Cachorro lambendo o chão compulsivamente: saiba o que pode ser

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 31, 2020

Cachorros
Cachorro lambendo o chão compulsivamente: saiba o que pode ser
Tempo de leitura: 3 minutos

O comportamento curioso e divertido dos cachorros é um dos motivos que os torna tão encantadores. Divertidos e engraçados, nossos amigos são curiosos, e estão sempre interessados nas coisas. Por isso, em alguns casos, o tutor pode encontrar um cachorro lambendo o chão compulsivamente.

Nesse caso, especialistas pedem atenção, pois pode ser indício de problemas de saúde. Se você já se deparou com esse comportamento compulsivo, continue lendo para aprender o que fazer com cachorro lambendo o chão compulsivamente.

Afinal, porque os cachorros lambem as coisas compulsivamente?

Antes de entender esse problema, é importante saber porque os cachorros lambem tanto objetos e lugares.

“É um órgão que possui várias funções importantes para o pet.”, explica a médica veterinária da Petz, Dra. Anna Carolina Massenzi. Ela também diz que “ajuda a controlar a temperatura do corpo, a digestão, hidratação, além de ser uma forma de expressar seus sentimentos”.

Com tantas atribuições, a língua é essencial para os cachorros, e por isso as lambidas são tão comuns. Mas, o comportamento obsessivo pode ser sinal de um problema de saúde.

O que significa as lambidas compulsivas no chão

Lamber o chão também é um comportamento bastante comum dos nossos amigos peludos. Assim como é frequente que o tutor se pergunte: porque os cachorros lambem o chão?

Mas, saiba que nem sempre elas são um sinal de alerta. “Pode ser apenas uma característica comportamental.”, comenta a Dra. Anna Carolina. “Por sentir algum cheiro atraente e querer satisfazer sua curiosidade, o cão pode cheirar e lamber o chão.”, explica.

No entanto, a especialista alerta para os perigos desta prática de ter cachorro lambendo parede e outros lugares. “As alergias são a grande ameaça”, afirma.

“Ao lamber o chão, o pet pode ingerir um produto de limpeza, um inseto ou um alimento que cause intoxicação. Além disso, há o risco de contaminação de doenças ou vermes”.

Assim, por mais que lamber o chão seja algo relativamente comum para os cachorros, tenha atenção ao perceber este comportamento.

Não deixe seu amigo se aventurar por aí. Evite que ter seu cachorro lambendo o chão compulsivamente em terrenos desconhecidos ou áreas com risco de elementos tóxicos para os cães.

Observe o comportamento obsessivo

Se perceber o cachorro lambendo o chão compulsivamente, é importante buscar um especialista que saberá identificar a causa do problema.

Conforme explica a Dra. Anna Carolina, este comportamento pode ter diferentes origens, e é importante, antes de tudo, saber o que está incomodando o pet.

Entre os problemas que mais levam os cachorros ao comportamento obsessivo, especialistas destacam:

  • Falta de nutrientes: quando o pet está com uma alimentação pobre, ele pode, instintivamente, lamber o chão compulsivamente. É importante ressaltar que isso não quer dizer que o cachorro está magro, mas sim que ele não possui os nutrientes corretos.

Assim, tenha certeza de fornecer uma ração de qualidade para seu filho de quatro patas para garantir uma saúde de ferro. Além disso, dê preferência pela categoria premium.

  • Síndrome de cushing: esta doença é relativamente comum em cachorros de raças como poodle, boxer ou dachshund. É causada pelo excesso de glicocorticoides, um hormônio responsável pelo funcionamento de diferentes funções no organismo.

Seus sintomas envolvem urina em excesso, muita sede, perda de pelos e hiperpigmentação. O problema também pode gerar lambidas excessivas em alguns casos.

  • Problemas neurológicos: alguns problemas de origem neurológica podem alterar o comportamento dos cachorros, incluindo as lambidas excessivas. Neste caso, diversas causas, desde estresse até doenças, como a dermatite por lambedura, podem estar envolvidas.

Como lidar com cachorro lambendo o chão compulsivamente

Se notar seu cachorro lambendo o chão compulsivamente, o primeiro passo é buscar um veterinário. Somente um especialista poderá realizar os exames necessários para identificar a causa. Para, assim, iniciar um tratamento adequado.

Lembre-se que saúde é coisa séria, e este comportamento pode estar relacionado a diferentes problemas. Portanto, cuide bem de seu amiguinho de quatro patas!

Precisa de levar seu melhor amigo em uma consulta? A Petz conta com centros veterinários bem equipados e com ótimos profissionais que ficarão felizes em ajudá-los. Busque a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *