Curiosidades

Conheça as principais raças de cachorro de corrida

Publicado em 27 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

As raças de cachorro sempre tiveram uma finalidade para os seres humanos: algumas para trabalho, outras para lazer. Nesse sentido, para os amantes de esportes e de animais, nada como um cachorro de corrida para alegrar o dia!

cachorro de corrida

Existem muitas raças de cachorro de corrida, mas obviamente algumas acabam ganhando mais notoriedade do que outras. Algumas delas, como o Border Collie, são rápidas, mas com uma velocidade ideal para pastorear ovelhas e não deixar nenhuma fugir.

Já os cães de porte grande, como o Golden Retriever, com suas pernas compridas de alto alcance, também correm bastante. Esse cão pode ser uma ótima companhia para uma boa corrida. Confira algumas outras raças velozes!

Os cachorros de corrida

Originalmente, essas raças foram selecionadas e cruzadas para serem grandes cães de caça. Assim, eles conseguiam chegar mais rápido à presa e auxiliar os humanos. Os cruzamentos selecionaram os animais com maior força nas pernas e aerodinâmica ideal para correr.

Greyhound

Ao falar de corrida, o primeiro nome que vem à mente é o Greyhound, considerado o cachorro mais veloz do mundo. Ele consegue chegar a 72 km/h em uma única arrancada, mesmo sendo pesado, com 33 kg e 72 cm de altura.

É um pet muito dócil e fácil de lidar, e ganhou fama no Reino Unido, onde ficou conhecido pelo mundo todo como Galgo Inglês. Como um bom companheiro, pode tirar longas sonecas no sofá, mas logo precisa se exercitar para gastar toda a energia.

Whippet

A raça Whippet, uma das mais conhecidas entre os cães de corrida, surgiu do cruzamento das raças Greyhound e Terriers. Ela pode chegar a incríveis 60 km/h e possui o corpo um pouco menor que o do Greyhound.

Por ser um bom caçador, é importante ensinar esse cão que não pode correr atrás de outros animais e pessoas, para evitar problemas. É um cãozinho extremamente dócil e calmo, mas precisará de um adestramento adequado. Caso contrário, é capaz de destruir todos os móveis da casa com tanta energia!

Saluki

Sabe qual é a raça de cachorro de corrida mais antiga do mundo? Possivelmente, a Saluki. Também de temperamento calmo e dócil, como a maioria dos cães de corrida, ele precisa gastar muita energia.

Como adora correr, mas é um pouco pesado (cerca de 30 kg), sua anatomia junto ao impacto da corrida predispõe a ocorrência de torção gástrica. Essa condição se dá quando o estômago quando repleto de comida dá uma volta em torno do próprio eixo e coloca a vida do peludo em risco. Por isso, é necessário ter atenção redobrada.

Galgo Espanhol

O Galgo Espanhol também está entre as raças mais rápidas, podendo atingir 60 km/h facilmente. Além de corrida, é um ótimo caçador.

cachorro de corrida

Outras raças velozes

A maioria das raças específicas de cachorro de corrida apresentam o formato do corpo bem similar, o que ajuda na sua velocidade, mas sabemos que todos os cães são capazes de correr muito rápido, independentemente do tamanho. Confira outras raças de cães velozes.

Afghan Hound

O Afghan Hound tem uma aparência única, bem diferente dos outros cães de corrida, mas com a mesma intensidade na velocidade. Com uma aparência fina e elegante, muito se engana quem acredita que ele é frágil.

Além de rápido, é muito resistente e energético. Caso não realize exercícios físicos, pode ficar entediado e destruir o que estiver ao seu alcance. Devido à sua aparência, acaba sendo mais um animal de companhia do que de competições de corrida.

Husky Siberiano

O Husky Siberiano pode não ser o mais veloz, mas vale a pena mencioná-lo, pois é um cachorro capaz de correr verdadeiras maratonas. É um cão inteligente, que sabe seus limites físicos e como administrar sua energia para correr longas distâncias.

Pastor Belga Malinois

Não é à toa que o Pastor Belga Malinois é uma das raças mais utilizadas pelas forças armadas de todo o mundo. Entre tantas características, como faro apurado, força, resistência e inteligência, pode atuar como cão de guarda, defesa e pastoreio.

Cuidados com o cachorro de corrida

Todos os cães, independentemente da raça, precisam de cuidados básicos. Estes incluem consultas periódicas ao médico-veterinário, vacinas, vermífugos, controle de pulgas e carrapatos, exercícios físicos e mentais, carinho e afeto.

Para os cães altamente energéticos, como os cachorros de corrida, a dose de atividade física e mental deve ser redobrada. Se esses animais não gastam diariamente sua energia, podem até mesmo se tornar “mal-educados”, pois acabam liberando essa energia acumulada para coisas que não devem ser feitas e os tutores acharem que o cão está fazendo “pirraça” para chamar sua atenção.

cachorro de corrida

Conhecendo bem a personalidade e individualidade do cachorro de corrida, certamente, ele será um amigo inseparável! Se deseja conhecer outras raças de cachorro, acesse agora mesmo o site da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog