Alimentação

Cachorro pode comer ameixa?

Publicado em 19 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

A ameixa é uma saborosa fruta sazonal, mais comum no fim do ano. Porém, devido à sua doçura, sempre está presente nos lares brasileiros. Se você quiser dividir essa delícia com seu pet, fica a dúvida: cachorro pode comer ameixa? É uma pergunta frequente, afinal algumas frutas comuns, como a uva, são um perigo para os peludos. 

ameixas frescas

Conhecer os itens permitidos para cães é o primeiro passo para uma alimentação saudável e segura. Assim, continue lendo para descobrir se cães podem comer ameixa.

Ameixa: pode ou não pode? 

Se você está com algumas ameixas e um peludo esfomeado em casa, provavelmente está se perguntando: ameixa faz mal para cachorro? Se esse é seu caso, saiba que não há motivos para preocupações. 

A ameixa está liberada para os cães e não traz nenhum perigo à sua saúde. Entretanto, é necessário estar atento a algumas restrições. Apesar da fruta estar liberada, é necessário ter cuidado com a forma como ela é oferecida. 

Perigos da ameixa

Mesmo que seja verdade que cachorro pode comer ameixa, os tutores devem ficar atentos ao oferecerem esse petisco para seus amigos. Isso porque a fruta realmente não traz prejuízos para a saúde do pet, mas não podemos dizer o mesmo sobre o caroço, que é considerado um perigo duplo.

Primeiramente, os cães, especialmente de pequeno porte, podem se engasgar. Devemos lembrar que a semente de ameixa é dura e áspera. Em segundo lugar, o caroço possui cianeto, uma substância tóxica. Mesmo que a quantidade não seja muito grande, especialistas recomendam que os pets fiquem longe do caroço da ameixa. 

Quem tem um pé da fruta em casa precisa ter atenção redobrada, pois os galhos e folhas também contêm cianeto! Assim, o melhor é colocar uma barreira que impeça o peludo de se aproximar da árvore. 

cachorro com olhar pidão

Como servir ameixa

Se você está querendo oferecer um agrado para seu amigo, deve estar feliz de saber que cachorro pode comer ameixa vermelha, preta e até amarela. Entretanto, ainda há alguns cuidados em relação à preparação. Seguindo as dicas a seguir, seu peludo poderá desfrutar da fruta sem problemas: 

  • Quantidades pequenas: lembre-se que cachorro pode comer ameixa, mas apenas como um petisco. Apesar da fruta possuir nutrientes, ela não pode substituir uma refeição. Por isso, ofereça, no máximo, uma ameixa para seu peludo, aproximadamente uma vez por semana; 
  • Lembre-se de tirar o caroço: mesmo a ameixa não sendo perigosa, o caroço representa um risco. Retire qualquer semente antes de servir a fruta a seu amigo, 
  • Sirva gelada: uma dica bacana é servir a ameixa gelada. Além de mais gostosa, ela ainda ajuda a refrescar o peludo nos dias de calor!

Com os cuidados acima, seu peludo poderá se deliciar com uma ameixa de forma segura. Porém, é importante recordar que frutas devem ser apenas um aperitivo. Para a nutrição do seu filho de quatro patas, utilize uma ração de qualidade, de preferência premium ou super premium. Caso tenha dúvidas, procure auxílio de um veterinário. 

Benefícios da ameixa

Além de deliciosa, a ameixa possui vitaminas e nutrientes que são bons para o organismo dos cães. Por isso, quando oferecida como petisco, uma ameixa pode ser gostosa e saudável. Conheça abaixo os benefícios da fruta:

  • Vitamina A: é necessária para uma boa visão, além de auxiliar na síntese de hormônios;
  • Vitaminas do Complexo B: contribui para o funcionamento do sistema nervoso, além de ser um importante antioxidante, 
  • Fibras: um nutriente muito importante para o bom funcionamento do sistema digestório. 

Além disso, a ameixa contém magnésio, potássio e cálcio, nutrientes essenciais para o bom funcionamento de organismo dos peludos. Por isso, quando for oferecida com cuidado, a ameixa pode ser uma boa aliada na alimentação do amigo. 

E ameixa seca, cachorro pode comer? 

Quando perguntamos se cão pode comer ameixa, vale lembrar uma outra forma muito popular dessa fruta: a ameixa seca. Comum em sobremesas, tecnicamente esse delicioso quitute não é muito diferente da fruta natural. 

Porém, veterinários afirmam que a fruta seca é menos recomendada para cães. Isso porque o processo de secar alimentos retira boa parte dos seus nutrientes, deixando somente as fibras e o açúcar. Assim, apesar de muita gente achar que cachorro pode comer ameixa seca, na verdade ela pode ser prejudicial se preparada desse jeito.

Além disso, muitas ameixas secas são vendidas com adoçantes ou em calda, e esses ingredientes desregulam o organismo dos pets. Portanto, quando o assunto é alimentação dos cães, devemos ser cuidadosos. Nesse caso, para a melhor nutrição, busque uma ração de qualidade, produzida por especialistas. 

cachorro pedindo petisco

Agora que sabe se cachorro pode comer ameixa, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre saúde e bem-estar animal!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog