Cachorros

Cachorro mais rápido do mundo: conheça raças e curiosidades

Publicado em 29 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Você já se perguntou qual é o cachorro mais rápido do mundo? Disputar e vencer uma corrida com um cão de pequeno porte é fácil. Graças às patinhas curtas do pet, bastam algumas passadas nossas para conseguir ultrapassá-lo. 

cachorro correndo na grama

Já quem costuma brincar com cães de médio e grande porte sabe que é difícil alcançá-los durante o pega-pega. A seguir, confira algumas curiosidades sobre o mundo dos recordes e a anatomia dos cachorros, descobrindo qual é o cachorro mais veloz do mundo.

O curioso e inusitado mundo dos recordes

Quando se fala em recorde — o cão mais rápido, o cão mais alto, o menor cão do mundo, etc. — muitos de nós logo lembramos do Guinness, o famoso livro dos recordes. 

A busca pelo cachorro mais rápido do mundo no site da instituição traz resultados um tanto inesperados. Isso porque, longe de divulgar apenas os cães com a melhor performance em corridas de diferentes distâncias, o site destaca a agilidade de alguns pets em certas modalidades. 

Entre essas modalidades, estão: corrida de skate, de patinete, nas patas dianteiras, sobre uma bola e até sobre corda para a prática de slackline. Abaixo, confira mais informações sobre os “campeões” de cada categoria.

  • Corrida sobre as patas dianteiras: Konjo (vira-lata), 5 metros em 2,39 segundos;
  • Corrida de skateboard: Jumpy, the dog (vira-lata), 100 metros em 19,65 segundos;
  • Corrida sobre corda (slackline): Ozzy (cachorro híbrido, Border Collie/Kelpie Cross);
  • Corrida de patinete: Norman (Pastor-de-Brie), 30 metros em 20,77 segundos;
  • Corrida sobre bola: Sailor (Poodle), 10 metros em 33,22 segundos.

É importante notar que, apesar de divertidos, esses recordes não dizem nada sobre os cães ou sobre as raças que os conquistaram. Afinal, eles têm muito mais a ver com treinos individuais que com características inatas — até porque a maioria desses recordes pertence a SRDs!

Nesse sentido, vale ressaltar que tais atividades não são recomendadas e podem colocar a saúde do seu amigo em risco. Muito mais legal do que incentivá-lo a fazer atividades para humanos é estimular comportamentos caninos naturais, como farejar, correr, perseguir objetos, entre outros!

Afinal, por que os cachorros são tão rápidos?

A explicação sobre a velocidade de um cachorro pode ser encontrada na teoria da evolução! Diferentes de nós, os cães não conseguem manusear ferramentas ou fazer armadilhas elaboradas para a captura de alimentos. 

Na natureza, a saída é farejar e correr atrás da presa para capturá-la e se alimentar. Por isso, o corpo dos cachorros é adaptado para as corridas, com musculatura que se expande e se contrai com facilidade, maior flexibilidade na articulação das patas, entre outros.

Com o processo de cruzamentos seletivos que deu origem às diversas raças a partir de um ancestral comum, o cão selvagem, alguns cachorros foram perdendo certas características que ajudavam a aumentar a agilidade. Já outros, como os da raça Greyhound, tiveram as marcas aerodinâmicas ainda mais exacerbadas.

Seja como for, correr e se movimentar é algo que faz parte do comportamento natural dos cães. Então, procure estimulá-lo com passeios e brincadeiras a fim de aumentar o bem-estar do seu companheiro. Lembrando que você deve respeitar o ritmo e o condicionamento físico do cachorro. 

cachorros correndo na grama

As 5 raças de cachorros mais rápidos do mundo

Algumas das características que aumentam a agilidade e a velocidade dos cachorros são comuns a todas as raças, incluindo os cães sem raça definida. No entanto, dependendo do trabalho para o qual foram selecionadas, algumas características podem ajudar a tornar um cachorro rápido.

Para ter uma ideia, alguns podem alcançar uma velocidade de cerca de 72 km/h contra os 45 km/h já alcançados por um dos maiores corredores da nossa espécie, o recordista mundial Usain Bolt. A seguir, conheça as raças de cachorro mais rápido do mundo.

1. Greyhound

Não se deixe enganar pela aparência frágil e elegante desta raça. Selecionado especificamente para correr, o Greyhound é um cachorro veloz por causa do organismo bastante adaptado à função.

Além do corpo esguio que lhes confere mais aerodinâmica, os cachorros da raça contam com pernas finas e compridas (em especial as traseiras), caixa torácica mais larga, musculatura invejável, assim como grande capacidade cardíaca e pulmonar 

Por isso, o pet é considerado o cachorro mais rápido do mundo, podendo alcançar a impressionante velocidade de 72 km/h.

2. Saluki

De acordo com estudiosos, os Salukis estão entre as raças mais antigas do mundo, com origem no Egito Antigo, onde se acredita que tenham sido usados para farejar e capturar presas durante as caçadas. 

Com corpo semelhante ao dos Greyhounds, os Salukis também possuem tronco bastante esguio, pernas longas e finas, assim como caixa torácica larga e capacidade pulmonar grande, o que dá mais fôlego para esses cães correrem. 

Eles podem atingir a velocidade máxima de até 68 km/h. No entanto, são considerados um pouco mais resistentes do que os Greyhounds no que diz respeito a longas distâncias, conseguindo manter o ritmo por mais tempo.

3. Galgo Afegão

Já deu para reparar que os “magrelos” são verdadeiros sucessos nas corridas, não é mesmo? Por baixo da cabeleira elegante, os Galgos Afegãos têm o corpo muito parecido com o dos Salukis. 

Não é para menos, uma vez que esses cães seriam descendentes próximos do antigo cão egípcio, contando com diversas das características que lhe garantem velocidade. 

A velocidade máxima alcançada por eles gira em torno de 65 km/h. Ou seja, além de sucesso nos concursos de beleza caninos, a raça é campeã nas pistas de corrida.

cachorro ofegante depois de correr no mato

Gostou de saber mais sobre algumas raças de cachorro mais rápido do mundo? Esperamos que sim! Continue acompanhando o blog da Petz e nossas redes sociais para ler mais curiosidades sobre estes pets fascinantes!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog