Cachorro não bebe água? Saiba o que fazer!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 13, 2020

Bem-Estar
Cachorro não bebe água? Saiba o que fazer!
Tempo de leitura: 3 minutos

Essencial para a vida na terra, a água é muito importante para o bom funcionamento do organismo dos cachorros. Quando ingerida em quantidade insuficiente, há risco de o animal ficar desidratado e ter várias funções corporais prejudicadas. Por isso, quando cachorro não bebe água, é importante ficar atento e adotar algumas medidas.

cachorro branco deitado na calçada

Por segurança, o primeiro passo nesse sentido é levar seu amigo ao veterinário a fim de fazer um check-up. Isso porque, assim como a falta de apetite, uma queda na ingestão de água é um sintoma inespecífico, podendo estar associado a uma série de doenças. Especialmente se estiver acompanhada de outros sintomas.

Na maior parte das vezes, porém, a falta de sede está ligada a fatores bem mais inofensivos, como o local do bebedouro. A seguir, veja dicas para estimular o consumo de água.

1. Escolha um local apropriado para o bebedouro

Cães também gostam de sossego para fazer algumas atividades, como comer e beber água. Portanto, na hora de escolher um local para o bebedouro, procure um cantinho limpo, tranquilo e ao abrigo do sol, o que ajuda a manter a água fresca. 

Se possível, evite deixar o recipiente ao lado do comedouro. Isso facilita a sujeira e a contaminação da água. Além disso, quando o cachorro não quer beber água, preste atenção no local em que o pet mais fica pela casa e deixe um bebedouro lá.

2. Distribua mais de um bebedouro pela casa

Já aconteceu de você ter sede, mas ficar com preguiça de buscar um copo d’água? Pois saiba que, com os cães, pode acontecer a mesma coisa. Se tiverem que se deslocar muito para beber água, a tendência é que reduzam a ingestão do líquido. 

Por outro lado, ao colocar mais de um bebedor, você aumenta a chance de o pet beber água ao passar por ele. Então, quando o cachorro não quer beber água, distribua mais de um recipiente pelos cômodos da casa e em lugares acessíveis. 

3. Mantenha a água sempre fresca e limpa

Assim como nós, os cães também gostam de sua água incolor, insípida, inodora e, de preferência, bem fresquinha. Nesse sentido, escolher um local adequado para o bebedouro ajuda. 

Mas a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, também recomenda trocar a água duas vezes por dia e lavar o recipiente diariamente para remover o biofilme (camada de bactérias).

4. Verifique a altura do bebedouro

O ato de abaixar para comer ou beber água pode trazer muito desconforto para pets idosos, de grande porte ou com problemas na coluna. Em alguns casos, quando cachorro não consegue beber água, o incômodo é tão grande que o amigo pode deixar de beber água com tanta frequência. 

cachorro preto deitado dormindo

Para corrigir quando cão idoso não quer beber água ou mesmo para prevenir o problema —, o ideal é que os potinhos fiquem entre 10 a 15 cm abaixo da cernelha do cachorro (medida que vai da extremidade da pata dianteira até o pescoço).

5. Coloque uma pedra de gelo na água

A técnica não funciona com todos os animais. Porém, se o cachorro não bebe água, talvez o pet ache mais atraente o acréscimo de pedrinhas de gelo. Assim, de quebra, o gelo também ajuda a deixar a água mais fresquinha nos dias de temperatura elevada. 

6. Reforce a atividade física

Em poucos lugares se bebe tanta água como em uma academia de ginástica. Isso ocorre porque, embora aumentem a transpiração, as atividades físicas também estimulam a ingestão de água em grande quantidade. Portanto, se seu cachorro não bebe água, procure levá-lo para passear e para brincar com mais frequência.  

7. Troque a ração seca por ração úmida ou comida caseira

Levou seu amigo ao veterinário, seguiu todas as dicas e, mesmo assim, o amigo continua bebendo pouca água? Nesse caso, para prevenir problemas de saúde graves, como os renais, uma dica é trocar a ração seca por alimentos que já contêm água em sua composição, como a ração úmida ou a comida caseira. 

cachorro grande com língua para fora

Lembrando que se você se pergunta porque meu cachorro não quer beber água, é importante entender qualquer mudança no quadro de saúde do amigo de quatro patas. Nesse caso, retorne ao veterinário até ter um diagnóstico completo. 

Agora que você sabe como ajudar o amigo quando cachorro não bebe água, confira o blog da Petz e tenha mais conteúdos de bem-estar e saúde animal!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *