Alimentação

Cachorro pode comer folha de boldo? Saiba se essa erva é permitida

Publicado em 19 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Boldo não é uma das ervas mais populares segundo o paladar dos brasileiros. Se já são poucos que toleram o cheiro forte e o gosto amargo, raros afirmam gostar das folhas. Porém, será que cachorro pode comer folha de boldo?

cachorro deitado no sofá olhando para tutor.

Mesmo sendo fácil encontrar quem fale mal do boldo, é impossível não apontar os poderes medicinais da planta. Quando o assunto é saúde animal, principalmente dos cachorros, o boldo pode ser um ótimo aliado se for introduzido com cautela na alimentação dos amigos peludos. 

A seguir, descubra se cachorro pode comer folha de boldo, quais são as propriedades dessa erva, como utilizá-la e quais cuidados devem ser tomados com o consumo pelos animais. 

Os benefícios do boldo

Antes de oferecer uma folha de boldo para cachorro, é importante saber que existem pelo menos cinco tipos usados no Brasil: boldo-brasileiro, boldo-de-moita, boldo-chinês (também conhecido como boldinho), boldo-do-chile e boldo-da-terra (ou falso boldo). Os mais conhecidos são o boldo-do-chile e o boldo-da-terra.

Apesar de serem plantas bem diferentes fisicamente, os efeitos medicinais são parecidos. Elas possuem substâncias ativas, como a boldina, o ácido rosmarínico e a forscolina, as quais têm efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos similares.

Parece complicado, mas a combinação de todos esses elementos faz do boldo uma planta medicinal extremamente útil em caso de intoxicações, gases, intestino preso ou solto demais e distúrbios urinários. Por isso, é comum que os tutores se perguntem se boldo é bom para cachorro assim como para os humanos.

O boldo também estimula o melhor funcionamento do aparelho digestivo, provoca a produção de bile que promove a proteção do fígado, combate inflamações e auxilia na função renal.

Como não é novidade, a saúde canina e a humana não funcionam do mesmo modo. Então, cachorro pode comer folha de boldo e ter benefícios a partir desse consumo? Se sim, como ele deve ser introduzido na alimentação?

Como utilizar boldo com seu cão

O boldo normalmente é encontrado em sua versão seca, tanto a folha propriamente dita, quanto embalados em sachês. A venda, geralmente, é feita em casas de produtos naturais ou supermercados.

A forma mais comum de utilizar boldo é pela infusão, ou seja, em chás. A médica-veterinária e especialista em nutrição animal explica que, além da ingestão, as funções terapêuticas do líquido, em geral, abrangem o uso tópico.

cachorro sorrindo enquanto carrega flores vermelhas com a boca.

Por isso, o chá de boldo também pode ser aplicado para limpeza local, para estimular analgesia, desinflamação e até cicatrização de alguma parte do corpo do pet. 

Quanto ao preparo do boldo para cachorro, a profissional indica algumas quantidades específicas (que podem variar pela recomendação de cada veterinário), observando o peso do animal. Assim, aponta que, para cães:

  • de até 5 kg, o ideal é não ultrapassar 30 ml;
  • entre 5 e 10 kg, pode-se aumentar a dosagem para 50 ml;
  • entre 10 e 20 kg, o máximo ingerido é 80 ml; 
  • acima de 20 kg, 120 ml são suficientes;

Você pode dar boldo para o cachorro ao seguir esses cuidados. Como nem todo pet gosta do chá, é possível utilizar estratégias para torná-lo atraente ao paladar e ao olfato dos bichinhos. A mistura com pequenos pedaços de fruta ou outras ervas mais cheirosas, como a lavanda, a camomila e o capim-limão, é um caminho interessante. 

Cuidados com a ingestão de boldo

Por ser tão benéfico, será que cachorro pode comer folha de boldo ou chá todo dia? A resposta para essa dúvida é: jamais! Embora a utilização e o consumo tenham muitas vantagens, o boldo pode ser bastante tóxico tanto para os humanos, quanto para os animais. 

A ingestão em altas quantidades tanto pela frequência quanto pela concentração pode gerar problemas hepáticos, distúrbios diuréticos e irritação gástrica. Assim, há um efeito rebote, provocando enjoo, diarreia e vômitos nos amigos peludos.

Por isso, é importante consultar o médico-veterinário que cuida do pet antes de introduzir esse medicamento alternativo na dieta dele. Apenas o profissional pode avaliar se você pode dar folha de boldo para cachorro, já que há contraindicação para bichinhos com problemas nos fígados, nos rins ou no estômago. 

Além dos que possuem essas condições, os animais à espera de filhotes precisam dos cuidados e das recomendações de um especialista. Vale ressaltar que o uso de chá nunca substitui o tratamento medicamentoso para qualquer problema de saúde do pet.

cachorro filhote olhando para a câmera.

Agora, você já sabe se cachorro pode comer folha de boldo e tudo sobre a ingestão dessa erva medicamentosa. Se você optar por seguir as nossas instruções, seu cachorrinho pode ficar livre de gases, cólicas e outras dores estomacais. Se você quiser saber mais cuidados com a saúde do seu bichinho, continue no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog