Cachorro pode comer abobrinha? Saiba os benefícios do vegetal

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 28, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer abobrinha? Saiba os benefícios do vegetal
Tempo de leitura: 3 minutos

A abobrinha, além de saborosa e versátil, é um vegetal cheio de vitaminas. Não é à toa que esse é um dos legumes mais populares nas mesas brasileiras. Mas no caso dos pets, será que cachorro pode comer abobrinha

cachorro de pequeno porte com a língua para fora

Os vegetais sempre são recomendados para quem busca uma alimentação saudável. Entretanto, os peludos possuem necessidades bem diferentes das nossas. Se você quer introduzir um petisco diferente na nutrição do seu pet, continue lendo. Descubra aqui se cachorro pode comer abobrinha! 

Cachorro pode comer abobrinha?

Se você está se perguntando se cachorro pode comer abobrinha, vai ficar feliz em saber que sim, o vegetal está liberado para os peludos. Esse delicioso legume não só é agradável para o paladar dos pets como também está repleto de vitaminas. 

E para quem tem uma pequena horta em casa, também não há motivos para preocupações. Diferentemente de outras plantas, até mesmo as folhas e os galhos da abobrinha são seguros para os cães. 

Entretanto, abobrinha faz mal para cachorro se consumida em excesso. Assim como outros petiscos, ela deve ser preparada de uma maneira específica e oferecida apenas em pequenas porções. 

Como preparar abobrinha para cachorro

A abobrinha é um vegetal muito saudável e seguro para os pets. Além de deliciosa, ela se destaca por sua versatilidade. Quem gosta de encarar um fogão sabe que a abobrinha fica irresistível cozida, refogada, assada e até mesmo frita.

Mas nem todos essas preparações estão liberadas para os cães. O cachorro pode comer abobrinha apenas quando ela é preparada de forma segura. Para evitar problemas, siga as recomendações abaixo:

Abobrinha crua 

Muita gente tem dúvida se cachorro pode comer abobrinha crua. Nesse caso, ele pode ingeri-la, e não necessário tirar a casca, contanto que você a lave bem, utilizando uma escovinha de legumes. Corte em pedaços de aproximadamente 3 cm. Assim, você evita que seu pet se engasgue, 

Abobrinha cozida

Os pets também adoram abobrinha cozida. Nesse caso, também não é necessário tirar a casca — contanto que o vegetal esteja bem lavado. Para legumes cozidos é importante não utilizar nenhum tempero, nem mesmo sal. 

Apenas corte em cubos de aproximadamente 3 cm e cozinhe até que fiquem macias. Não se esqueça de esperar o alimento esfriar um pouco antes de servi-la ao amigo peludo. 

Seguindo as recomendações acima, os cães podem comer abobrinha de forma segura e confortável. E, melhor ainda, eles ainda vão poder aproveitar os vários benefícios desse vegetal! 

abobrinhas

Benefícios da abobrinha

Com baixo valor calórico e muitas fibras, a abobrinha é um alimento muito recomendado para quem deseja entrar em forma. A abobrinha para cachorro faz bem à saúde do pet. Além das fibras, esse delicioso legume possui outros nutrientes importantes para os peludos. São eles:

  • Vitamina A: importante para a síntese de hormônios. Além disso, também auxilia a visão; 
  • Vitamina E: é um importante antioxidante, 
  • Minerais: o legume contém minerais como zinco e cobre, importantíssimos para o bom funcionamento do organismo. 

Com tantos benefícios, dá para entender por que alguns peludos gostam tanto de abobrinha, não é mesmo? O alimento costuma ser indicado para pets que estão com sobrepeso, pois possui baixo valor calórico e muitas fibras. 

Entretanto, é importante que você consulte um veterinário sempre que desejar introduzir uma alimentação diferente para cão. Somente o especialista poderá recomendar o melhor caminho, além de acompanhar de perto a evolução e o desenvolvimento do pet. 

Preparando uma alimentação saudável

Não é só porque cachorro come abobrinha que essa deve ser a base de sua alimentação. Lembre-se que o os cães são onívoros e precisam de diferentes fontes de energia vindas da carne e outros vegetais. 

A melhor forma de oferecer tudo que seu pet precisa é com uma boa ração. Esses produtos são preparados por especialistas e contêm todos os nutrientes que os peludos precisam. 

cachorro com bolinha

Agora que sabe se cachorro pode comer abobrinha, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre alimentação e bem-estar pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *