Alimentação

Cachorro obeso: como identificar e tratar

Publicado em 17 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A maior parte das pessoas acha bonitinho ver um pet acima do peso ideal. Porém, a aparência simpática deixa de ser tão atraente quando nos damos conta de que um cachorro obeso é mais propenso a desenvolver uma série de problemas de saúde. 

Cachorro obeso, nas cores branco e bege, deitado com feição triste.

Além disso, a obesidade diminui a disposição do pet para exercer comportamentos naturais devido ao cansaço, o que é muito ruim para o bem-estar emocional do cachorro. Por isso, ao suspeitar que seu amigo de quatro patas está ficando rechonchudo, é recomendado buscar a ajuda de um médico-veterinário.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre como lidar com o cachorro obeso e quais são as principais complicações que o sobrepeso pode gerar ao pet. Confira a seguir.

O que leva um cão a ficar obeso?

O sobrepeso ocorre quando o consumo energético do pet é superior ao gasto diário de calorias indicadas para ele. Desse modo, o ganho de peso pode se dar tanto pelo consumo excessivo de alimentos quanto pela falta de atividades físicas, assim como pela combinação das duas coisas.

Um dos principais culpados pelo cachorro obeso é a oferta de petiscos. Alimentos de consumo humano, como biscoitos, bolos, queijos, embutidos ou comidas preparadas para nós, são muito gordurosos para os cães. 

Além disso, eles aumentam o risco do pet sofrer uma intoxicação, pois podem conter ingredientes tóxicos para a espécie, como alho, cebola, uva-passa, entre outros. 

Por isso, o ideal é evitar compartilhar sua comida com o pet. Até porque, ao fazer isso, você estimula o hábito dele implorar por comida, o que pode se tornar bastante inconveniente.

Outras razões que ocasionam o ganho de peso

Mesmo petiscos próprios para cães e alimentos naturais, como frutas e legumes, podem levar ao sobrepeso se forem consumidos sem moderação. Por isso, é imprescindível verificar a quantidade adequada para o cachorro

Como regra para evitar que isso aconteça, a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, diz que a quantidade de petisco oferecida não deve passar de 10% da porção diária de calorias recomendada para o pet. Na dúvida, consulte um veterinário.

Outro fator que favorece o ganho de peso é a falta de atividades físicas. Com cada vez mais tutores morando em apartamento, os cães têm menos chances de correr e brincar, o que reduz o gasto energético. 

Não apenas para a manutenção do peso, mas também para o bem-estar psicológico e emocional do cachorro, é fundamental enriquecer o ambiente para o cão expressar comportamentos naturais, gastando energia.

Cachorro obeso da raça Golden, com pelagem dourada, deitado no chão de um parque.

Como saber se um pet está acima do peso?

Apesar das razões, como saber se o cachorro está obeso? O principal parâmetro para saber se um cachorro está obeso é o chamado Escore de Condição Corporal (ECC). Trata-se de uma escala que se baseia na observação do pet a partir de diversos ângulos, bem como na palpação da camada de gordura.

A partir desse método, são considerados cachorros magros aqueles cujos ossos da costela e dos quadris são bastante aparentes. Ao olhar para o pet de cima, observa-se uma grande reentrância a partir da costela em direção ao quadril, dando a ele uma aparência de ampulheta.

Já no caso dos cães com peso ideal, os ossos da costela e do quadril aparecem pouco ou não são visíveis. Ao olhar o pet de cima, nota-se uma pequena reentrância a partir das costelas em direção ao quadril, dando uma aparência mais retilínea e alongada.

Além da observação e da palpação, alguns sintomas ajudam o tutor a identificar a obesidade canina. Entre eles, destacamos o cansaço ao fazer atividades cotidianas, como brincar e passear, a dificuldade de locomoção, o esforço para respirar e o sedentarismo.

Tratamento para obesidade nos cães

O primeiro passo para auxiliar o pet na perda de peso é levá-lo para uma consulta. Além do veterinário ser o profissional mais indicado para confirmar a obesidade, ele poderá solicitar exames capazes de constatar a ocorrência de alterações secundárias, fundamentais para a determinação do tratamento mais adequado.

Em muitos casos, o profissional poderá indicar a troca de alimento comum por uma ração para cachorro obeso, formulada com baixo teor calórico, mas com todos os nutrientes de que o pet necessita. A simples redução na quantidade de comida oferecida não é recomendada, pois pode ocasionar deficiências nutricionais.

A importância das atividades físicas

Também é importante contar com acompanhamento veterinário no caso das atividades físicas, já que cachorros obesos são mais propensos a apresentar problemas como estresse térmico e sobrecarga das articulações devido ao excesso de peso. 

Pensando nisso, em alguns casos, o veterinário poderá recomendar atividades como fisioterapia ou natação para o cachorro obeso, realizadas apenas com orientação veterinária e sob supervisão de um profissional da área.

Rotina de passeios

Os passeios diários também auxiliam na perda de peso. Uma vez que cães obesos tendem a se cansar mais rapidamente, procure começar em ritmo mais lento e com passeios curtos, realizados mais de uma vez ao dia, sempre antes das 10h e depois das 16h, para evitar os horários de muito calor. 

Vá aumentando o tamanho do trajeto e o ritmo da passada conforme o cãozinho for recuperando o condicionamento físico. Vale ressaltar que é importante respeitar os limites do animal ao realizar atividades físicas e consultar um veterinário para saber o que fazer com cachorro obeso.

Cachorro obeso, da raça Pug, na cor fulvo, com as patas em cima de uma balança.

Agora que você já sabe como identificar um cachorro obeso e qual é o tratamento adequado para reverter a situação, que tal conferir outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog