Descubra se seu cachorro pode comer abóbora ou não!

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 9, 2021

Alimentação
Descubra se seu cachorro pode comer abóbora ou não!
Tempo de leitura: 3 minutos

Utilizada tanto em receitas doces quanto salgadas, a abóbora é uma fruta deliciosa! Mas será que ela também está permitida para os pets? Afinal de contas, cachorro pode comer abóbora

cachorro olhando para a câmera

Por ser rico em nutrientes, geralmente esse alimento é indicado para quem busca uma dieta saudável. Entretanto, devemos lembrar que o organismo dos peludos é diferente do nosso. Por isso, é necessário saber exatamente o que seu cachorro pode comer antes de oferecer novos petiscos. 

Sendo assim, se você está aqui porque quer saber se cachorro pode comer abóbora ou não, recomendamos ler este artigo até o fim. Conversamos com uma especialista e tiramos todas as dúvidas sobre o assunto. Assim, você poderá cuidar do seu amigão do jeitinho que ele merece! 

Posso oferecer abóbora para meu cãozinho? 

Sim, está liberado oferecer abóbora para cachorro! O fruto da aboboreira, inclusive, é considerado um alimento saudável para os peludos. Suas vitaminas e minerais contribuem para o bom funcionamento do organismo dos pets. 

Porém, vale ressaltar que algumas precauções devem ser tomadas. A principal delas é controlar a quantidade. “O equilíbrio e o bom senso na escolha e na quantidade dos alimentos vai determinar um estilo de vida saudável ou não”. Quem diz isso é a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. 

cachorro feliz

Como oferecer abóbora de forma segura?

Natural da América do Sul, a abóbora é um alimento saboroso e versátil. No Brasil, também é chamada de jerimum, sendo muito utilizada em preparações doces e salgadas. Apesar de ser verdade que cachorro pode comer abóbora, devemos seguir alguns passos ao servi-la para os peludos. Confira: 

  • remova a casca: a abóbora possui uma casca dura e indigesta. Portanto, se for oferecer para seu pet, remova-a para evitar acidentes;
  • cozinhe: oferecer abóbora crua para cachorro também apresenta riscos de engasgos. O ideal é cozinhar o alimento em água quente até que fique macia. Lembre-se de esperar o petisco esfriar antes de oferecê-lo;
  • não utilize nenhum tempero: sal, açúcar, azeite, manteiga e outros temperos são tóxicos para os pets. Por isso, nunca devem ser utilizados em suas refeições;
  • controle a quantidade: como vimos, o controle nas porções é um cuidado essencial. A abóbora pode servir como petisco, mas não deve substituir a base da dieta do peludo. Para ser apreciada com segurança, ela deve representar apenas 10% da alimentação total do pet. 

Com os cuidados acima, seu cachorro pode comer abóbora de forma segura, e o melhor: ele ainda poderá aproveitar os benefícios desse alimento natural. Para saber mais sobre isso, confira o próximo tópico. 

Benefícios da abóbora

Como vimos, se tomarmos alguns cuidados no preparo da abóbora, seu cachorro pode consumir o fruto sem grandes problemas. Dessa forma, o peludo também aproveitará os nutrientes desse saboroso alimento. Confira os principais:

  • vitamina A: atua na síntese de hormônios, além de auxiliar nas funções da pele e da visão;
  • vitaminas do complexo B: auxiliam o funcionamento do sistema nervoso;
  • vitamina E: possui forte ação antioxidante;
  • cálcio: componente fundamental de ossos e dentes;
  • fibras: auxilia o trânsito intestinal. 

Vale lembrar, entretanto, que todas as vitaminas acima estão presentes nas rações e guloseimas próprias para pets. Portanto, se estiver na dúvida sobre o que cachorro pode comer, ofereça petiscos desenvolvidos especificamente para os peludos. 

Montando um cardápio equilibrado

A nutrição dos nossos animaizinhos de estimação deve ser pensada com cuidado. Afinal, ela é a chave por trás de uma saúde de ferro. Nesse sentido, oferecer frutas e legumes como petisco pode ser uma boa ideia. 

“A vantagem das frutas e legumes é que são petiscos naturais, em geral, de baixo teor calórico”, afirma a Dra. Ana Paula. Entretanto, é importante ressaltar que vegetais não são fundamentais para a alimentação do seu pet. 

Para obter todos os nutrientes que seu amigo precisa na medida certa, é só contar com uma ração de qualidade. “A alimentação dos cães à base de ração é prática, balanceada e supre todas as necessidades do pet”, reforça a veterinária. 

cachorro lambendo os beiços
Assim, antes de se perguntar se cachorro pode comer abóbora, verifique como está o estoque de ração em sua casa. Caso precise, é só visitar a Petz mais próxima. Em nossas unidades físicas e em nossa loja virtual, você encontra uma variedade enorme de rações. Temos certeza que o alimento ideal para seu peludo está aqui!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *