Cachorro pode tomar sorvete?

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 12, 2021

Alimentação
Cachorro pode tomar sorvete?
Tempo de leitura: 3 minutos

A chegada das estações mais quentes do ano traz consigo muitas dúvidas quanto às melhores maneiras de refrescar o pet. Para aqueles tutores que não resistem a um alimento geladinho e muito saboroso, é normal se perguntar se cachorro pode tomar sorvete

E se o cachorro pode tomar sorvete, quais são os sabores e em que situações a guloseima é permitida? É o que você descobre agora!

Nunca ofereça o seu sorvete ao cachorro

Faz calor. Você está tomando um delicioso sorvete de morango quando o pet se aproxima com olhos pidões, pedindo um pedacinho. Bate aquela dúvida: faz mal dar sorvete para cachorro

Mal imediato não faz. Isto é, ao contrário do que acontece com alguns alimentos tóxicos, é improvável que o pet apresente reações adversas ao comer uma pequena quantidade de sorvete. 

Isso, claro, desde que o sorvete que você está tomando não contenha algum ingrediente tóxico aos cachorros. Alguns exemplos são cacau, xilitol (um tipo de adoçante), macadâmia, entre outros. Na dúvida, é melhor deixar o cachorro com vontade do que arriscar o bem-estar dele.

Mesmo quando o sorvete não possui algum ingrediente tóxico, o melhor é evitar oferecê-lo ao cãozinho. Isso porque, em geral, os sorvetes vendidos em supermercados ou mesmo em gelaterias são muito ricos em açúcares e gorduras.

Tudo isso contribui para a obesidade e problemas de saúde, como diabetes, sobrecarga das articulações (pelo excesso de peso), entre outros. Por isso, o cachorro pode tomar sorvete, desde que você tenha responsabilidade.

Sorvete para cachorro pode, mas com moderação

Já existem atualmente algumas marcas que desenvolvem sorvete de cachorro. Nesses casos, você pode oferecê-los sem grandes riscos ao seu amigo. Ainda assim, é importante ficar atento e maneirar na quantidade. 

Afinal, mesmo os sorvetes 100% naturais, à base de frutas, são ricos em frutose, açúcar que, em excesso, também aumenta o risco de problemas de saúde. Por isso mesmo, evite oferecer esse tipo de alimento diariamente, utilizando-o como um agrado em dias especiais ou para refrescar o pet em dias muito quentes. 

Lembrando que a melhor maneira de refrescar o cachorro é estimular a ingestão de água e manter o pet sempre em local fresco e arejado. Além disso, evite fazer atividades físicas muito intensas com o cão no calor e prefira passear com ele antes das 10h e depois das 16h.

Receita caseira de sorvete para cachorro

Até melhor do que adquirir um picolé pronto para o cão é preparar a delícia em casa, só com ingredientes naturais, fresquinhos e saudáveis. Confira uma receita de como fazer sorvete para cachorro.

A receita é fácil: em um liquidificador, bata uma pequena porção de fruta permitida aos cachorros. Algumas boas opções são: pêra, melancia, melão e manga. Acrescente bastante água para obter uma mistura mais homogênea. Em seguida, despeje o conteúdo em forminhas de picolé ou copinhos plásticos e congele.

Para uma receita ainda mais saborosa, você pode trocar a água por água de coco ou fazer uma combinação de duas ou mais frutas. Quando estiver pronto, pode dar sorvete para cachorro sem medo, mas na medida certa!

Lembrando que, ao oferecer um alimento diferente ao cachorro pela primeira vez, é importante observar se o pet não apresenta nenhuma reação inesperada. Em caso afirmativo, suspenda a administração do alimento e, ao persistirem os sintomas, procure um veterinário. 

Gostou de saber que o cachorro pode tomar sorvete, certo? Então confira mais receitas aqui, no blog da Petz, e descubra tudo que seu pet pode comer! Prepare para ele com carinho!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *