Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 22, 2021

Alimentação
Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?
Tempo de leitura: 4 minutos

Seu cachorro come muito rápido? Nesse caso, é bom ficar atento e adotar medidas para desacelerar o ritmo das refeições. Longe de ser motivo para piadas — quem nunca deu ao pet um apelido? —, o hábito prejudica a digestão do seu amigo, podendo provocar gases e outros desconfortos.cachorro come muito rápido

Além disso, ao comer rápido demais, o cachorro também fica mais sujeito aos temidos engasgos, que podem colocar em risco a sua vida. Se seu cachorro está comendo rápido, saiba a seguir informações sobre esse hábito e como evitá-lo!

Por que alguns cachorros comem rápido?

Quando vemos um cachorro comendo muito e numa velocidade rápida demais, é normal pensar que ele está com fome. De fato, passar muito tempo sem comer é um dos motivos que levam os pets a comerem com mais voracidade, mas não é o único.

Outros fatores, como ansiedade, presença de outros animais no mesmo ambiente ou mesmo força do hábito também podem fazer com que um pet acabe engolindo a comida mais rapidamente do que o ideal.

Faz mal deixar o cachorro comer muito rápido?

Assim como acontece conosco, as consequências de quando o cachorro come muito rápido são diversas. Em primeiro lugar, quando um cãozinho devora a refeição com avidez, ele tende a engolir mais ar. Esse ar acaba acumulando no sistema digestivo do cachorro, provocando gases.

E engana-se quem pensa que o cheirinho desagradável é o pior que pode acontecer! De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, os gases podem acabar ficando presos no intestino, o que pode causar dores abdominais.

O desconforto é tanto que o pet pode apresentar apatia e perda de apetite. Outro risco grave de ingerir os alimentos muito rápido é o engasgo, isto é, quando o alimento vai parar no lugar errado, obstruindo total ou parcialmente as vias aéreas, o que pode dificultar ou mesmo impedir a respiração, causando o óbito do pet.

Quando um engasgo acontece, o organismo do pet tenta expelir o alimento por meio da tosse ou mesmo de tentativas de vômito. É quando o cachorro come muito rápido e vomita. Em algumas situações, o cãozinho acaba aspirando o alimento, o que pode levar a um quadro de pneumonia.

O que fazer para o cachorro comer mais devagar?

“Meu cachorro está comendo rápido demais! O que fazer?”. Comer com avidez é um hábito perigoso que pode colocar em risco a saúde e até a vida do seu amigo de quatro patas. Felizmente, com algumas mudanças no dia a dia, é possível estimular o pet a comer em ritmo mais lento.

A seguir, confira algumas dicas para que essa preocupação não faça mais parte da sua rotina! Nós sabemos o quanto é difícil para os tutores verem seu cachorro vomitando por causa desse hábito.

cachorro come muito rápido

1. Aposte em comedouros e brinquedos interativos

Fazer com que o pet perca o hábito de comer rápido demais é um processo que, como tal, leva um tempo até que seja concluído. Por isso, se você perceber que seu cachorro filhote come muito rápido, tente desfazer esse hábito nele desde bebê.

No curto prazo, para evitar os riscos associados ao problema, um brinquedo ou comedouro interativo “dificulta” o acesso ao alimento, obrigando o pet a comer mais devagar.

De quebra, alguns desses acessórios ainda servem de entretenimento para o cachorro, estimulando alguns de seus comportamentos naturais. Ou seja, esse comportamento pode ser tratado.

2. Crie uma rotina para as refeições

Uma rotina com horários definidos para acordar, dormir, comer, além de estímulos adequados, é um elemento importante que ajuda a diminuir a ansiedade dos cães. Isso pode ajudar a diminuir o ritmo das refeições.

Especificamente no caso da comida, fracionar o alimento e ter horário para refeições é benéfico não só para evitar a avidez na hora de comer, mas também o contrário, isto é, a famosa enrolação diante da comida.

O horário mais indicado vai depender da sua disponibilidade, sendo que, em geral, é recomendado dividir a porção de alimento entre duas a três vezes ao dia. Se você conseguir servir dessa forma, será muito bom!

3. Escolha local e momento tranquilos para o pet se alimentar

Ambientes muito movimentados e barulhentos, a perspectiva de que o tutor vá sair em breve e a presença de outros animais são alguns dos fatores que podem levar um cachorro a comer rápido demais. Não à toa, muitos hotéis e day-cares para cães contam com um cantinho separado e tranquilo para cada pet se alimentar.

Em casa, escolha um horário para as refeições em que o cachorro possa comer com calma sem ser interrompido. O local deve ser igualmente sossegado para evitar que o cão se sinta ameaçado e instigado a proteger seu alimento.

cachorro come muito rápido

Gostou de saber por que o seu cachorro come muito rápido? Para continuar lendo dicas sobre o bem-estar de seus peludos, aproveite nossos outros conteúdos aqui, no blog da Petz! Estamos sempre prezando pela saúde de seu cachorrinho!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *