Cachorros

Será que seu cachorro pode comer acerola?

A imagem já está no inconsciente coletivo: as frutinhas no bosque de desenho animado. Nada se destaca tanto no verde da vegetação quanto bolinhas de um vermelho-vivo. Com toda essa beleza, será que cachorro pode comer acerola ou é preciso estar atento às frutas que caem no quintal?

A acerola, quando madura, fica vermelha no arbusto, tornando-se um grande destaque em pomares, parques, praças e até jardins. Essa pequena cereja tropical se adaptou tão bem às nossas bandas que até parece que sempre esteve por aqui! 

Na verdade, trata-se de um fruto originário das Antilhas, introduzido no Brasil apenas em meados do século XX, inicialmente com cultivo em Pernambuco. O fato é que, hoje em dia, a fruta pode dar o ano todo em algumas regiões. Agora, vamos descobrir se seu cachorro pode comer acerola!

Afinal, posso dar acerola para o meu cachorro?

Frutinha cítrica carnuda, com um aroma semelhante ao da maçã, a acerola traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Para se ter uma ideia, mesmo com um tamanho diminuto, ela é mais rica em vitamina C do que a laranja ou o limão. Porém, é sabido que nem tudo que faz bem para a gente é igualmente benéfico para os cães.

 A boa notícia é que essa fruta saborosa está, sim, na lista de frutas que cachorro pode comer, já que não há relatos de potencial tóxico. Mas, como sempre, é importante se informar melhor sobre como e quais quantidades oferecer aos nossos amigos de quatro patas.

Antes de tudo, não custa lembrar que, apesar de as frutas serem recomendadas para cães, elas devem ser pensadas como petiscos, não como base da alimentação. Isso significa que devem ser oferecidas de forma moderada. 

Algumas frutas podem ser muito úteis para estimular a ingestão de água, por exemplo, mas pode ser que elas sejam ricas em frutose e calorias. Como todo petisco, as frutas não devem ultrapassar 10% da necessidade calórica diária do pet.

 A nutróloga Dra. Mariana Porsani pontua: “Se um Yorkshire comer meia banana-prata, com certeza estará ingerindo excesso de calorias”. Por isso, atente-se à quantidade de frutas para cachorro

Como oferecer acerola para o meu cachorro?

A acerola para cachorro pode ser oferecida como pedacinhos in natura ou, ainda, congelada. Você pode dá-la como bolinhas ou em forma de sorvete para os dias quentes de verão. 

Para o cachorro que pode comer acerola, misture a fruta com um pouco de água no liquidificador. Despeje o conteúdo em forminhas de gelo e leve-as ao congelador. Para variar, você pode combinar a acerola a outras frutas permitidas, como melão, maçã e pêra sem sementes. Em geral, os cães adoram. 

Porém, mesmo sabendo que pode dar acerola para cachorro, a especialista faz um alerta importante. Por se tratar de uma fruta cítrica, dependendo da quantidade, alguns cães podem apresentar reações, como desconforto intestinal e até mesmo vômitos. 

Na dúvida, ao oferecer um novo alimento para o pet, é sempre melhor começar com pedacinhos pequenos e observar possíveis reações. Cachorro pode comer acerola, mas é sempre importante ter atenção a todos os detalhes!

A Dra. Mariana lembra, ainda, que cães não possuem necessidades nutricionais de vitamina C. Mesmo que ela ainda tenha uma função antioxidante, não é recomendado oferecer o alimento com essa finalidade. 

Tenha em mente que as rações caninas de qualidade já são formuladas com todos os nutrientes necessários e com o que o cachorro pode comer. Em caso de alterações que podem levantar suspeitas de deficiência nutricional, como falta de energia ou queda de pelo, procure um médico-veterinário. Diversas alterações podem estar por trás do problema. 

Gostou de saber se o cachorro pode comer acerola? Aqui, no blog da Petz, você pode encontrar diversos conteúdos sobre alimentação, saúde, comportamento e muito mais. Aproveite também para conhecer nossas unidades e levar o seu amigão para um dia inteiro de cuidados!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

2 horas ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

2 horas ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

2 horas ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

2 horas ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

2 horas ago

Como plantar alface americana

A alface americana é uma das hortaliças mais populares do mundo, apreciada por suas folhas…

2 horas ago