Alimentação

Qual é a melhor ração para cachorro? Saiba como escolher

Publicado em 31 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Entender qual é a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos tutores. Afinal, todos querem oferecer o melhor para o amigo de quatro patas. Porém, as dúvidas em torno desse assunto podem ser diversas.

cachorro ao lado da tigela de comida.

Muitos se perguntam se devem oferecer ração úmida ou seca para o peludo, tendo dificuldade para entender as diferenças entre os tipos premium, super premium e standard. Continue lendo para entender quais são as vantagens e as desvantagens de cada um desses tipos.

Qual é a ração mais recomendada pelos veterinários?

Existem alguns tipos diferentes de ração seca para cachorro no mercado. Porém, todos os tutores devem se preocupar mais com o tipo do alimento do que com a variação entre seco e úmido.

Antes de buscar uma resposta pronta para qual é a melhor ração para cachorro, saiba que todas as variações existentes são benéficas para o animal e possuem todos os nutrientes e vitaminas necessários.

Tipos de rações secas

O primeiro tipo é a ração standard, variação com valor mais acessível. Isso porque ela é produzida com proteínas simples. Em outras palavras, pode dificultar a digestão e a absorção, fazendo com que o pet precise ingerir quantidades maiores para obter todos os nutrientes.

Já a ração premium é mais balanceada. No entanto, possui mais proteína de origem vegetal na composição. Por isso, o aproveitamento total dos nutrientes não é dos mais altos.

Por último, a ração super premium é a mais equilibrada de todas, proporcionando digestão e absorção de nutrientes mais eficientes para os pets. Isso porque é feita com proteína de alta qualidade.

Sobre a ração úmida

Para entender qual é a melhor ração para cachorro, é importante conhecer as especificidades de todos os tipos. Também existe mais de uma variação da ração úmida disponível no mercado.

Para saber como escolher, a principal orientação é estar atento às informações que constam na embalagem. Ou seja, é fundamental ler até as pequenas letras e conferir se o alimento possui valor nutricional completo. Afinal, alguns tipos são utilizados apenas como petiscos simples.

Vantagens e desvantagens de cada ração

Para saber de uma vez por todas qual é a melhor ração para cachorro que você pode oferecer ao seu amigo de quatro patas, o ideal é consultar um veterinário. Somente um profissional especializado pode te ajudar a desenvolver a dieta mais adequada para o peludo.

cachorro filhote comendo ração na tigela ao ar livre.

No entanto, mesmo assim, é importante se informar sobre o assunto. Considerando cães saudáveis e sem restrições, alguns fatores podem orientar a escolha entre uma ração e outra.

Vantagens da ração seca

  • É mais fácil de encontrar;
  • Está disponível em vários sabores e formatos;
  • Apresenta melhor custo-benefício, principalmente o tipo standard;
  • É mais prática de armazenar;
  • Diminui o desperdício, pois possui maior durabilidade;
  • Ajuda a controlar a formação de tártaro nos dentes.

Desvantagens da ração seca

  • Dificulta a mastigação em cães com dentição prejudicada;
  • Pode dificultar a digestão e prejudicar a absorção dos nutrientes quando ingerida sem trituração;
  • Tende a ser menos atraente para pets em tratamento ou com problemas como falta de apetite ou apetite seletivo.

Vantagens da ração úmida

  • Facilita a mastigação de pets com dentição prejudicada;
  • É muito saborosa e estimula a alimentação de pets com falta de apetite ou apetite seletivo;
  • Contribui para a hidratação, pois possui mais água na composição, aumentando a ingestão hídrica, o que auxilia a saúde renal do peludo;
  • Pode ser usada como petisco.

Desvantagens da ração úmida

  • Costuma ser um pouco mais cara que a ração seca;
  • Dura menos e, depois de aberta, deve ser lacradas e armazenada na geladeira;
  • Tem maior quantidade de corantes e conservantes;
  • Aumenta o desperdício, já que as sobras devem ser descartadas imediatamente;
  • Contribui para a formação de tártaro devido ao excesso de umidade.

Analise seu estilo de vida

Para identificar qual é a melhor ração para cachorro entre os diversos tipos disponíveis, é fundamental analisar as necessidades do pet e observar seu estilo de vida.

Caso você não tenha tempo suficiente pela manhã para esperar o peludo terminar a primeira refeição, a ração seca é a opção mais ideal tanto para o cãozinho quanto para você.

Porém, caso você possa estar presente, ofereça a ração úmida sem preocupações, já que pode retirar as sobras da comida, evitando que estrague ou atraia insetos. 

Mesmo assim, é importante não deixar de lado a realização de uma ou mais consultas ao especialista veterinário. Dessa forma, você pode ter certeza de que a ração escolhida vai suprir a necessidade nutricional do seu peludo.

Ofereça o melhor para o pet

Em alguns casos, a ração úmida pode ser mais indicada. Enquanto isso, em outros, a ração seca é mais recomendada. Pets que não se interessam muito pela comida e pulam refeições podem se beneficiar do alimento úmido, assim como cães idosos ou com dentição debilitada, por exemplo.

Além disso, na hora de escolher qual é a melhor ração para cachorro, é importante lembrar que existem tipos específicos para necessidades individuais, como diabetes, doenças renais, obesidade, filhotes, idosos, entre outros.

cachorro com cara de pidão apoiado na tigela com ração seca.
Ofereça o melhor para o seu amigo de quatro patas! Encontre a ração ideal para o peludo no site da Petz e receba-a diretamente na sua casa, garantindo a nutrição necessária para a saúde e o bem-estar do bichinho.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog