Alimentação

Filhote de cachorro pode comer ovo de galinha ou de codorna? Descubra!

Publicado em 18 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Aqui, no blog da Petz, já explicamos que cachorro pode comer ovo e falamos um pouco dos benefícios dessa proteína para a espécie. Entretanto, é sabido que, as necessidades nutricionais de um cão se alteram de uma faixa etária para outra, assim como acontece conosco. Então, será que filhote de cachorro pode comer ovo?

Ovos de codorna em um ninho de feno.

Muitas coisas indicadas para cães adultos saudáveis podem não ser tão recomendadas para pets novinhos ou idosos. A seguir, descubra se filhote de cachorro pode comer ovo tanto quanto um pet adulto.

Afinal, pode dar ovo para filhote de cachorro ou faz mal?

Desde que sejam tomados alguns cuidados, não faz mal dar ovo para cachorro filhote. Na verdade, por ser uma boa opção de petisco para cães adultos saudáveis, ele também pode ser usado como agrado para filhotes nos treinamentos com reforço positivo ou no vínculo com o pet. 

O ovo possui um perfil nutricional interessante, sendo bastante rico em aminoácidos essenciais, que não são sintetizados pelo próprio organismo. Entre os aminoácidos essenciais do ovo, um dos mais conhecidos é a albumina. 

Presente em maior concentração na clara, ela é importante para a síntese e a recuperação do tecido muscular. Também presente no ovo, o triptofano atua como um precursor da serotonina, uma substância fundamental para a sensação de bem-estar.

Vale destacar que as proteínas do ovo têm alta digestibilidade, isto é, são facilmente absorvidas pelo organismo do cachorro. Além disso, o alimento contém uma série de micronutrientes importantes, tais como as vitaminas A, D, E e K. Então, sim, filhote de cachorro pode comer ovo!

Benefícios do ovo para a dieta canina

Apesar do perfil nutricional, a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Petz, afirma que o ovo não agrega nenhum benefício à dieta de cães cuja base da alimentação é a ração de qualidade. 

Isso porque, nesses casos, a própria ração já fornece todos os nutrientes de que o pet necessita, em quantidade adequada. A tentativa de suplementar a dieta com alimentos como o ovo favorece desequilíbrios que podem levar ao ganho de peso e aos problemas de saúde. 

Já para tutores que preferem oferecer uma alimentação caseira, é imprescindível contar com a elaboração do cardápio, feita por um veterinário especialista em nutrição. Após uma avaliação clínica dos exames do paciente, ele poderá determinar a melhor dieta, calculando a quantidade necessária de cada ingrediente para o pet obter todos os nutrientes de que precisa. 

Nesses casos, o ovo pode ser uma boa opção para o aporte dos aminoácidos essenciais já citados e das proteínas gerais. Então, o cachorro pode comer ovo, mas é fundamental que o fornecimento do alimento seja recomendado pelo especialista.

Filhote de labrador, com pelos claros, sentado em um comedouro.

Cuidados ao servir o ovo como petisco

Portanto, posso dar ovo cozido para meu cachorro filhote? Sim, mas para o ovo ser considerado um alimento seguro, alguns cuidados devem ser observados de acordo com o papel que ele desempenhará na dieta. 

Para cães que seguem uma dieta caseira, o primeiro cuidado é respeitar a indicação de quantidade do alimento no preparo da refeição para evitar tanto a falta quanto o excesso de nutrientes. Para isso, é fundamental pesar cada um dos ingredientes sempre após o cozimento.

Quanto aos pets alimentados com ração, o ovo deve ser usado apenas como petisco, o que significa que é preciso maneirar na quantidade oferecida para não causar desequilíbrios. 

Nesse sentido, a quantidade recomendada deve seguir a mesma regra válida para todos os petiscos, isto é, nunca deve passar de 10% da quantidade diária de calorias recomendada para o pet. Independentemente de o ovo ser servido como petisco ou parte da dieta, é fundamental que ele seja cozido. 

“O ovo cru não pode ser oferecido devido ao risco de contaminação por salmonella, que fará mal para o filhote”, alerta a Dra. Mariana. Nesse sentido, a veterinária destaca que, por serem imunossuprimidos, os filhotes são especialmente propensos ao problema. Filhote de cachorro pode comer ovo cozido, apenas!

Contaminação por salmonela

Causada por uma bactéria, a salmonelose afeta o trato intestinal, provocando vômitos, diarreias, dores abdominais, falta de apetite, perda de peso, entre outros sintomas. Em casos mais graves e sem o tratamento adequado, a infecção pode desencadear quadros de desidratação e até causar a morte do pet. 

Além disso, a bactéria passa a ser eliminada nas fezes do cãozinho infectado, contaminando o ambiente e aumentando o risco de contágio dos tutores, uma vez que as pessoas também podem ser afetadas pela salmonella.

Quais tipos de ovos podem ser oferecidos ao cachorro?

Para terminar, uma dúvida que alguns tutores têm é se, além do ovo de galinha, o cachorro pode comer ovo de codorna. 

De acordo com a Dra. Mariana, desde que respeitados os cuidados já mencionados, ovo cozido para cachorro é permitido, entretanto, é preciso ficar atento ao perfil nutricional de cada opção. 

Enquanto o ovo de codorna é um pouco menos calórico, o de galinha possui quase a metade da quantidade de gorduras. Em caso de dúvidas, consulte um médico-veterinário especialista em nutrição e não deixe de levar o filhote para um check-up a cada seis meses. 

Ovos cozidos partidos na metade, sobre uma fatia de pão de forma.

Gostou de descobrir que filhote de cachorro pode comer ovo? Então, aproveite a visita e explore outras dicas de nutrição animal que oferecemos aqui, no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog