Cachorros

Meu cachorro está com dente mole. O que pode estar acontecendo?

Publicado em 01 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Todo mundo já passou por aquela fase da vida curiosa em que sentimos certa satisfação ao cutucar dentes que estão prestes a cair. Isso é comum, pois na infância nossos dentes de leite são substituídos pelos permanentes. Mas o que fazer para cuidar de um cachorro com dente mole, por exemplo? 

filhote com coleira

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o mesmo processo que ocorre conosco vale para os cães: os dentes de leite dos filhotes começam a ficar moles e a cair quando eles têm por volta de quatro meses, abrindo espaço para a nova dentição. 

Em geral, essa troca se completa quando o pet tem entre sete e oito meses de vida. Então, caso se depare com um cachorro com dente mole que está justamente nessa fase, fique tranquilo!

Já se o cachorro não é mais filhote e está com o dente caindo, é sinal de que algo não está bem com a saúde bucal do peludo. Nesse caso, o melhor é levá-lo a uma consulta com o médico-veterinário, que poderá encaminhá-lo para um odontologista canino. 

Cachorro adulto com dente mole

Infelizmente, encontrar cachorros com dentes moles na fase adulta e, principalmente, entre os idosos, pode ser algo comum. Porém, isso não significa que o problema deve ser ignorado. 

De fato, a tendência é que os dentes permanentes dos cães, assim como os nossos, acabem se deteriorando com o passar dos anos. Isso ocorre à medida em que a higiene bucal deles não é levada a sério. 

Assim, muitos consideram que quanto mais deteriorados estiverem os dentes, mais velho será o cachorro. Na verdade, não apenas é desejável como é possível manter os dentes de cães adultos e idosos saudáveis com alguns cuidados. 

Tais medidas são de grande importância para o bem-estar do pet, uma vez que os dentes têm uma função importante na alimentação dos cães. Além disso, eles são fundamentais em diversas outras atividades, como roer, destrinchar e até se defender. 

Conforme dito acima, dentes permanentes moles num cachorro adulto indicam algum problema com a saúde bucal do pet. Da mesma maneira, dentes que já estejam caindo sinalizam que o problema se encontra em estágio avançado. 

“Então, o que fazer se meu cachorro está com dente mole?”. Independentemente da causa, os tutores devem procurar a ajuda de um veterinário o mais rápido possível. 

Principais causas 

Segundo a Dra. Mariana Lyra, médica-veterinária especialista em odontologia da Seres, diversas causas podem estar por trás dos dentes moles em cachorros adultos. 

cachorro recebendo carinho

“Normalmente, a mobilidade do dente ocorre quando o paciente apresenta doença periodontal (tártaro), fratura dentária ou de raiz e luxação dentária. Tumores também podem ser a causa quando há esse tipo de alteração”, explica a veterinária.

É importante ressaltar que a doença periodontal vai se instalando com o tempo, à medida que a higiene bucal é negligenciada. Nesse sentido, a Dra. Mariana diz que cuidados como a escovação diária são essenciais. 

Com esse tipo de tratamento, você evita que o tártaro se acumule e cause inflamação na gengiva. Além disso, a escovação impede a passagem de bactérias (presentes na boca) para a corrente sanguínea do cão (de onde podem vir a se instalar em órgãos vitais, provocando danos). 

Já em relação às fraturas, estas ocorrem principalmente quando os pets mordem objetos muito rígidos ou ossos naturais. “Esses objetos aumentam em até 40% a incidência de fraturas dentárias”, afirma a especialista em odontologia canina.

Existem, porém, problemas mais graves que, eventualmente, podem deixar o cachorro com dente mole. Por isso, ao perceber o problema, é imprescindível levar o pet ao veterinário. Só um especialista no assunto poderá fornecer um diagnóstico preciso e indicar o devido tratamento. 

O que fazer quando o dente de cachorro está mole?

Se o seu peludo está enfrentando esse problema, você certamente já deve ter se perguntado “será que posso arrancar o dente mole do meu cachorro?”.  A resposta para tal pergunta é não. 

Se estivermos falando de um filhote, a troca ocorre de forma natural, sem que você precise saber como tirar dente mole de cachorro. Porém, se o pet já passou dessa fase, a melhor opção é procurar ajuda de um especialista o mais rápido possível.

Algumas das causas para esse problema podem não representar uma emergência médica, mas não devem ser ignoradas. Outras, como fraturas, precisam de atenção imediata. Afinal, nesses casos, a raiz do dente pode estar exposta, o que gera muita dor e deixa o pet exposto a infecções. 

Prevenção é o melhor tratamento

Uma vez que dentes moles indicam um processo em estágio avançado, muitas vezes, não é possível reverter o quadro. Portanto, a extração se torna a opção mais recomendada. Vale lembrar que esse procedimento é realizado por um profissional, então não se preocupe em descobrir como arrancar dente mole de cachorro

Assim, é essencial que os tutores adotem medidas preventivas, cuidando frequentemente da saúde bucal dos pets. Entre as formas de prevenção recomendadas, a mais importante é a escovação dentária diária, com escova e pasta de dente próprias para cachorros.

Visitas regulares ao veterinário também garantem que nossos amigos de quatro patas tenham uma avaliação ativa do grau do acúmulo de tártaro. Assim, os tutores podem ser alertados quando a limpeza e manutenção da saúde bucal são necessárias. 

Além disso, é importante ficar atento ao material dos brinquedos do pet, disponibilizando mordedores adequados para evitar fraturas. Segundo a Dra. Mariana Lyra, odontologista-veterinária, entre os objetos que mais causam problemas bucais estão os ossos naturais. 

dois cachorros juntos
Esperamos que tenha aprendido como tratar um cachorro com dente mole. Se quiser conferir outros conteúdos com informações importantes sobre seu mascote, não deixe de explorar o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog