Cachorros

Cachorro perdido: 7 dicas sobre o que fazer nessa situação

Publicado em 22 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Nada é mais angustiante que um bichinho de estimação desaparecido. Um cachorro perdido deixa a família incompleta e preocupada. É preciso agir rapidamente nessa situação para encontrar o pet o mais rápido possível!

Pensando nisso, elaboramos sete dicas para achar cachorro perdido. São medidas importantes que, quanto mais rapidamente forem cumpridas, maiores serão as chances de ter o seu amigo de volta ao lar. Confira!

pata de cachorro

1 – Pare, pense e procure nas redondezas

Achar um cachorro perdido pode ser uma tarefa árdua, então é preciso agir rapidamente. Quando notar que seu cão sumiu, pense em quanto tempo você não o vê pela casa. Pare tudo o que está fazendo e calcule friamente a distância média que ele pode ter percorrido.

Nesse momento, saia de casa e procure pelo bairro, em um trajeto que o cão poderia fazer. Chame-o pelo nome o tempo todo, converse com os vizinhos e tenha uma foto dele em mãos para mostrá-lo, se for possível. Conforme for andando, aumente o perímetro de busca na região.

2 – Faça buscas coletivas, cartazes e panfletos

A tarefa de como achar cachorro perdido deve ganhar proporções maiores caso ele não apareça em 24 horas. Por isso, envolva mais pessoas na procura, como vizinhos e familiares. Expanda a busca por regiões próximas à sua casa, estabelecimentos e locais que costumam ter muitos cães.

Espalhe cartazes pelas ruas com uma foto nítida do cão. Distribua o máximo de panfletos que puder para muitas pessoas vê-los. Deixe a imagem do pet em lojas, igrejas, supermercados e outros lugares com grande fluxo de pessoas. Assim, as chances de encontrar o cachorro perdido aumentam.

3 – Divulgue nas redes sociais

Nas redes sociais, é comum se deparar com pessoas buscando pets. Aproveite e divulgue o seu. A foto deve ser clara e conter todos os contatos para quem o encontrar conseguir falar com você. Tenha cuidado com informações detalhadas, pois há pessoas que podem se aproveitar delas e agir com maldade.

Entre em grupos sobre animais desaparecidos para divulgar o cãozinho e procurá-lo. Quem sabe alguém já o encontrou e colocou a imagem dele para achar o tutor? Isso é mais comum do que você pensa.

passeio com cachorro

4 – Entre em contato com ONGs, abrigos e pet shops

Pode ser que alguém encontre o cãozinho perdido e o leve a um lugar especializado para entregá-lo ou tentar encontrar o tutor. Por isso, mande e-mails, telefone ou vá pessoalmente ao maior número de abrigos, pet shops e ONGs que puder.

É importante deixar suas informações de contato e a foto do cãozinho nesses locais. Assim, caso ele apareça por lá, eles podem avisar. Essa é uma das formas eficazes de como encontrar cachorro perdido!

5 – Utilize plataformas de busca de cães

Atualmente, existem alguns sites e aplicativos desenvolvidos para a busca de cães perdidos. Neles, é possível incluir fotos, características do pet e até deixar acessórios do peludo para ele ser atraído pelo cheiro.

Além dessas sete dicas para cachorro filhote ou adulto desaparecido, é importante ter outras atitudes no período de busca. Algumas delas são: continuar procurando nas redondezas, em especial, no horário noturno, e ficar sempre ligado ao celular. A qualquer momento, pode chegar uma notícia, então você deve estar atento.

6 – Estimule as sensações e as lembranças do cachorro

Sempre que você estiver buscando o cachorro perdido, leve brinquedos e objetos que possuam o cheiro do parceiro de quatro patas. Os pets têm um olfato muito apurado e podem se orientar por meio dessas lembranças olfativas.

Assim, deixe objetos do peludinho próximo às janelas de sua casa e à rua. O cachorro perdido pode passar pela região, sentir cheiros reconhecíveis e voltar ao lar.

7 – Previna fugas de cães

Há formas de facilitar a identificação do cachorro em caso de fuga. Dessa forma, quando o pet voltar, algumas medidas podem ser tomadas para não acontecer novamente. Uma das ações mais simples que você pode fazer é comprar uma coleira com identificação e colocar o nome do bichinho com um contato.

Ainda tem outras formas mais tecnológicas de identificar o pet, como microchips. Você também pode limitar o acesso do cachorro ao portão da casa para evitar outras fugas ou adestrá-lo para ele não passar do limite da casa.

O que fazer após encontrar o cachorro?

Encontrar o pet perdido sempre é um alívio e uma grande alegria. Depois de abraçar e compartilhar o momento de felicidade com o cachorro, você deve se atentar a alguns cuidados, principalmente se o cão passou muito tempo fora do lar.

foto de cão colada na árvore

Leve o pet a um veterinário ou pet center para checar se está tudo bem com a saúde do animal. Muitas vezes, os pets ficam desnutridos, passam por momentos de estresse e podem ter infecções no período que estiveram perdidos. O profissional vai indicar os melhores cuidados para o cãozinho.

Gostou de saber mais sobre cachorro perdido? Os pets merecem todos os mimos e atenção em qualquer momento. Continue acompanhando as dicas no blog da Petz. Também visite nossos pet centers e nossa loja on-line para encontrar os melhores produtos para seu peludo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog