Úmida ou seca: descubra qual é a melhor ração para o seu cachorro

Postado por PETZ, em 22/05/2019

Alimentação
Úmida ou seca: descubra qual é a melhor ração para o seu cachorro

Não há dúvidas de que todo tutor quer oferecer o melhor para seu filho de quatro patas. O problema, muitas vezes, é saber identificar o que é mais indicado para o bem-estar dele. Quer um exemplo? Muita gente já sabe que uma alimentação saudável é o primeiro passo para uma saúde de ferro. Mas qual é a melhor ração para cachorro: úmida ou seca? Acabe com essas e outras dúvidas a seguir!

Qual é a ração mais recomendada pelos veterinários?

De acordo com a médica veterinária da Petz Alto da Boa Vista, Dra. Renata Alvez, mais importante do que definir se a ração será seca ou úmida, é se preocupar com o tipo de ração. “No mercado, temos disponíveis três tipos de ração seca”, enumera a especialista. São elas:

  • Super premium: mais balanceada, é produzida com proteína de alta qualidade, o que proporciona uma melhor digestão e absorção de nutrientes;
  • Premium: possui mais proteína de origem vegetal. Por isso, embora seja balanceada, tem um aproveitamento menor de seus nutrientes,
  • Standard: por ser feita a partir de proteínas mais simples, dificulta um pouco a digestão e absorção. Ou seja, o pet precisa ingerir maior quantidade para obter todos os nutrientes necessários.

Em relação à ração úmida, a Dra. Renata explica que elas também podem ser encontradas em diferentes tipos. Por isso, ao escolher, é fundamental ficar atento às informações disponíveis na embalagem.

“Algumas delas possuem valor nutricional completo para servirem de alimento (semelhante à ração seca), outras são feitas somente para serem usadas de petisco ou deixar a ração mais gostosa”, diz.

Resumindo, tanto a ração seca quanto a úmida podem ser oferecidas, desde que sejam rações balanceadas e de qualidade. “Lembrando que precisamos fornecer a quantidade ideal da ração seca ou úmida, evitando o ganho de peso e garantindo a saúde do pet”, completa a Dra. Renata.

Vantagens e desvantagens de cada ração

O ideal, é que um veterinário te ajude a chegar na melhor dieta para seu amigo. No entanto, considerando cães saudáveis e sem restrições, alguns fatores podem ajudar na escolha entre uma ração e outra.

Vantagens da ração seca:

  • São mais fáceis de serem encontradas;
  • Em geral, apresentam melhor custo-benefício;
  • O armazenamento é mais prático;
  • Podem ser guardadas por mais tempo;
  • Diminuem o desperdício,
  • Ajudam a controlar a formação de tártaro.

Desvantagens da ração seca:

  • Dificultam a mastigação em cães com dentição prejudicada;
  • Se ingeridas sem trituração, dificultam a digestão e os nutrientes necessários podem não ser absorvidos,
  • Para pets em tratamento e com falta de apetite, ou com apetite seletivo, tendem a ser menos atraentes.

Vantagens da ração úmida:

  • São muito saborosas;
  • Estimulam a alimentação de pets com apetite seletivo;
  • Facilitam a mastigação de pets com dentição prejudicada;
  • Por terem mais água em sua composição, aumentam a ingestão hídrica, o que contribui para a saúde renal,
  • Podem ser usadas como recompensa ou petisco.

Desvantagens da ração úmida:

  • Costumam ser um pouco mais caras;
  • A durabilidade delas é menor;
  • Depois de abertas, devem ser lacradas e armazenadas em geladeira;
  • Aumentam o desperdício, já que o que sobra no comedouro deve ser jogado fora imediatamente,
  • Contribuem para a formação de tártaro.

Faça a escolha certa

Ao escolher a ração do seu cachorro com a ajuda do veterinário, vale pensar tanto no seu estilo de vida quanto nas necessidades do pet. Por exemplo, para pessoas que têm uma manhã corrida, e não podem esperar que o cão termine a primeira refeição, o ideal é optar pela ração seca. Isso, porque como o tutor não estará presente para retirar o que sobrar, a ração úmida poderá estragar e atrair insetos.

Assim, o ranking das melhores rações para cães será aquele que atenda ao paladar do seu pet e a sua rotina. Contudo, não deixe de consultar um especialista.

Escolhendo o melhor para o seu pet

A ração seca é a melhor ração custo-benefício para o seu cachorro. Também por sua praticidade, a ração seca é a mais usada para garantir ao pet uma alimentação segura e balanceada.

Mas, como explicou a Dra. Renata, existem casos em que a ração úmida é boa. Entre eles, a veterinária cita pets que não se interessam muito pela comida e pulam refeições, seja por apetite seletivo, seja por estarem abatidos durante o tratamento de alguma doença. Cães idosos ou com dentição debilitada também podem se beneficiar desse tipo de ração.

“Lembrando que, no mercado, estão disponíveis rações específicas para necessidades individuais, por exemplo: diabetes, doenças renais, obesidade, filhotes, idosos, etc.”, destaca a especialista.

Procure a clínica Petz mais próxima a você e converse com um veterinário! Algumas de nossas clínicas contam, inclusive, com especialistas em nutrição que poderão te ajudar a escolher qual a melhor ração para o seu cachorro.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *