Alimentação

Cachorro pode comer tangerina? Descubra aqui!

Publicado em 18 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já se perguntou se cachorro pode comer tangerina? Também chamada de mexerica ou bergamota, a depender da região do país, a fruta dificilmente desagrada. Com uma casca excepcionalmente prática de ser removida, ela é muito saborosa, equilibrando doçura e acidez. 

Tangerina no alto de uma árvore.

Por isso, a fruta costuma fazer sucesso mesmo entre os cães, espécie que, em geral, não se sente atraída por frutas muito cítricas, como o limão. Mas, afinal, cachorro pode comer tangerina ou ela é prejudicial?

Tangerina para cachorro: pode ou não pode?

De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrição animal da rede Seres, em geral, não faz mal dar tangerina para cachorro. Entretanto, como ocorre com diversos alimentos, o que faz bem para um indivíduo pode não ser tão recomendado para outro. 

Nesse sentido, a especialista diz que a tangerina não é indicada para pets que tenham alguma alteração gástrica e/ou que sejam muito sensíveis. Isso porque, apesar do sabor equilibrado, a acidez da tangerina pode causar irritação em alguns casos. 

Para saber se seu amigo é sensível à tangerina, ofereça inicialmente um pedaço bem pequeno da fruta e observe como ele reage. Se ele vomitar ou apresentar outros sinais de desconforto gastrointestinal, dê preferência a outras opções mais seguras de frutas para cachorro

Ainda de acordo com a veterinária, a fruta também não é a mais recomendada para cães obesos, devido ao aporte de calorias. Lembrando que, nesses casos, é fundamental que o pet tenha um acompanhamento veterinário para voltar ao peso ideal. 

Benefícios da tangerina para o cachorro

Desde que oferecida com moderação, a tangerina pode ser uma boa alternativa de petisco para cães saudáveis. Isso porque, assim como outros vegetais, ela é altamente palatável, mas contém pouca quantidade de gorduras em comparação a outros petiscos. 

Por ser rica em água, a tangerina também é uma boa opção para aumentar a ingestão hídrica do pet, especialmente em dias muito quentes. Ou seja: o cão pode comer mexerica, mas como petisco!

Quanto aos nutrientes, a fruta é rica nas vitaminas A e do complexo B, importantes para diversas funções no organismo do cachorro, como a síntese de hormônios e o combate aos radicais livres. 

No entanto, é importante ter em mente que as rações para cachorro já são formuladas para fornecer uma dieta completa e equilibrada, contando com a quantidade adequada de vitaminas, fibras e minerais. Então, não é necessária nenhuma suplementação.

No caso da dieta caseira, o médico-veterinário irá elaborar um cardápio equilibrado, de acordo com as necessidades do paciente. Aqui, a suplementação é sempre necessária. 

Porém, ela deve ser feita com produtos veterinários específicos, uma vez que oferecer uma comida natural para cachorro (como a tangerina), não é suficiente para suprir toda a necessidade da espécie. 

Cachorro filhote, na cor caramelo, com a língua para fora.

Saiba como oferecer a tangerina de maneira segura

Oferecer um pedaço pequeno e observar se o pet não tem nenhuma reação indesejada são os primeiros cuidados para garantir que o cachorro pode comer tangerina de maneira segura, tendo em vista que a acidez da fruta pode causar irritações em indivíduos mais sensíveis ou com alterações gástricas.

Para evitar o excesso, que pode favorecer o ganho de peso, outro cuidado essencial é não exagerar na quantidade. Nesse sentido, a regra geral é que a quantidade oferecida de petisco nunca deve ser superior a 10% da porção diária de calorias recomendadas. 

Lembrando que, em caso de pacientes obesos ou com doenças, como diabetes, é fundamental consultar o veterinário antes de oferecer uma comidinha diferente, mesmo se tratando de alimentos que cachorro pode comer. 

De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária nas clínicas Petz Esplanada e Petz Tauste, no interior de São Paulo, uma dica é cortar as frutas em pedaços pequenos, como se fosse preparar uma salada de frutas. 

É fundamental oferecer a fruta sempre sem a casca, já que essa parte contém substâncias tóxicas, que podem fazer mal para os cães. Já em relação às sementes, é melhor removê-las sempre que for possível. Entretanto, segundo a Dra. Mariana, não tem problema se o pet acabar ingerindo algumas. 

Saiba como preparar um picolé de tangerina para o cachorro

Uma maneira diferente de oferecer tangerina para cachorro é preparar um picolé. Além de servir de enriquecimento alimentar, fazendo com que o pet entre em contato com novas texturas, a receita ajuda a refrescar o cãozinho em dias quentes e aumentar a ingestão hídrica. 

Isso tudo sem contar que, por misturar a fruta com água, o picolé ainda acaba diluindo a concentração de açúcares na tangerina. Para preparar, não tem muito segredo:

  • descasque uma tangerina e remova as sementes;
  • em um liquidificador, coloque a fruta e quanto baste de água;
  • bata tudo até obter uma mistura mais ou menos homogênea;
  • despeje o conteúdo em forminhas de gelo e leva-as ao congelador;

Já o suco de tangerina, feito apenas com a fruta, tem alta concentração de açúcar, portanto, não é recomendado para os cães. 

Cachorro sentado ao lado do comedouro.

Gostou de saber se cachorro pode comer tangerina? Então, conheça ainda mais sobre o universo da nutrição desses amiguinhos aqui, no blog da Petz! São diversas dicas para você oferecer a melhor dieta para o seu peludo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog