Barriga do cachorro fazendo barulho: o que pode ser?

Postado por PETZ, em 17/11/2020

Cachorros
Barriga do cachorro fazendo barulho: o que pode ser?

Assim como nós, os cães também sentem um desconforto físico em algumas situações. Você já se perguntou o que significa barriga do cachorro fazendo barulho? Pois saiba que a barriga do cachorro pode emitir ruídos por uma série de motivos. 

cachorro no carro

Na maior parte das vezes, eles são naturais e bastante inofensivos. Porém, quando se tornam muito frequentes ou vêm acompanhados de outros sintomas, é bom investigar. Eles podem indicar algo errado com a rotina ou saúde do seu amigo.

O que pode ser quando a barriga do cachorro faz barulho?

No século XVII, muitos cientistas acreditavam que qualquer ruído audível emitido pelo corpo era sinal de perigo. Atualmente, sabe-se que a história não é bem assim. Apesar de constrangedores, alguns ruídos são normais e praticamente inevitáveis.

Entre os ruídos esperados estão aqueles que parecem sair da barriga do cachorro. Resultado de processos fisiológicos, o barulho está ligado principalmente ao peristaltismo, isto é, às contrações dos órgãos do sistema gastrointestinal que empurram o bolo alimentar.

Outro fator que contribui para a emissão de ruídos é a fermentação dos alimentos durante o processo de digestão. Realizada por bactérias, essa fermentação acaba liberando os famosos gases, que podem ser eliminados ou ficar presos no sistema gastrointestinal. Seja como for, o fato é que eles contribuem para a barriga do cachorro fazendo muito barulho.

Ruídos muito altos podem ser sinal de maus hábitos na alimentação

É normal que a barriga do cachorro emita ruídos durante a digestão e até que o pet tenha flatulência de vez em quando. Contudo, se a barriga do cachorro fazendo barulho e ele não come, além de ser constante, ou se acompanha outros sintomas, como diarreia e desconforto abdominal, vale a pena procurar um veterinário e repensar os hábitos do seu amigo.

A velocidade com que um cachorro devora a ração pode contribuir para o aumento dos gases. Nesse sentido, quanto mais rápido o cãozinho come, mais ar ele engole. Este é carregado pelo sistema gastrointestinal, juntando-se aos gases decorrentes da fermentação.

“Para evitar a formação de gases podemos fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia”, sugere a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz. 

A veterinária também recomenda não oferecer alimentos crus ao cachorro e evitar mudanças bruscas na alimentação. “Exercícios físicos também são uma boa dica”, orienta.

cachorro uivando

A barriga do cachorro faz barulho quando ele sente fome?

Muitos tutores relatam: “A barriga do meu cachorro está fazendo barulho”. Porém, assim como acontece conosco, o estômago do cachorro também pode roncar quando o pet está com muita fome. Isso acontece devido à combinação de peristalse e ausência de bolo alimentar nos diversos tubos do aparelho digestivo.

Sem alimentos para auxiliar no “isolamento acústico”, o ruído produzido pelo movimento dos gases ecoa, produzindo um barulho semelhante a um ronco. Nesses casos, ofereça um alimento a seu amigo, mas vá com calma. Lembre-se de que comer em ritmo muito acelerado também pode prejudicar a digestão, causando desconforto.

Quando o barulho na barriga é um problema

O que fazer quando a barriga do cachorro faz barulho? Procure um veterinário caso eles estejam mais altos ou tenham se tornado mais frequentes. A atenção também deve ser redobrada caso o barulho esteja acompanhado de alguns destes sintomas:

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Falta de apetite;
  • Apatia.

Segundo a Dra. Juliana, os motivos do porque a barriga do cachorro faz barulho podem ser: obstrução intestinal pela presença de corpo estranho, parasitas estomacais, doença inflamatória intestinal, alergia alimentar e outras enfermidades.

cachorro deitado

Na dúvida, procure sempre um veterinário a fim de restabelecer o bem-estar do cachorro o quanto antes e da melhor maneira possível. E para encontrar rações de qualidade e manter uma alimentação saudável para seu cão, conte sempre com a Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *