Cachorro pode comer vagem?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer vagem?
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é curioso e gosta de ler a composição na embalagem dos alimentos que compra para o filho de quatro patas, é provável que tenha percebido que cachorro pode comer vagem.

vagem crua

Isso porque, por ser muito rica em vitaminas, minerais, fibras e proteínas, a vagem é um ingrediente muito usado em rações e petiscos comerciais para cachorros. A seguir, conheça melhor um dos legumes que cachorro pode comer e saiba como você pode servir a vagem. 

Cachorro pode comer vagem não processada?

Sim, cachorro pode comer vagem de vez em quando. Vegetal responsável por nos dar as saborosas ervilhas, a vagem é rica em uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo do cachorro, como vitaminas A, B e K, magnésio, potássio, entre outros. 

No entanto, é preciso ter cuidado, já que a purina — substância orgânica presente na vagem — pode aumentar a concentração de ácido úrico no organismo, não sendo recomendada para pets com problemas renais.

Benefícios da vagem para os cães

Não é à toa que o vegetal é um ingrediente comum nas rações para cães e em alguns petiscos. Rica em fibras e proteínas, ambos macronutrientes essenciais, a vagem para cachorro ainda conta com as seguintes vitaminas e minerais fundamentais para o bem-estar do amigo pet:

  • vitamina A: também conhecida como retinol, uma de suas principais funções é garantir uma boa visão, ajudando na prevenção da cegueira noturna. Também participa da síntese de hormônios, contribuindo para pele e pelagem mais saudáveis;
  • vitamina K: participa da coagulação do sangue e da metabolização de proteínas;
  • vitaminas do complexo B: com função antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres que provocam a degeneração e o envelhecimento celular precoce, também participam do sistema nervoso e da metabolização de glicose;
  • potássio: essencial para o equilíbrio do pH no organismo, também é importante para o sistema nervoso e a nutrição da célula, auxiliando no transporte de substâncias pela membrana celular,
  • Magnésio: está envolvido em mais de 300 processos metabólicos, incluindo funcionamento cardíaco, proliferação de linfócitos, manutenção da estrutura óssea e dos dentes.

É importante destacar que, embora essenciais para o organismo dos cachorros, esses nutrientes já são ingeridos em quantidade suficiente para o pet por meio de rações comerciais de qualidade. 

Isto é, não é necessário complementar a dieta do pet com frutas ou suplementação. Mas você pode dar vagem para cachorro como petisco de vez em quando. Lembrando que até nutrientes, a princípio, saudáveis fazem mal quando ingeridos em excesso. 

cachorro pedindo petisco

Como dar vagem para o cachorro?

Cachorro pode comer vagem cozida e crua, sendo importante lavá-la para remover as impurezas. Para o cozimento, utilize apenas água, dispensando temperos como pimenta, alho e cebola. Estes dois últimos ingredientes são, inclusive, tóxicos para os cães.

Sabendo que cachorro pode comer vagem crua e cozida, o melhor é que o vegetal seja cortado em pedaços semelhantes, adequados ao porte do pet. Isso facilita a apreensão do alimento e ajuda a evitar engasgos ou mesmo obstruções intestinais.

Quantidade recomendada e riscos da vagem para o pet

Como o cachorro já obtém todos os nutrientes necessários a partir da ração, assim como outras frutas e vegetais, a vagem deve ser servida esporadicamente, em pequenas quantidades. 

Nesse sentido, uma dica é usar o alimento como petisco. Isso, claro, quando o cachorro come vagem ou demonstra interesse pelo vegetal. Do contrário, não vale a pena insistir.

Ainda em relação às quantidades, é importante ter em mente que a vagem contém uma substância orgânica chamada purina, que aumenta a concentração de ácido úrico no organismo. 

O excesso dessa substância está associada a problemas renais, não sendo recomendada para pets que já possuem alguma condição nos órgãos relacionados. Antes de oferecer novos alimentos para o seu filho de quatro patas, leve seu amigo para uma consulta no veterinário!

vagem cozida

Agora que sabe que cachorro pode comer vagem, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre alimentação e bem-estar pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *