Alimentação

Cachorro filhote pode comer batata-doce? Será que ela faz bem aos peludos? Saiba aqui

Publicado em 20 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você adotou um pet e quer saber se o cachorro filhote pode comer batata-doce? Esse legume possui diversos benefícios para os humanos, mas será que faz bem aos cães também? É hora de descobrir!

cachorro filhote de coleira e guia sentado na grama.

Primeiro, um cachorro filhote que acabou de sair do desmame precisa de uma alimentação eficaz para crescer saudável. Por isso, veterinários indicam que o melhor alimento nessa fase é a ração. Porém, será que podemos complementar a alimentação deles? Confira!

Confira os benefícios da batata-doce

A batata-doce é uma das opções mais consumidas para quem segue uma rotina de alimentação saudável. O motivo é que ela possui vitaminas e sais minerais, mas não é um alimento calórico. Confira seu teor nutritivo:

  • fibras alimentares e proteínas: importantes para regular o intestino e ter uma boa digestão;
  • vitaminas A, E, C e K, além das vitaminas do complexo B: essenciais para os cachorros, principalmente em fase de crescimento;
  • cálcio, potássio, manganês, ferro e zinco: contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Todas as vitaminas e sais minerais acima devem fazer parte da alimentação dos cachorros. O cálcio, por exemplo, é fundamental para a formação dos ossos e dos dentes.

Portanto, cachorro filhote pode comer batata-doce, mas em pequenas quantidades Além disso, é preciso ter alguns cuidados na preparação do alimento e contar com a indicação do veterinário.

Batata-doce com moderação

Com tantos benefícios que esse alimento possui, pode dar batata-doce para cachorro filhote, mas com moderação. Ela pode ser oferecida ocasionalmente, como petisco ou incentivo.

Afinal, os cachorros gastam muita energia, principalmente quando são filhotes, e a curiosidades deles não tem limites. Ainda assim, ressaltamos que a ração tem todas as vantagens acima, por isso, a batata-doce deve ser oferecida com ressalvas, devido à quantidade de calorias.

Como preparar batata-doce para cachorros filhotes?

Tão importante quanto oferecer alimentos benéficos, como a batata-doce para cachorro filhote, é o cuidado com a preparação. Nunca ofereça o alimento cru, por conta da quantidade de solanina.

Outro ponto é que os pets não podem ingerir certos temperos. Por isso, caso queira oferecer batata-doce para cachorro, é preciso saber como prepará-la. Confira a seguir!

Cozida na água

É bem simples preparar a batata-doce cozida na água. Primeiro, pegue uma batata-doce média, retire a casca do alimento e lave-o muito bem. Em seguida, corte em pequenos pedaços e leve ao fogo baixo.

Quando levantar fervura, fique atento. Após 12 minutos, espete um garfo na batata. Se ela estiver macia, desligue o fogo. Agora, retire a água e amasse a batata-doce, como um purê. Espere esfriar completamente, faça pequenas bolinhas e ofereça ao seu cachorro filhote.

cachorro filhote comendo algo em tigela.

Cozida no vapor

Do mesmo modo, tire a casca da batata-doce e lave muito bem o legume. Corte pequenos pedaços e coloque na panela a vapor. A vantagem é que, quando cozidos no vapor, os alimentos mantêm mais os nutrientes. Cachorro pode comer batata-doce cozida, e ele tende a gostar muito!

Assada

Nesse caso, você pode cortar a batata-doce bem fininha, levar para assar por cerca de 15 minutos em forno médio e oferecer ao pet como um petisco. Mas modere, ok? Porque a maioria adora!

Sempre dê preferência aos legumes orgânicos. Além disso, nunca coloque tempero ou sal quando preparar o alimento. Aliás, o paladar dele não é como o nosso, bem como nosso organismo se difere do dele. Sendo assim, nada de dar resto de comida aos pets.

Cachorro pode comer outros legumes com moderação

Agora que você já sabe que cachorro filhote pode comer batata-doce com moderação e que ela não substitui a ração, veja uma lista de outros legumes que cachorro filhote pode comer. Os mesmos cuidados devem ser tomados, como, por exemplo, lavar e cozinhar o alimento.

Confira outras fontes de carboidratos que podem ser oferecidos com moderação aos cachorros filhotes:

  • inhame: é rico em vitaminas, ácido fólico e niacina;
  • mandioquinha: é rica em carboidratos complexos, potássio, cálcio e vitamina C;
  • arroz integral: nutrientes, minerais e vitaminas do complexo B;
  • arroz branco: rico em vitaminas, magnésio, ferro e zinco. Contudo, contém uma grande quantidade de carboidratos em relação ao arroz integral, portanto, é preciso ter cautela na alimentação dos cachorros.
  • batata inglesa: é rica em vitaminas do complexo B;
  • aveia: é rica em fibras, proteínas, magnésio, fósforo, ferro, zinco, manganês e vitaminas;
  • lentilha: é rica em vitaminas do complexo B, zinco, proteínas e antioxidantes;

Entretanto, apesar de tais alimentos não fazerem mal aos cachorros, é importante que o veterinário de seu pet indique uma dieta a ser seguida. Caso você queira oferecer uma alimentação natural ao seu peludo, nunca deixe de consultar o profissional.

No caso de o seu cachorro se alimentar de ração, mesmo que você ofereça tais alimentos a ele como petisco, não pode dar todos de uma vez. São pequenas quantidades, como eventuais compensações ou conforme orientação do veterinário.

cachorro filhote sentado na grama.

Se você gostou de saber que cachorro filhote pode comer batata-doce, não deixe de descobrir ainda mais sobre o universo da nutrição canina! Aqui, no blog da Petz, temos diversas informações importantes. Aproveite a visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog