Alimentação

Meu cachorro não quer comer ração, o que fazer?

Publicado em 23 de março de 2020

Tempo de leitura: 5min

Graças à sua durabilidade e praticidade, a ração seca é um dos alimentos mais populares para cachorros. Crocante e aromática, ela costuma ser bem-aceita pela maioria dos pets, mas há casos em que, por algum motivo, eles perdem o interesse na comida. E agora, o que fazer quando meu cachorro não quer comer ração

cachorro com petisco

Fique tranquilo! Com o conteúdo a seguir, você saberá como resolver esse problema. Conversamos com uma médica-veterinária para explicar por que isso acontece e o que deve ser feito nesses casos. Confira!

Antes de mais nada, é verdade que os cães enjoam da ração?

De acordo com a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica SERES de Salvador, é verdade que alguns cães são mais seletivos do que outros na hora de comer. Mas, em geral, os cachorros não possuem um paladar tão exigente. 

Nesse sentido, estudos apontam que os seres humanos têm até cinco vezes mais papilas gustativas que um cachorro! Portanto, se você se pergunta “por que meu cachorro não quer comer ração?” e acha que o pet pode ter perdido o interesse, é provável que, na verdade, o motivo seja outro. 

O que fazer quando o cachorro não quer comer?

Quando um cachorro se recusa a comer, um dos primeiros ímpetos de muitos tutores é fazer a troca do alimento. Se esse é o seu caso, saiba que, para a Dra. Louise, a prática não é recomendada. 

Isso porque, além de deixar o pet mais propenso a desenvolver problemas gastrointestinais, a troca frequente de ração não resolve a questão de maneira definitiva. Abaixo, confira medidas que te ajudarão a acabar com a falta de apetite de uma vez por todas:

1. Verifique se o pote de ração está hermeticamente fechado 

O cheiro e a textura são muito importantes para atrair a atenção do pet. Quando mal armazenada, a alimentação do cachorro tende a perder parte dessas características, o que contribui para o desinteresse.

2. Observe se o ambiente em que o pet come é tranquilo e agradável

Ambientes muito tumultuados podem deixar o peludo distraído ou mesmo estressado demais para se concentrar na refeição. O ideal é que ele coma em um cantinho mais reservado. Observe isso quando estiver se perguntando “por que meu cachorro não quer comer ração?”.

3. A altura do comedouro é confortável para o pet? 

Cachorros idosos ou de grande porte podem sentir desconforto na hora de curvar o pescoço para comer. Também para evitar problemas futuros na coluna, para eles é recomendado o uso de suporte.

4. Como está o tempo? 

Assim como nós, os cachorros também têm menos apetite nos dias quentes. Para ajudar, procure deixar o ambiente fresquinho e arejado.

5. Não deixe a ração disponível o tempo todo 

Além de perder aroma e textura, o alimento que fica no comedouro por tempo prolongado ainda pode atrair insetos. Tudo isso faz com que ela se torne menos interessante para o cachorro. Sem uma rotina regrada, o organismo do pet também não se acostuma aos famosos “horários de fome”.

cachorro beje

6. Reduza a quantidade de petiscos 

Já ouviu dizer que para “barriga cheia a goiaba tem bicho”? Depois de se empanturrar com petiscos, é natural que o pet não queira comer nenhum tipos de ração. Procure oferecer petiscos com moderação.

7. Leve seu amigo ao veterinário 

Ao se perguntar “por que meu cachorro não quer comer ração?”, observe se não pode ser um problema de saúde, já que a falta de apetite é a causa de uma série de problemas. Não deixe de levá-lo para uma consulta a fim de descartar essa possibilidade. 

Faz mal deixar o cachorro pular uma refeição?

Como visto, quando um cachorro não come ração, nem sempre isso tem origem em um problema grave. Em alguns casos, ocorre por motivos triviais, como o calor. Mas atenção: isso não significa que o dono do peludo deve deixar a questão para lá, ainda mais quando o cãozinho se recusa a comer outros alimentos!

“A partir de 12 horas de jejum, o pet corre risco, podendo apresentar glicemia baixa e vômitos”, explica a Dra. Louise Siqueira. “Em se tratando de filhotes, nenhum jejum prolongado é indicado”. Portanto, quando questionar “por que meu cachorro não quer comer ração?”, tente entender seu amigo de quatro patas para achar uma solução!

Para evitar que o pet passe muito tempo sem comer, a veterinária recomenda oferecer a ele outros alimentos. “Alguns exemplos são carne de boi ou frango (cozidos sempre), abóbora, cenoura e frutas, como melancia sem caroço ou banana”, orienta. Lembrando que alho, cebola, uva, abacate, cereja e outros alimentos são tóxicos para os cachorros. 

Seja como for, é importante que o jejum não se torne um hábito. Se seu cachorro não quer comer, não deixe de investigar as causas do problema. Uma alimentação balanceada é chave para uma vida mais longa e saudável!

cachorro comendo
Agora que você tirou suas dúvidas, não irá mais se questionar sobre “meu cachorro não quer comer ração”, não é mesmo? Entre no blog da Petz e veja outros conteúdos sobre bem-estar dos pets!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog