Cães Nutrição

Saiba quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia

Publicado em 27 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Colocar a quantidade diária de alimento para o pet de maneira adequada é essencial. Isso evita problemas relacionados à obesidade e mantém o cãozinho nutrido na medida certa. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia.

Uma dica inicial para saber a quantidade de ração para cachorro ideal é olhar a tabela que geralmente vêm na embalagem do produto. As recomendações podem ser específicas de cada fornecedor, portanto, é necessário estar atento a elas. Saiba mais sobre o assunto neste artigo que preparamos.

1 kg de racao dura quanto tempo3

1 kg de racao dura quanto tempo3

Atente-se à faixa etária do cachorro

De acordo com a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz Continente, loja localizada na cidade de São José, em Santa Catarina, desde que sejam respeitadas as orientações relativas à faixa etária, na maioria das vezes, não há problemas em seguir a quantidade ideal de ração para cachorro sugerida pelo fabricante.

A empresa faz os cálculos levando em conta também o valor nutricional do alimento, as necessidades e o peso do cão. No entanto, é importante lembrarmos que em casos de pets com problemas de saúde, como doenças renais, alergias ou diabetes, é indispensável consultar um veterinário sobre o tipo e a quantidade de ração.

Considere as necessidades calóricas do pet

Para responder quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia, a Dra. Luiza explica que a quantidade de alimento é calculada com base nas necessidades calóricas. É sempre importante fazer um check-up total no cãozinho para entender mais sobre o cuidado geral do corpo.

A médica conta que o cálculo para definir a quantidade de comida para cachorro correta é uma fórmula utilizada por veterinários e zootecnistas que leva em consideração a fase de vida do animal (filhote, adulto, idoso, gestante ou lactante) e também seu estilo de vida, isto é, se ele é ativo ou sedentário.

Necessidades nutricionais do cão com base no peso

A Dra. Luiza destaca que o Escore de Condição Corporal, utilizado para determinar se o pet está abaixo do peso ideal, no peso correto ou obeso, também é um parâmetro importante para saber quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia.

Geralmente, a tabela de quantidade de ração para cães filhotes ou adultos ajuda a suprir necessidades nutricionais do pet. No entanto, muitas vezes, os números variam de uma marca para outra. Então, além de verificar as recomendações do fabricante, é importante levar o amiguinho ao veterinário.

como armazenar racao3

como armazenar racao3

Devo mudar a quantidade de ração dada para o pet?

E qual a quantidade de ração para cachorro com suspeita ou confirmação de sobrepeso? A prática da redução de alimentos não é recomendada. É importante levar o pet a um médico-veterinário, pois ele poderá fazer alterações na dieta e recomendar o uso de rações específicas para perda de peso.

Inclusive, destacamos que qualquer mudança na alimentação do pet deve ser feita de maneira gradual e com acompanhamento de especialistas. Isso vai evitar problemas gastrointestinais, falta de minerais e vitaminas e outros desequilíbrios no animal.

A qualidade impacta na quantidade diária oferecida ao pet

A composição das rações muda de acordo com o tipo e a marca do produto. No geral, porém, quanto melhor é a ração, menor é a quantidade de comida que o pet recebe diariamente. Isso acontece porque os ingredientes utilizados terão valor calórico e nutrientes melhores.

A mudança para a ração premium, no entanto, gera dúvidas em muitas pessoas, pois o cão passa a comer menos. A Dra. Luiza explica que, na verdade, a falta de apetite é resultado da maior proporção de nutrientes por partícula de alimento, como proteínas e gorduras de alta qualidade.

“Esses ingredientes melhoram a quantidade de calorias por quilo de ração e são melhor absorvidos pelo organismo. Sendo assim, o pet pode ingerir uma quantidade menor de alimento, pois terá um aproveitamento maior dos nutrientes, mesmo ingerindo volumes menores”, conclui a veterinária.

Além de saber quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia, saiba que a redução na quantidade ingerida reflete no volume das fezes do animal. Por esse motivo, opções Super Premium são muito indicadas para cães que vivem em apartamentos. Certamente, isso vai facilitar os cuidados diários com a higiene do lar.

Alguns cuidados na escolha de uma boa ração

A alimentação adequada e de alta qualidade é responsável pela saúde geral dos pets. Evite dar rações compradas a granel para eles, pois elas são pouco nutritivas e estão mais sujeitas à contaminação. Nesse caso, sempre opte por sacos fechados. Uma boa ração precisa conter proteínas, vitaminas, grãos e gorduras saudáveis.

cachorro filhote pode comer racao de gato inicio

cachorro filhote pode comer racao de gato inicio

Agora que você sabe quantos gramas de ração um cachorro deve comer por dia com explicações adicionais sobre o assunto, pode cuidar da alimentação do amigo de quatro patas de maneira assertiva. Não se esqueça de que aqui, no blog da Petz, ajudamos você a tirar várias outras dúvidas nos cuidados com cães.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog