Alimentação

Descubra se cachorro pode comer farinha de trigo!

Publicado em 20 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Cachorro pode comer farinha de trigo? Esta é uma dúvida comum entre os tutores. Afinal, muitos alimentos do nosso dia a dia contêm esse ingrediente, como bolos, tortas e biscoitos. Uma vez que os consumimos frequentemente, há motivos para o trigo ser prejudicial para os peludos? 

cachorro pode comer farinha de trigo

Antes de saber se você pode dar farinha para cachorro, é preciso entender de que maneira esse alimento age no organismo do pet. Isso porque os bichinhos têm  particularidades. 

Por isso, alguns alimentos que não afetam a nossa saúde podem estar entre as comidas que fazem mal para cachorro. Sendo assim, o ideal é sempre consultar um veterinário antes de oferecer qualquer tipo de petisco novo ao pet. 

Para ajudá-lo a entender melhor como funciona a dieta canina, preparamos este texto com algumas informações fornecidas por especialistas. Ao final, garantimos que você saberá se cachorro pode comer farinha de trigo ou não, além de entender o porquê! 

Afinal, faz mal dar farinha de trigo para cachorro?

Deliciosa em várias receitas, a farinha de trigo branca agrega poucos benefícios à saúde do cachorro. Isso porque, devido ao processo de refinamento, é um alimento pobre em nutrientes importantes para o organismo dos pets, como fibras, vitaminas e minerais. 

Além disso, por ser rica em amido, a farinha de trigo favorece o ganho de peso e pode provocar problemas na digestão. Esse fator agrava-se em animais com intolerância alimentar. 

Entretanto, o principal motivo pelo qual a farinha de trigo faz mal para cachorro é a ingestão na forma impura, acompanhada de açúcar, por exemplo. Como dissemos no início do texto, normalmente, esse ingrediente é utilizado em receitas bem calóricas, como doces ou massas. 

cachorro pode comer farinha de trigo

Quando ingerido em excesso, esse tipo de alimento aumenta o risco do pet se tornar obeso e apresentar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Em outras palavras, ainda que não seja um alimento tóxico, faz mal dar farinha de trigo para cachorro. Então, evite-a sempre que for possível!

O risco de dar só um pedacinho

Em geral, a maior parte das pessoas sabe que não deve servir uma fatia de bolo ou qualquer alimento desse tipo ao cachorro. Então, ao perguntar se cachorro pode comer farinha de trigo, o tutor quer saber se faz mal compartilhar um pedacinho da sua guloseima com o pet. Afinal, é difícil resistir à carinha de “pidão” do bichinho.

Entretanto, o problema de dividir comida com o cão é que, em vez de inibir o hábito, acabamos estimulando o cachorro a implorar por comida. Quem diz isso é a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Tauste e Iguatemi Esplanada, interior de SP.

“Temos que ser firmes para não cair na tentação de dar de tudo ao pet”, diz a Dra. Ana Paula. “Assim como na alimentação humana, o equilíbrio e o bom senso na escolha e na quantidade dos alimentos definirá o estilo de vida — saudável ou não”, completa a especialista.

Atenção a possíveis ingredientes tóxicos nas receitas!

Agora, você já sabe se cachorro pode comer farinha de trigo ou não. Apesar de o ingrediente em si não fazer tão mal para o pet, outros alimentos presentes em receitas podem ser prejudiciais para os cães. Por isso, devemos estar atentos. 

Entre os ingredientes que podem aparecer em bolos, biscoitos e tortas, mas são proibidos para cachorro, podemos citar: chocolate, uva-passa, bebidas alcoólicas e café. Nunca ofereça petiscos como esses a seu amigo de quatro patas, nem mesmo em pequenas quantidades. 

Seu cachorro pode comer farinha acidentalmente e não apresentar problemas. Porém, após observar a ingestão acidental dos alimentos citados acima, fique atento aos sintomas de intoxicação, como vômito, náusea, salivação excessiva, entre outros. Se isso acontecer, procure atendimento veterinário para o pet com urgência.

cachorro pode comer farinha de trigo

Esperamos que, agora, tenha ficado claro se cachorro pode comer farinha de trigo ou não. Lembre-se de consultar um veterinário sempre que tiver dúvidas acerca da alimentação do seu bichinho. Não deixe de ficar de olho no blog da Petz para conferir mais conteúdos como este! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog