Alimentação

Cachorro pode comer mamão? Confira

Publicado em 19 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muito conhecido pelo efeito laxativo leve, o mamão é consumido diariamente por diversas pessoas com o objetivo de melhorar o trânsito intestinal. É justamente por causa dessa propriedade tão benéfica que muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer mamão ou a fruta causa diarreias. 

Mamão

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo, com informações importantes, para responder se o cachorro pode comer mamão. Além disso, esclarecemos alguns dos cuidados ao dar mamão para o pet e quais são as frutas que cachorro pode comer.

Não faz mal dar mamão para cachorro!

De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, o cachorro pode comer mamão, desde que alguns cuidados sejam observados, a começar pela quantidade de fruta oferecida.

A fama de laxante natural do mamão deve-se principalmente às fibras presentes na polpa, que facilitam o trânsito intestinal. Entretanto, esse efeito laxativo é bastante leve, de modo que, se for oferecida com moderação, é improvável que a fruta cause diarreias. 

Já a casca e as sementes de mamão devem ser sempre removidas antes do oferecimento ao cachorro, pois podem causar obstrução gastrointestinal e merecem a atenção dos tutores.

Saiba quais são os benefícios do mamão para cachorro

Os tutores costumam perguntar se o mamão é bom para cachorro. Portanto, explicamos que, como outros vegetais, o mamão é rico em vitaminas e minerais, nutrientes importantes para o funcionamento do organismo dos cachorros. 

No entanto, de acordo com a Dra. Mariana, no caso de cães que se alimentam de ração, ele não agrega benefícios à dieta, uma vez que a comidinha já é desenvolvida com quantidade suficiente de macro e micronutrientes. Assim, a suplementação não é necessária.

Dito isso, por ser uma fruta altamente palatável, o mamão serve como petisco natural. Pouco calórico e com baixa concentração de gordura, ele pode ser intercalado com outros petiscos, como bifinhos e biscoitinhos, no adestramento positivo.

Aqui, vale destacar que, para o adestramento ser efetivo, a recompensa utilizada deve ser realmente almejada pelo cão. Portanto, se seu amigo de quatro patas não se interessa pelo mamão, é melhor recorrer a outras frutas ou a petiscos tradicionais.

Atenção à quantidade recomendada!

Embora o efeito laxativo seja leve, o excesso de mamão pode causar o amolecimento das fezes do cachorro ou levar a quadros de diarreia. Além disso, apesar de tratar-se de uma fruta relativamente pouco calórica, exagerar na quantidade também pode contribuir para o ganho de peso e os desequilíbrios.

Conforme explica a especialista em nutrologia animal, a regra geral para petiscos é que a quantidade oferecida deve ser sempre menor que 10% da porção diária de calorias recomendada para aquele indivíduo, o que varia de acordo com o porte do pet e os demais alimentos consumidos por ele no dia a dia.

Saiba como oferecer mamão para cachorro

Uma dica para quando há dúvidas sobre como servir determinado vegetal é pensar na maneira como nós próprios o consumimos. Entretanto, no caso do mamão, o conselho não se aplica. 

Se a dúvida é se o mamão faz mal para cachorro, lembre-se que se, para nós, tanto a casca quanto as sementes do mamão podem trazer até mais benefícios do que a polpa, para os cachorros, elas não são recomendadas devido ao risco de intoxicação e obstrução intestinal.

Cachorro

Para variar a maneira como um cachorro pode comer mamão, a Dra. Mariana recomenda bater o mamão sozinho, na forma de um creme congelado, ou com um pouco de aveia. Em dias quentes, a fruta pode ser batida com água e congelada em forminhas de gelo para ser servida como um picolé.

O cachorro comeu a casca e as sementes do mamão: o que fazer?

O problema da casca de mamão para cachorro é que, embora não seja tóxica, ela não é facilmente digerida pelo organismo do seu amigo. Assim, se ele ingeriu a casca do mamão por acidente, a dica é observar como ele reage. 

Dependendo da quantidade ingerida, é possível que ele apresente sinais de indigestão, como gases ou alterações nas fezes. Caso os sintomas persistam por mais de um dia ou estejam acompanhados de outros sinais clínicos, como apatia e prostração, procure atendimento veterinário com urgência.

Quanto às sementes, pelo sabor amargo, é improvável que o pet as consuma em grande quantidade. Seja como for, após o consumo, fique muito atento a qualquer mudança no comportamento do cachorro e procure ajuda em caso de sintomas.

Evitar oferecer mamão desidratado e outras frutas

Desde que as recomendações de quantidade sejam respeitadas, não tem problema dar polpa fresca de mamão para o animal. Porém, o cachorro pode comer mamão desidratado?

Por conterem um alto teor de açúcares, as frutas para cachorro desidratadas não são muito indicadas para cães. Em vez disso, dê preferência às frutas frescas, lembrando que, por serem mais perecíveis, elas devem ser consumidas na hora.

Mamão
Agora que você já sabe se o cachorro pode comer mamão e quais são os benefícios da fruta para a saúde do animal, que tal conferir outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog