Cachorros

Saiba como criar um cachorro independente!

Publicado em 19 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 4min

Todo tutor precisa sair de casa para trabalhar, estudar ou passear em algum momento do dia. Independentemente do compromisso, é importante que o peludo fique bem sozinho e seja um cachorro independente.

cachorro independente

É muito bom sentir o amor dos animais e ficar sempre perto deles, mas pets muito apegados ao tutor podem sofrer na ausência. Por isso, é muito importante saber como criar um cachorro independente.

Por que é importante criar um cachorro independente?

Criar um cachorro independente é importante porque todo tutor precisa deixar o animal sozinho para trabalhar ou fazer qualquer outra tarefa em algum momento. Se o pet não estiver adaptado a essa situação, pode apresentar alguns problemas de comportamento ou até adoecer.

Entre os transtornos comportamentais mais comuns, estão latir em excesso, chorar muito, destruir objetos e deixar de comer. O animal estressado libera hormônios (como o cortisol), que diminuem a imunidade e pré-dispõem o peludo a doenças. A falta de independência também contribui para o desenvolvimento de depressão canina, ansiedade de separação e dermatites por lambeduras.

Outro problema que a dependência excessiva pode gerar é o pet atrapalhar o desempenho das atividades domésticas ou do lazer da família por não conseguir ficar sozinho. Para o bem-estar dele, é fundamental estimular a independência.

Como criar um cachorro independente?

Saber como acostumar o cachorro a ficar sozinho e estimular a independência dele é essencial para a saúde do pet.

É preciso ter paciência para criar um cachorro independente. É difícil mudar de comportamento de um dia para o outro, então não desista se os efeitos positivos não surgirem de imediato, especialmente em animais que já apresentam algumas alterações. Seguindo as dicas abaixo, isso fica mais fácil.

Não adquira um filhote com 45 dias de vida ou menos

A idade ideal para um filhote chegar em nossas casas é com 60 dias. infelizmente muitos lugares acabam liberando os filhotes muito cedo, o que pode desenvolver um apego com seu tutor e criando uma dependeência muito grande.

Esse tempo é ideal para que a mãe consiga ensinar seus filhotes a criarem independência porém de uma forma segura.

cachorro independente

Tome cuidado na hora da despedida

Quando for sair de casa, não se despeça do cão de maneira exagerada. É difícil deixar o pet sozinho, principalmente se ele ainda não é independente, mas prolongar esse momento não é positivo para os sentimentos do peludo.

Quando o cachorro fica sozinho após essa despedida, tende a se sentir mais ansioso e estressado. Portanto, sempre se despeça do pet de maneira carinhosa, mas controlada.

Ofereça entretenimento quando o pet estiver sozinho

Criar um cachorro independente significa que ele é capaz de ficar bem na ausência de pessoas ou outros animais. Porém, passar o dia todo sem nada para fazer é realmente um tédio. Por isso, ele pode desenvolver comportamentos indesejados, depressão e ansiedade.

Preparar um ambiente interessante para o cachorro é fundamental. Ofereça brinquedos que estimulem a capacidade mental. Um osso grande também pode levar várias horas para ser roído.

Não deixe os mesmo brinquedos disponíveis todo o tempo. Ofereça alguns somente quando for sair de casa e alterne as opções para o peludo ter uma novidade para se entreter.

Aposte nos passeios

A hora do passeio é muito importante para a criação de um cachorro independente. Nesse momento, o pet vivencia muitas experiências, torna-se mais confiante e pratica exercício físico.

Os passeios podem acontecer na rua ou em locais que permitem pets, onde é possível deixar o cachorro brincando sozinho, mas de forma segura. Assim, ele percebe que se distanciar do tutor não é tão ruim.

Deixe rádio ou televisão ligados

Deixar rádio ou televisão ligados é uma maneira de dar conforto emocional ao pet. Ouvindo música e vozes, o peludo pode se sentir acompanhado e ficar menos ansioso.

Ser independente é bom para o pet

Existem raças de cachorros independentes, enquanto outras são mais apegadas aos tutores. Porém, todos os animais devem ser estimulados a adquirir segurança. Isso faz bem para os peludos e toda a família.

Um cachorro independente valoriza ainda mais a companhia, sabendo que não precisa ficar triste ou ansioso quando o tutor estiver longe. Isso fortalece a relação de vocês e ajuda o pet a se sentir mais confiante, evitando comportamentos ruins

cachorro independente

Criar um cachorro independente pode ser um pouco desafiador, mas não é impossível. Se achar necessário, médicos-veterinários especializados em comportamento podem ajudar a lidar melhor com essa situação. Não deixe de acessar o blog da Petz para aprender mais informações sobre seu melhor amigo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog