Cachorro pode comer goiaba? Saiba aqui

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer goiaba? Saiba aqui
Tempo de leitura: 4 minutos

Como uma das frutas tupiniquins mais celebradas, a goiaba é saborosa e repleta de vitaminas. Entretanto, até mesmo alguns alimentos considerados saudáveis não são recomendados para pets. Por isso, será que cachorro pode comer goiaba

cachorro com cara de mal humorado

Certos peludos gostam de um petisco diferente, e cabe ao tutor ficar de olho na alimentação do amigo. Se você está pensando em oferecer frutas para o canino, continue lendo e descubra, aqui, se pode dar goiaba para cachorro

Mantenha a alimentação do pet saudável 

Oferecer um petisco para seu amigo não só é permitido como até recomendado por veterinários. Entretanto, é necessário tomar certas medidas para garantir que seu amigo está recebendo todos os nutrientes necessários. Uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para uma vida saudável. 

Especialistas afirmam que a melhor opção para os cães é sempre uma ração de qualidade, de preferência, do tipo premium ou super premium. Esses alimentos são preparados com cuidado, contendo tudo que nossos amigos precisam. Por isso, antes de oferecer um petisco para o pet, verifique se o pote de ração está cheio. 

Cachorro pode comer goiaba?

A pergunta se cachorro pode comer goiaba não tem uma resposta simples. Isso porque esse fruto tipicamente brasileiro possui algumas particularidades que podem dificultar seu consumo. 

Apesar de saborosa, a fruta possui muitas sementes espalhadas por todo seu interior. Essas sementes não são tóxicas para os cães, mas, quando consumidas em excesso, a goiaba faz mal para cachorro, pois pode causar desconforto intestinal. 

Por isso, a fruta não é tão recomendada por especialistas. Isso não quer dizer que cachorro não possa comer goiaba. Porém, para oferecer o petisco para seu amigo, é necessário tomar alguns cuidados. 

Como oferecer goiaba?

Caso o amigo de quatro patas seja fã de um petisco diferente, e você esteja se perguntando se cachorro pode comer goiaba, não se preocupe. Tomando alguns cuidados, o peludo pode aproveitar essa deliciosa fruta sem problemas. Para oferecer goiaba para cachorro, siga algumas dicas.

Descasque a fruta 

A casca da goiaba é comestível e contém muitas vitaminas. Entretanto, especialistas afirmam que é recomendado descascá-la ao oferecê-la para os pets. Isso evita engasgos e previne que o amigo consuma possíveis agrotóxicos. 

Ofereça pequenas porções 

É praticamente impossível conseguir tirar todas as sementes de uma goiaba. Por isso, o indicado é oferecer apenas porções pequenas. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho do peludo, mas, de maneira geral, mais de uma goiaba nunca é indicado. Lembre-se que os petiscos devem representar apenas 10% da alimentação total do pet. 

Considere fazer picolés 

As sementes da goiaba são o grande problema da fruta. Apesar de não serem tóxicas, sua digestão não é tão fácil para os cães. Por isso, uma boa dica é fazer picolés. Esse petisco gelado é sempre indicado para quem quer dar frutas para o peludo. 

Basta bater uma goiaba sem casca no liquidificador com um copo de água. Passe essa mistura por uma peneira, enchendo as forminhas de sua preferência. Após deixá-las algumas horas no freezer ou no congelador, você terá um delicioso picolé de goiaba, saudável e seguro para o pet.

Seguindo as recomendações acima, o cachorro pode comer goiaba vermelha ou branca sem problemas! Lembre-se, porém, que uma alimentação alternativa deve ser sempre acompanhada por um veterinário. 

cachorro salsicha pedindo petisco

Quais são os benefícios da goiaba?

Quando a fruta é oferecida de forma segura, cachorro come goiaba e ainda usufrui dos benefícios do alimento para saúde. Isso porque ela possui diversos nutrientes que são excelentes para o organismo dos peludos. Os principais benefícios da goiaba são: 

  • vitamina A: importante na síntese de hormônios, na regulação das funções da pele e para a visão; 
  • vitaminas do complexo B: essenciais para o funcionamento do sistema nervoso, além de atuarem como antioxidantes, 
  • fibras: são importantes para um bom funcionamento do sistema digestivo. 

Além dos nutrientes acima, a fruta ainda possui minerais como o potássio, que auxiliam o funcionamento do organismo. A goiaba também é rica em vitamina C, mas ela não é utilizada pelos pets. Os cachorros conseguem sintetizar sua própria vitamina C por meio de outros alimentos — mais uma incrível capacidade dos peludos! 

Cachorro pode comer doce de goiaba?

Apesar de ser verdade que cachorro pode comer goiaba quando tomamos alguns cuidados, o doce está fora de cogitação. Esse delicioso quitute tipicamente brasileiro é rico em açúcares e pode prejudicar a saúde de nossos amigos. Por isso, deixe-o apenas para os outros membros da família! 

Uma tutoria responsável envolve alimentação equilibrada, exercícios diários, visitas regulares ao veterinário e, claro, muito carinho. Tomando esses cuidados, o peludo poderá viver contente e saudável por muitos anos, trazendo alegria para toda a família! 

goiaba mordida

Agora que já sabe se cachorro pode comer goiaba, acesso o blog da Petz e leia demais conteúdos sobre bem-estar e alimentação animal!  

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *