Cachorro pode comer mexerica? Saiba aqui

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 28, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer mexerica? Saiba aqui
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem resiste ao doce aroma de uma mexerica? Essa fruta é tão saborosa que até mesmo alguns amigos de quatro patas ficam animados ao sentir sua fragrância. Mas será que cachorro pode comer mexerica

pé de mexerica

Apesar dessa fruta ser saudável e cheia de vitaminas, o organismo dos pets é bem diferente do nosso. Se você pensa em dar um petisco incomum para seu amigo, continue lendo. Descubra, aqui, se pode dar mexerica para cachorro

Cachorro pode comer mexerica?

Doce, cheirosa e saborosa, a mexerica é uma fruta irresistível. Tanto que muitos pets adoram comer um gominho de vez em quando. Se seu peludo é fã das frutas, não se preocupe, ofereça mexerica para cachorro sem problemas. 

Quando oferecida de forma segura, os pets podem, inclusive, aproveitar das muitas vitaminas desse delicioso alimento. Porém, vale reforçar que todos os petiscos devem ser oferecidos com cautela. Continue lendo para saber como dar mexerica para cães

Como oferecer a fruta de forma segura?

Apesar de ser verdade que cachorro pode comer mexerica, isso deve ser feito de forma cautelosa. Assim, mexerica faz mal para cachorro quando dada com casca. Por isso, antes de proporcionar esse petisco para seu peludo, siga as recomendações abaixo:

Remova a casca 

A casca de mexerica não só é indigesta, como pode conter elementos tóxicos para os cães. Por isso, sempre remova a casca antes de oferecer alguns gomos para o pet; 

cachorro em cenário laranja

Retire as sementes

As sementes da fruta não são indicadas para os peludos, especialmente para os menores. Por ser muito rígida, o cão pode se engasgar. Além disso, apesar de pequenas, elas podem ser tóxicas, dependendo da quantidade ingerida; 

Ofereça poucos gomos 

Pode dar mexerica para cães. Entretanto, devemos lembrar que a dieta dos cachorros deve ser rica em diversos componentes. Por isso, as frutas devem representar apenas 10% de sua alimentação. 

Considere picolés 

Os picolés são uma ótima dica para quem quer dar frutas para o amigo de quatro de patas! Além de saudáveis, eles ainda permitem que o peludo se refresque nos dias mais quentes. 

Para fazer um picolé de mexerica, retire três ou quatro gomos e coloque-os na forma de picolés. Complete o restante com água e leve à geladeira. Em algumas horas, seu amigo poderá se deliciar com esse quitute gelado. 

Seguindo as dicas acima, o cachorro pode comer mexerica sem problemas. Uma ressalva, porém, para quem tem um pequeno pomar em casa. Os galhos e as folhas do pé de mexerica são tóxicos para cães. Por isso, mantenha o cãozinho longe da árvore, de preferência, utilizando alguma cerca. 

Quais são os benefícios da mexerica?

Quando oferecida de maneira segura, a mexerica pode até mesmo ser benéfica para os pets. Isso porque esta deliciosa fruta possui nutrientes ricos para a alimentação dos peludos. São eles: 

  • vitamina A: a mexerica é rica em vitamina A, importante para a síntese de hormônios e essencial para uma boa visão;
  • vitaminas do complexo B: são utilizadas para a replicação celular e o crescimento, além de possuírem antioxidantes; 
  • minerais: a mexerica ainda possui magnésio e potássio, nutrientes essenciais para o organismo dos pets,
  • fibras: assim como outras frutas, a mexerica é rica em fibras. Por isso, auxilia a manter o intestino saudável. 

Viu como a mexerica pode ser boa para os peludos? Porém, é necessário lembrar que as frutas devem ser oferecidas apenas como petisco, representando 10% da alimentação total do peludo. Para uma boa nutrição para seu filho de quatro patas, busque uma boa ração, de preferência, do tipo premium ou super premium.

cachorro pedindo petisco

Agora que sabe se cachorro pode comer mexerica, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *