Um cachorro perdendo peso pode ser um problema, principalmente, se ele não seguir uma dieta acompanhada por um veterinário. Muitas vezes, o peludo está gordinho e precisa perder peso, mas, se esse não for o caso, é preciso investigar.
Mesmo em casa, você pode pesquisar para saber porque seu cachorro está perdendo peso. Acompanhe este artigo e saiba como proceder!
Caso perceba o cachorro emagrecendo, a primeira coisa a fazer é investigar as possíveis causas. Listamos as mais comuns abaixo.
O cachorro precisa estar com os antipulgas e os vermífugos em dias. Caso contrário, ele pode ser infectado com parasitas, como pulgas, vermes e carrapatos, um motivo para o emagrecimento canino.
O estresse é outro motivo que pode fazer com que o cachorro emagreça. Às vezes, a simples mudança de um hábito pode deixar o pet estressado.
Outro motivo ligado ao estresse é trazer um pet novo para casa, como um gato, um papagaio ou um peixe. Alguns animais são ciumentos e podem deixar de se alimentar corretamente por isso.
A troca da ração ou a alimentação natural com quantidades insuficientes de calorias, proteína e gordura também são motivos para o cachorro perdendo peso. A ração precisa ser o mais completa possível para o cachorro ter todos os nutriente e vitaminas necessários.
É muito importante observar se seu cachorro está com gengivite e excesso de tártaro nos dentes. Esses problemas podem ocasionar dor quando ele mastiga um alimento, o que o leva a deixar de comer e emagrecer.
Todas as questões que citamos acima podem ser investigadas em casa, afinal, elas interferem na alimentação do pet e são motivos para perceber o cachorro emagrecendo rápido.
O acompanhamento periódico com o veterinário é fundamental para a saúde do seu peludo. Isso porque um cachorro perdendo peso pode indicar algumas doenças. Veja em seguida!
Agora, vamos abordar outros fatores que podem fazer com que seu cachorro emagreça. Nesses casos, somente um profissional pode fazer a avaliação e o diagnóstico do animal.
Doenças transmitidas por carrapatos estão associadas à perda de apetite e ao cachorro emagrecendo muito rápido.
A diabete em cães é uma doença bem comum, principalmente na meia-idade. Esse é um dos motivos que pode ocasionar a perda de peso do pet. O cachorro com diabete tende a ter mais apetite e beber muito mais água.
Fique atento ao cachorro emagrecendo rapidamente acompanhado de vômitos e diarreias. As doenças gastrointestinais podem acontecer em qualquer fase da vida dos pets e devem ser investigadas com urgência.
Os problemas renais são mais difíceis de serem observados, pois alguns cachorros podem demorar para apresentar sintomas. Contudo, essa questão também faz com que os animais percam peso. Além disso, você pode notar alterações na cor da urina e maior ingestão de água.
A doença renal também pode vir acompanhada de problemas cardíacos, principalmente se o cachorro está com a idade avançada. Em ambos os casos, exames laboratoriais devem ser necessários para o diagnóstico.
Se notar seu cachorro perdendo peso e com falta de apetite, outro problema pode ser uma doença hepática. O problema é que a deficiência de vitaminas, proteínas e minerais prejudica o funcionamento do fígado dos cachorros. Nesse caso, a alimentação é importantíssima para a saúde de seu pet.
Toda doença que faz com que o cachorro perca peso assusta os tutores, e o câncer está nessa lista. O câncer de intestino é comum em cachorros idosos. Entre os sintomas, estão: perda de peso, vômitos, dor abdominal e falta de apetite.
Em todos esses casos, você pode observar se, além da perda de peso, seu cachorro apresenta outro sintoma. Com isso, você pode informar ao veterinário, que vai investigar o problema.
Se um dos problemas que você notou em seu cachorro for apenas a falta de apetite, existem algumas dicas que podem te ajudar.
Em dias muito quentes, os cachorros tendem a ficar mais quietos e não se alimentam direito. Portanto, deixe água fresca ao dispor e ofereça frutas, como a maçã ou a pera.
Se ele estiver preguiçoso para comer, incentive-o a brincar. Além disso, leve-o para passear diariamente. Crie uma rotina saudável com ele, afinal, cães alegres costumam ter um bom apetite.
Observe se seu cachorro não está seletivo ou insatisfeito com a ração. Converse com o veterinário dele, que pode sugerir a troca do alimento. O mais importante é não deixar que ele fique sem comer.
Depois de saber mais sobre cachorro perdendo peso, que tal aproveitar e conferir outros conteúdos incríveis como este? Aqui, no blog da Petz, você encontra tudo o que precisa para cuidar do seu amigão.
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…