Alimentação

Cachorro pode comer tomate cru? Descubra aqui

Se você se pergunta se cachorro pode comer tomate cru, a resposta é que o alimento não é muito indicado. A fruta não chega a ser tóxica para os cães, mas apresenta uma série de malefícios aos órgãos em caso de consumo excessivo e diário.

Por ser um alimento tão nutritivo e cheio de vitaminas, muitas pessoas acreditam que pode dar tomate para cachorro. No entanto, antes de oferecer qualquer tipo de alimento aos pets, é necessário se informar sobre o que pode ou não fazer parte da dieta dos animais. Existem comidas perigosas e que podem até ser tóxicas. 

Confira a seguir os riscos de quem acha que cachorro pode comer tomate cru e como esse alimento pode ser prejudicial ao pet. Ao final, te apresentamos também uma lista de alimentos que não devem ser servidos pelos tutores.

O que fazer se o cachorro comeu tomate?

Embora os quadros de intoxicação sejam raros, não é impossível acontecer. Inclusive, o cuidado precisa ser dobrado com os tomates verdes. Quanto mais perto dessa tonalidade, mais chances de ter solanina, uma substância tóxica para os cães. 

Se o cachorro comeu em excesso ou longe do tutor, é preciso ficar atento a alguns sinais, como desconfortos gastrointestinais, alterações no ritmo cardíaco, fraqueza, tremores e convulsões. Então, se você encontrou um cachorro comendo tomate, acompanhe o comportamento pelas horas seguintes.

Caso o cachorro apresente algum dos sinais apresentados acima, é preciso procurar um profissional. Informe a quantidade de tomate ingerida e os sinais apresentados. O veterinário poderá pedir exames e oferecer medicamentos para curar a intoxicação. 

Se você é tutor, mesmo sabendo dos riscos, deve seguir algumas recomendações. O cachorro pode comer tomate cru se ele for bem maduro, e só a polpa, evitando casca e sementes. Sirva pouca quantidade e raramente. Reforçamos ainda que existem outros alimentos que não oferecem riscos ao cão.

Quais outros alimentos são proibidos para cães?

Como você descobriu aqui, tomate para cachorro não é a comida ideal e nem é recomendado. Junto a esse alimento, porém, existe uma série de outros itens que não são ideais para cães. Confira a seguir o que não servir para cachorros:

  • abacate;
  • alho;
  • açúcar;
  • castanhas;
  • carambola;
  • cebola;
  • chocolate;
  • limão;
  • nozes;
  • sal
  • uva;
  • uva-passa.

Quem tem plantas em casa também precisa de atenção. Rosa do cerrado, comigo-ninguém-pode, costela-de-Adão, samambaia e copo de leite são muito perigosas para quem tem pet. Para não correr risco, deixe todas elas em locais que o cachorro não alcance e sem riscos de as folhas caírem.

Como é a dieta ideal para cães?

Aqui você descobriu que cães podem comer tomate, mas com muita restrição e de forma bem específica. São tantos os cuidados e riscos que torna-se quase inviável oferecer. Nesse caso, a alimentação do cão pode ser feita com outros alimentos e, claro, com ração.

A alimentação natural é muito adotada pelos tutores. Quando é feita de forma exclusiva, é necessário pedir informações de um veterinário antes de começar. Isso porque existem uma série de nutrientes que os cachorros precisam para se manter saudáveis.

Ao adotar esse tipo de alimentação, o tutor precisa fazer um planejamento que combine carboidratos, proteínas e outros alimentos no comedouro, com os percentuais ideais. A quantidade de comida diária depende do peso, sendo dividida da seguinte forma:

  • porte pequeno (até 10 kg): 4 a 6% do peso corporal;
  • porte médio (até 25 kg): 4 a 5% do peso corporal;
  • porte grande (até 35 kg):  4 a 5% do peso corporal;
  • porta extragrande (até 42kg): 3 a 4% do peso corporal.

No entanto, também é possível oferecer frutas e verduras como parte da alimentação. Nesse caso, o tutor pode misturar parte da ração com essas comidas ou dar esses alimentos como petiscos em brincadeiras. No calor, as frutas também são essenciais, assim como outros líquidos para a hidratação dos pets.

Outra forma de alimentar os cães é exclusivamente com ração. Ela oferece todos os nutrientes necessários, balanceando a dieta. O único cuidado é na hora de armazenar para garantir que o alimento fique crocante e conserve o aroma que atrai os cachorros. 

Como você sabe que cachorro pode comer tomate cru não é uma boa ideia, o melhor é garantir alimentos de qualidade e que o cachorro vai adorar. Na Petz, você encontra petiscos e ração das melhores marcas para não errar. Ofereça o melhor para seu cãozinho conferindo nosso catálogo! 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

16 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago