Alimentação

Saiba, aqui, se cachorro pode comer melão

Publicado em 24 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Constituído, principalmente, de água, o melão é uma ótima opção de fruta para se hidratar e, de quebra, obter nutrientes importantes para o nosso organismo. No caso dos cães, em geral, eles já ingerem todas as vitaminas necessárias a partir da ração comercial. Porém, cachorro pode comer melão seguindo alguns cuidados.

labrador preto em cenário verde

Benefícios do melão para os cachorros

Sim, cachorro come melão, mas, como adiantamos, aqui, em cima, as rações comerciais de qualidade já são desenvolvidas com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do pet. 

No caso dos tutores que optaram pela alimentação caseira, desde que prescrita por um médico-veterinário e de acordo com as orientações dele, ela também proporciona uma nutrição completa e balanceada. Ou seja, não é necessário fazer a suplementação de nutrientes.

Seja como for, o fato é que os cachorros adoram comer um alimento diferente de vez em quando. Nesse sentido, o melão pode ser uma alternativa mais saudável que boa parte dos petiscos comerciais, já que é pobre em sódio e gordura, mas muito rico em água, vitaminas e minerais. A seguir, confira os nutrientes e os benefícios do melão para cachorro.

  • Vitamina A: participa da síntese de hormônios, da regulação das funções da pele e está associada à manutenção da visão. Também conhecida como retinol, a substância ajuda a prevenir a cegueira noturna;
  • Vitaminas do complexo B: participam do funcionamento de sistema nervoso, pele, metabolização da glicose e replicação celular. Além disso, têm função antioxidante, combatendo radicais livres que levam à degeneração e ao envelhecimento celular,
  • Potássio: importante para o equilíbrio de pH no organismo, participa da condução do impulso nervoso, das reações enzimáticas e do transporte de substâncias pela membrana celular. Ou seja, é fundamental para o funcionamento do organismo.

Uma vez que estes nutrientes, apesar de importantes, já são obtidos a partir de uma alimentação balanceada, um dos maiores benefícios de usar o melão como petisco é a hidratação, por isso, cachorro pode comer melão. 

Composto por uma grande parte de água, ele é útil para aumentar a ingestão do líquido. Isso, por sua vez, ajuda a diminuir os riscos de problemas renais e mantém o cachorro hidratado. 

cachorro filhote com a língua de fora

Quais são os riscos do melão para os cachorros?

Desde que administrado com moderação, cães podem comer melão, principalmente a polpa, que não oferece grandes riscos à saúde do pet. O mesmo não pode ser dito a respeito da casca e das sementes da fruta. Assim como outras sementes, as do melão podem levar à obstrução intestinal. 

Entre os sintomas do quadro, estão vômito, desconforto abdominal e falta de apetite. Fique atento caso seu amigo consuma sementes por acidente! Qualquer mudança comportamental, leve-o imediatamente ao veterinário.

Caso esteja em dúvida se cachorro pode comer casca de melão, saiba que ela é muito dura e pode provocar acidentes, como lesões na região bucal e até engasgo. Além disso, trata-se de um alimento de difícil digestão, podendo levar a desequilíbrios e desconfortos gastrointestinais.

Outro cuidado em relação à ingestão de melão diz respeito aos cães diabéticos ou com sobrepeso. Os açúcares presentes na fruta podem contribuir para o agravamento do quadro. Nesses casos, antes de oferecer o melão como petisco, converse com um veterinário!

Como dar melão para cachorro?

Sabendo que cachorro pode comer melão, a maneira mais prática de servir a fruta para o pet é cortando-a em pedacinhos. Ainda mais nos dias quentes, os cães adoram quando o melão é servido geladinho. Lembrando que as frutas devem ser oferecidas sempre frescas e maduras!

Por conta da abundância de água, pode dar melão para cachorro. Nesse caso, uma boa dica é fazer picolés com a fruta. Para isso, bata o melão no liquidificador com água até obter uma mistura pastosa. No lugar da água, você também pode usar água de coco.

Além disso, é possível misturar outras frutas permitidas para cães, como pera e melancia. Depois de batido, despeje o conteúdo em forminhas de gelo ou de picolé,  leve ao freezer para congelar e sirva ao pet. Eles adoram!

melão aberto

Agora que sabe se cachorro pode comer melão, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre alimentação e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog