Alimentação

Cachorro pode comer cereja? Tire suas dúvidas!

Publicado em 11 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Não precisa ser só em cima do bolo: a cereja é uma fruta que agrada muitas pessoas e também muitos animais, principalmente os cães. Seja a fruta fresca ou como ingrediente de algum prato, será que cachorro pode comer cereja ou faz mal?

cachorro pode comer cereja

Geralmente, a cereja é utilizada no preparo de doces e bolos, mas também pode ser encontrada em cerejeiras (menos comum nos dias de hoje), em hortifruti ou em caldas. Temos a tendência de acreditar que a fruta natural faz bem à saúde, portanto, o cachorro pode comer cereja in natura, mas talvez não seja bem assim.

Cachorro pode comer cereja?

É muito comum o tutor achar que pode dar cereja para cachorro, por se tratar de um produto natural, mas o organismo dos animais tem suas diferenças quando comparado ao dos seres humanos.

Ainda que a maioria das frutas possa ser oferecida aos peludos, a cereja deve ser evitada. Sementes, casca, folhas e caule da cereja contém uma substância chamada cianeto, que prejudica a saúde dos pets.

Essa substância é capaz de causar intoxicação nos animais por inibir a captação de oxigênio pelos glóbulos vermelhos do sangue, resultando em falha na oxigenação das células e tecidos do corpo. Os principais órgãos atingidos são o cérebro e o coração.

Portanto, ainda que a polpa possa não causar nenhum mal e até conter nutrientes, a fruta como um todo não deve fazer parte da alimentação do cachorro, pois o risco à saúde se torna elevado caso ele venha a ingerir as partes tóxicas.

Cachorro pode “brincar” com cereja?

Devido ao formato da cereja, bem redondinha, os mais brincalhões podem querer brincar com a fruta como se fossem bolinhas, principalmente nas casas onde há pé de cereja. A atenção nessas situações deve ser redobrada.

Nesses casos, o cachorro pode comer cereja acidentalmente. Além disso, os caroços da fruta podem causar engasgos ou até obstrução gastrointestinal, principalmente em cães de pequeno porte. Portanto, a cereja não deve estar ao alcance do peludo.

E a cereja em calda, cachorro pode comer?

Outra dúvida é se cachorro pode comer cereja em calda por já estar sem semente e sem casca, mas, infelizmente, a resposta continua sendo não. A cereja em calda possui muito açúcar, o que não é nada bom para os cães.

Devemos lembrar que os pets possuem necessidades nutricionais bem diferentes das nossas. Dessa forma, mesmo um pouco de açúcar pode ser prejudicial para o peludo.

Meu cachorro comeu cereja, o que devo fazer?

Sabendo que a cereja é uma das frutas que cachorro não pode comer, devemos manter os peludos longe do alimento. Porém, os cães são curiosos e, às vezes, podem pegar um petisco sem a nossa permissão.

Nesse caso, não há motivo para pânico. Apesar de estar entre as frutas tóxicas para cachorro, uma ou duas cerejas não devem ser tão prejudiciais. A questão de a cereja não ser aconselhável para os pets está relacionada aos hábitos alimentares do peludo, pois ela não deve fazer parte da alimentação do dia a dia.

cachorro pode comer cereja

Sinais de alerta

O cachorro pode comer cereja e nada acontecer. Porém, se você notar que o pet está fazendo movimentos involuntários, como se estivesse engasgado ou com ânsia de vômito, procure ajuda imediatamente. A fruta pode ter ficado presa no trato digestivo do peludo.

Os sinais de intoxicação por cianeto são variados e dependem da quantidade de semente da fruta ingerida e do organismo de cada animal. Os sinais mais comuns são vômito, diarreia, apatia, tremor e falta de apetite. O peludo pode apresentar um ou mais sinais, mas o médico-veterinário deve ser acionado ao primeiro indício de que algo não vai bem.

A única fruta perigosa é a cereja?

A cereja não é a única fruta que o cachorro não pode comer, por isso, devemos conversar com o médico-veterinário ou buscar fontes confiáveis antes de oferecer qualquer petisco aos peludos. Veja quais frutas cachorro não pode comer:

  • uva;
  • abacate;
  • abacaxi;
  • limão;
  • laranja;
  • carambola;
  • damasco;
  • coco;
  • açaí;
  • figo;
  • maracujá.

Algumas frutas podem conter substâncias tóxicas que agem diretamente no organismo, outras, como a cereja, contém cianeto. Algumas são ainda menos inofensivas, porém, devido à acidez, podem gerar desconforto gastrointestinal. Assim, devem ser evitadas.

Quais frutas cachorro pode comer?

Já que o cachorro pode comer cereja e se intoxicar, essa fruta deve ser substituída por outro petisco seguro para a saúde do peludo. Sabemos que é quase inevitável resistir ao olhar de um cãozinho quando pede algo para comer além da ração, mas é possível diversificar a dieta com alimentos saudáveis.

Há uma variedade de frutas, legumes e verduras que podem ser adicionados ao cardápio do cachorro, sempre como um petisco para agradar o peludinho de forma que não comprometa sua saúde e seu peso. Confira algumas opções:

  • maçã;
  • banana;
  • pera;
  • melão;
  • melancia;
  • manga;
  • mamão;
  • pêssego sem caroço.

cachorro pode comer cereja

Se o cachorro pode comer cereja e passar mal, o melhor é evitar. Substitua essa fruta por algumas das citadas aqui ou acesse o blog Petz para conferir outras dicas de petiscos para o seu melhor amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog