Cachorros

Descubra como cuidar de um cachorro com dor de dente

Publicado em 26 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você sabe identificar e o que fazer em casos de cachorro com dor de dente? Desde cedo, aprendemos que a higiene bucal é fundamental. Afinal, os dentes são elementos importantes do nosso sorriso e, consequentemente, da nossa aparência. Logo, é natural que nos preocupamos com eles. 

cachorro deitado no sofá com cabeça baixa

No caso dos pets, com exceção dos cães de raças prognatas, os dentes tendem a passar a maior parte do tempo escondidos. Com isso, é muito comum que sejam deixados de lado pelos tutores nos cuidados diários com o cachorro. 

Mas fique atento: assim como nós, os cães também podem sofrer com problemas relacionados à higiene bucal. Portanto, se quiser saber como cuidar de um cachorro com dor de dente, não deixe de ler este artigo até o final!

Afinal, cachorro tem dor de dente?

Sim, cachorro tem dor de dente. Trata-se de um problema bem comum entre os cães, o que não é surpresa, já que nem todos os tutores se preocupam com a higiene bucal canina. 

Entre os problemas dentários em cães, o mais frequente é a formação da placa bacteriana (tártaro), que representa até 85% dos casos. Na sequência, outro problema capaz de causar dor de dente em cachorro são os episódios de fraturas dentárias, relativamente comuns na rotina veterinária.

As cáries também afetam os nossos amigos de quatro patas. Felizmente, não se trata de um problema comum entre os peludos. De acordo com a Dra. Mariana Lyra, médica-veterinária especialista em odontologia, apenas 5% dos cães e dos gatos apresentam cárie. 

No entanto, isso não significa que a doença periodontal, resultante da falta de cuidado com a higiene bucal do pet, seja um problema de pouca importância. Ao contrário, ao atingir uma estrutura fundamental, ela impacta a vida do cachorro. Por isso, é importante saber reconhecer um cachorro com dor de dente.

Como saber se o cachorro está com dor de dente?

Uma vez que os pets são incapazes de expressar verbalmente o que estão sentindo, é importante que qualquer mudança de comportamento seja investigada pelo veterinário. Porém, vale destacar que cada animalzinho pode reagir de forma particular ao desconforto. Então, como saber se o cachorro está com dor de dente? 

Enquanto alguns pets ficam mais agressivos, outros podem se tornar apáticos. Sendo assim, cabe ao tutor ficar atento e entender o que é normal ou está diferente no comportamento do peludinho. 

Além disso, conforme explica a Dra. Mariana, existem outros sintomas de dor de dente em cachorro aos quais é importante se atentar. Entre eles, a veterinária destaca os seguintes:

  • halitose, isto é, o famoso “bafinho”;
  • salivação excessiva;
  • sangramento gengival;
  • mudança de lado da boca ao mastigar;
  • dificuldade para triturar os alimentos.

Por isso, ao observar que seu amigo anda deixando vestígios de sangue no brinquedo ou na comida, agende uma consulta para ele quanto antes. Lembrando que alguns sintomacachorro pug cabisbaixo s, como dificuldade para comer, podem estar associados a uma série de outros problemas.

Qual é o medicamento ideal para cachorro com dor de dente?

Sentir dor não é nada agradável. Dependendo da intensidade, ela é capaz de provocar mudanças perceptíveis em nossa disposição e nosso comportamento. Se não gostamos de ter esse tipo de desconforto, queremos menos ainda ver nossos amigos de quatro patas sofrendo com dor de dente. 

Assim, quando isso acontece, o instinto de muita gente é querer resolver logo o problema com a ajuda de um medicamento. No entanto, lembre-se de que a dor de dente canina é apenas um sintoma, não o problema em si.

Saiba que a melhor solução para o seu peludo é levá-lo ao médico-veterinário. Apenas o especialista pode indicar a medicação certa e as dosagens seguras para aliviar os sintomas da dor. 

Tratamento para dor de dente

A identificação da causa da dor por um veterinário é importante para encontrar o tratamento adequado. Embora a doença periodontal seja uma das principais causadoras de cachorros com dor de dente, ela não é a única. Isso sem contar que existem diferentes estágios da doença. 

Contudo, independentemente do estágio, é importante ter em mente que não existem remédios para tratar o acúmulo de tártaro. Conhecida como tartarectomia, a limpeza da placa bacteriana é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado periodicamente, de acordo com a orientação de um veterinário. 

Como prevenir a doença dental em cães?

Ainda que não impeçam 100% a formação do tártaro, algumas medidas preventivas ajudam a diminuir o problema. Nesse sentido, o cuidado mais importante é a escovação diária com a ajuda de pasta de dente para cachorro e dedeiras ou escovas específicas. 

Para acostumar o pet com a escova de dente para cachorro, procure habituá-lo ao procedimento desde filhote, buscando transformar o momento em algo positivo. Assim, faça muito carinho e ofereça alguns petiscos durante o procedimento.

cachorro deitado com feição triste

Sabia que é possível encontrar tudo para manter a saúde bucal do seu companheiro no site da Petz? Acesse e veja vários produtos feitos para o bem-estar do seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog