Cachorro pode tomar leite? Conheça os riscos

Postado por PETZ, em 15/02/2021

Alimentação
Cachorro pode tomar leite? Conheça os riscos

Quando filhotes, todos os cães dependem do leite materno (ou de um substituto à altura) para se desenvolver. Graças a esse fato, comum à maior parte dos mamíferos, muitos tutores acreditam que cachorro pode tomar leite, mas não é bem assim. 

cachorro de três cores

Assim como a gente, os cães também passam a produzir menos lactase — enzima responsável pela quebra da lactose — conforme vão crescendo. Com isso, muitos deles se tornam intolerantes à lactose, o que pode provocar diversas reações gastrointestinais após a ingestão da bebida. A seguir, descubra se cachorro pode tomar leite.

Afinal, faz mal dar leite para cachorro?

Em geral, não é recomendado dar leite para cães adultos. Isso porque embora o leite materno seja fundamental para a nutrição dos filhotes nos primeiros dias de vida, ele vai deixando de exercer essa função com o tempo. 

A partir daí, o organismo dos cães passa a produzir cada vez menos lactase, a enzima responsável pela metabolização da lactose. É por isso que, ao questionar se cachorro pode tomar leite, saiba que é melhor evitar esse alimento.

Com uma capacidade limitada de quebrar o açúcar do leite, a digestão do alimento vai ficando cada vez mais prejudicada ao longo do tempo. Resultado: muitos cães podem se tornar intolerantes à lactose, com quadros de vômitos, diarreias, gases e dores abdominais.

Nem todos os cães são intolerantes à lactose. Nesse caso, pode dar leite para cachorro desde que não seja de vaca. Aliás, o grau de intolerância também varia muito de um indivíduo para outro. Enquanto alguns cães apresentam sintomas severos após a ingestão de pequena quantidade de leite, outros têm sinais mais leves, quase imperceptíveis.

Contudo, se você está se perguntando se cachorro pode tomar leite de vaca, saiba que a ingestão da bebida na fase adulta não é recomendada para os cães, mesmo para aqueles que não apresentam intolerância à bebida, acrescentando calorias e gorduras desnecessárias à dieta do cão no período. 

cachorro deitado na caminha

Queijo, iogurte e outros derivados do leite

Queijos e outros derivados do leite não devem fazer parte da dieta regular do cachorro. No entanto, para cães que não apresentam intolerância à lactose, não tem problema oferecer um pedacinho de queijo ao cachorro de vez em quando. Você pode “tapear” o pet na hora de dar um medicamento, enrolando o alimento em volta do comprimido. 

Na hora de escolher o queijo, dê preferência aos menos gordurosos, como o cottage, e a queijos mais suaves e com menor teor de sódio, como muçarela. Evite queijos azuis, como o gorgonzola e roquefort, e queijos muito salgados, como o parmesão.

Seja como for, é importante destacar que esses alimentos devem ser oferecidos com muita parcimônia, apenas em ocasiões especiais. Lembre-se de que as rações comerciais, assim como as dietas caseiras prescritas por um veterinário, já garantem uma nutrição completa. 

Nesse sentido, a oferta de outros alimentos, como os derivados do leite, não agrega valor à dieta e acaba contribuindo para o aumento de peso e desenvolvimento de doenças, como hiperlipidemia.

Qual é o melhor leite para filhote de cachorro?

Cães jovens, adultos e idosos não devem tomar leite. Já o filhote de cachorro pode tomar leite, pois depende do alimento materno nos primeiros dias de vida até que se inicie o desmame a partir do primeiro mês.

Quando a mãe não está por perto ou não está em condições de amamentar os filhotes, é preciso fazer a substituição do alimento por outro igualmente nutritivo. Para isso, já é possível encontrar em lojas como a Petz suplementos próprios para essa fase da vida do filhote. 

Não ofereça o nosso leite de caixinha ou mesmo o leite em pó para humanos aos filhotes de cachorro. Em qualquer idade, as necessidades da espécie humana são muito diferentes das necessidades caninas. Portanto, se está se perguntando se cachorro pode beber leite, utilize somente alimentos desenvolvidos especialmente para eles. 

cachorro com a pata entre a face

Gostou de descobrir se cachorro pode tomar leite? No blog da Petz, veja outras curiosidades a respeito dos felinos e obtenha dicas de saúde e bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *