Cachorros

Cachorro com gases: entenda o que fazer

Publicado em 19 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Imagine a seguinte situação: você está na sala assistindo a um filme. De repente, em um momento de silêncio, começa a ouvir sons curiosos vindos do ambiente, mas não sabe o que é. Você olha para o amigo peludo e percebe que aqueles barulhos estão vindo da barriga dele: é o cachorro com gases.

cachorro deitado com expressão triste

É comum ver o cachorro com dor de barriga e gases devido a desarranjos intestinais, que acontecem até entre os humanos. Embora não sejam motivo de preocupação quando ocorrem de maneira esporádica, é bom ficar atento se a situação acontecer com frequência. 

Além de má digestão, eles podem indicar algo mais sério, como a presença de corpo estranho ou parasitas no organismo. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como os gases se formam, quais são as causas por trás deles e como aliviar gases de cachorro. Continue lendo!

Afinal, como os gases se formam no cachorro?

Isso pode ser uma surpresa para muitos tutores de primeira viagem, mas cachorro solta pum. O processo de formação dos gases em cachorro é bem semelhante ao que acontece no organismo humano. 

Em linhas gerais, os gases têm duas origens principais: podem surgir na boca, a partir do ar ingerido durante a alimentação, ou no próprio intestino, como resultado da fermentação dos alimentos por bactérias intestinais.

Uma das causas mais comuns para cachorro com gases fedorentos é comer em ritmo muito acelerado. A ingestão de certos alimentos que não são tão facilmente digeridos pelos cachorros também pode dar origem ao problema.

Como saber se o cachorro está com gases?

Nem todo cachorro peida de maneira estrondosa. Alguns podem ser bastante silenciosos ou até sofrer com gases “presos” no intestino, provocando muita dor e desconforto.

De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, para identificar um cachorro com gases, vale ficar atento aos seguintes sintomas:

  • dores abdominais;
  • ruídos na barriga;
  • gases com odores desagradáveis;
  • falta de apetite;
  • apatia.

Como os gases provocam grande desconforto no pet, procure identificar a causa ao perceber que seu amigo está sofrendo com algum dos sintomas acima. 

Um alimento introduzido recentemente na dieta do cachorro, por exemplo, pode ser a explicação. Se o quadro persistir, agende uma consulta para o cãozinho no veterinário.

Como tratar cachorro com gases?

O que fazer para ajudar o cachorro com gases? Ainda que o odor desagradável dos gases seja incômodo para quem convive com o cão, esse está longe de ser o único problema da situação. “Infelizmente, os gases também podem ficar presos, provocando muito desconforto”, alerta a Dra. Juliana.

Para tratar gases em cachorro, aumente o bem-estar do pet em momentos de crise, já que passear e estimular o cão a fazer atividades físicas pode ajudar o organismo dele a liberar os gases e aliviar a dor.  

cachorro olhando com expressão triste

Porém, dependendo da gravidade do problema, a medida nem sempre é suficiente. “Em momentos de crise, o veterinário pode administrar e prescrever alguns medicamentos após examinar o cachorro”, diz Juliana.

Muitas vezes, quando ocorrem de maneira esporádica e como resultado da alimentação canina, os gases costumam ir embora por conta própria, sem a necessidade de intervenção. Por outro lado, se o problema é mais frequente, leve o animal para um check-up no veterinário.

Fique sabendo que, mais do que somente um problema de indigestão, os gases podem ser resultado de intolerância a algum componente da ração. Após alguns exames, o veterinário pode determinar a causa do problema e dar início ao tratamento mais adequado.

O que fazer para evitar a formação de gases em cachorro?

Algumas medidas simples adotadas no dia a dia ajudam muito a diminuir a formação de gases no amigo peludo. Se o cachorro soltando muito pum é um problema no seu dia a dia, confira as dicas a seguir.

  • Fracione as refeições em pequenas porções ao longo do dia;
  • Caso seu cachorro com gases coma muito rápido, aposte em “comedouros-lentos”, acessórios com obstáculos que ajudam a desacelerar o ritmo da alimentação;
  • Evite alterar a alimentação do seu amigo de maneira brusca, o que pode causar problemas intestinais. Todas as mudanças devem ser feitas de maneira gradual;
  • Ofereça rações de qualidade, do tipo premium ou super premium. A formulação com ingredientes nobres diminui o risco de alergias ou intolerância alimentar;
  • Evite oferecer alimentos crus, assim como leite e derivados;
  • Estimule o cachorro a fazer exercícios diariamente por meio de passeios e brincadeiras;
  • Siga corretamente o calendário de vacinação e vermifugação do seu amigo;
  • Mantenha o pet protegido continuamente contra os ectoparasitas. Alguns deles podem transmitir doenças parasitárias com ação no intestino.

cachorro com olhar amedrontado

Por fim, nunca administre qualquer medicação ou remédio natural para o cachorro com gases sem a prescrição de um veterinário. Além do risco de piorar o quadro, a ingestão de substâncias inadequadas pode levar a uma intoxicação. Conte com a ajuda da loja on-line da Petz para comprar os fármacos veterinários prescritos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog