Alimentação

Cachorro pode comer caqui? Veja os cuidados com a fruta

Publicado em 27 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

De origem asiática, com destaque para China e Japão, o caqui é uma fruta que conquistou o paladar dos brasileiros. Ainda mais no clima ameno do outono, principal época do caqui. Trata-se de uma fruta doce, saborosa e muito cheirosa, que, por isso, atrai os pets. Contudo, será que cachorro pode comer caqui?

cachorro com a boca aberta

Pode dar caqui para cachorro?

Sim, cachorro pode comer caqui de vez em quando. Porém, é muito importante ficar atento às quantidades. Por ser muito rica em açúcares, a fruta pode desencadear ou agravar quadros de sobrepeso e diabetes. Caso seu amigo já sofra com uma dessas condições, evite oferecer caqui para ele sem conversar com um veterinário antes. 

Vale lembrar que, ao servir qualquer fruta para o amigo peludo, é importante remover as sementes. Além de potencialmente tóxicas, elas podem provocar obstrução intestinal. 

Benefícios do caqui para a saúde dos cães

Se você alimenta o cachorro com ração comercial, de acordo com orientações do fabricante e do veterinário, a alimentação dele já é completa e balanceada. Ou seja, o pet já ingere todas as proteínas, os carboidratos, as gorduras, além de vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento de seu organismo.

O mesmo pode ser dito a respeito da alimentação caseira: desde que você siga à risca uma dieta prescrita pelo médico-veterinário especialista em nutrição, é provável que o pet já faça a ingestão de todos os nutrientes fundamentais. 

Em ambos os casos, cães podem comer caqui como uma opção mais saudável de petisco. Isso porque, em geral, possuem menos quantidade de sódio e gordura que parte dos petiscos comerciais. De quebra, muitas delas ainda contam com boas doses de vitaminas e minerais.

No caso do caqui, um de seus principais nutrientes é a vitamina C. Também conhecida como ácido ascórbico, a substância é popular por ajudar na manutenção de um sistema imunológico saudável. 

Contudo, diferentemente do que ocorre conosco, os cães não precisam obter esta vitamina a partir da alimentação. Ela é sintetizada no fígado, a partir da glicose.

Isso quer dizer que cachorro come caqui, mas isso não oferece nenhum benefício para a saúde do pet? Não exatamente. Tanto para nós, quanto para os cães, uma das maiores vantagens do caqui é que ele é muito rico em fibras. Por isso, auxilia no trânsito intestinal, prevenindo a constipação. 

cachorro com a cara fofa

Como dar caqui para o cachorro?

Sabendo que cachorro pode comer caqui, sirva a fruta in natura, cortada em pedaços proporcionais ao porte do pet para evitar engasgos. Antes de oferecê-la, certifique-se de ter removido todas as sementes.

Além disso, lembre-se que elas podem causar casos graves de obstrução intestinal. Também é importante servir apenas frutas saudáveis e fresquinhas, evitando intoxicações.

Quantidade recomendada e riscos do caqui para cachorro

Não existe uma regra para a quantidade máxima de caqui para cachorro. Ela depende de uma série de fatores, como tipo de alimentação, porte, idade e estado de saúde do seu amigo. Como exemplo, cães diabéticos devem comer menos caqui que os saudáveis. Na verdade, nesses casos, é recomendado evitar a fruta.

Da mesma maneira, cães que têm acesso a outras frutas no dia a dia também devem comer menos de cada uma. É importante ter em mente que, apesar de saudável, o excesso de caqui faz mal para cachorro, pois é rico em açúcar. Sem contar que a quantidade alta de vitaminas e minerais também configura problemas de saúde. 

Como regra geral, para cães adultos saudáveis, o consumo de frutas não deve ultrapassar 10% das calorias diárias recomendadas por um veterinário. Portanto, pode dar caqui para cachorro, contanto que seja moderado. Na dúvida, converse com um especialista.

caquis na tigela

Agora que sabe se cachorro pode comer caqui, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar e saúde pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog