora que você já sabe que cachorro pode comer sorvete, desde que feito em casa e com frutas benéficas para a saúde deles, seu peludo vai se refrescar bastante nos dias de calor. Aproveite a visita para conferir outros conteúdos sobre alimentação aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog