Cachorros

Você sabe se cachorro pode comer paçoca? Saiba mais sobre o assunto!

Não precisamos estar em clima de festa junina para nos deliciarmos com uma boa paçoca, não é mesmo? Esse saboroso doce de amendoim é a cara do Brasil, sendo muito popular em diversas regiões do país. Porém, por mais que seja muito apreciado por nós, será que cachorro pode comer paçoca

Alguns peludos adoram abocanhar petiscos dos seus tutores. Entretanto, é necessário estar atento, já que muitos alimentos são tóxicos para os pets.  Sendo assim, para saber se cachorro pode comer paçoca, continue lendo este texto e descubra as formas seguras de agradar seu peludo! 

Pode dar paçoca para cachorro?

O que seria de nossas vidas sem um pouco de doce, não é mesmo? Mas e os pets, será que também podem desfrutar de uma boa sobremesa? Afinal, o que pode haver demais em dar um pedaço de um delicioso doce de amendoim para o cachorro

A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, explica que os doces, em geral, estão proibidos para os cachorros. O açúcar, mesmo em pequenas porções, pode trazer prejuízos para a saúde dos peludos. 

Por isso, se você queria saber se cachorro pode comer paçoca, a resposta é não! O ideal é encontrar um petisco mais saudável para seu peludo. Para isso, conte com a ajuda de um veterinário de confiança. 

Riscos da paçoca

Como vimos, dar paçoca para cachorro não é uma boa ideia. Por se tratar de uma  sobremesa, esse alimento pode trazer prejuízos para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. 

Conforme explica a Dra. Ana Paula, os cães são onívoros. Na natureza, se alimentam de carnes e de vegetais, como legumes e frutas. E é justamente por isso que alguns peludos gostam tanto de doces: as frutas possuem um tipo de açúcar chamado frutose.

Entretanto, o açúcar presente nas frutas é muito diferente daquele que encontramos na paçoca. Dessa forma, esse doce de amendoim faz mal para o cachorro. Abaixo, separamos os principais riscos: 

  • Problemas gastrointestinais: como os pets não estão acostumados aos doces, excesso de açúcar pode trazer problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos e dor de barriga;
  • Diabetes: a diabetes canina é um problema sério, que pode afetar o bem-estar dos peludos. O excesso de açúcar é um dos fatores que contribui para o aparecimento dessa doença;
  • Ganho de peso: não é novidade para ninguém que o açúcar contribui para o ganho de peso, não é mesmo? A obesidade pode complicar a saúde dos pets, levando a problemas como pressão alta e dificuldade de locomoção;
  • Cáries: assim como nós, os cães também podem ter cáries. O excesso de açúcar é uma das principais causas para este problema. Por isso,  o melhor é manter os doces longe dos dentes dos pets;
  • Substâncias tóxicas: a paçoca pode ser encontrada em diversos formatos e variações. O problema é que alguns ingredientes comuns, como o chocolate ou o xilitol (um adoçante natural) são extremamente tóxicos para os cães.

Entendeu por que não pode dar paçoca para cachorro? Por sorte, há diversas outras opções de petiscos saudáveis com os quais seu amigo pode se deliciar sem medo. Para saber os alimentos mais indicados, converse com o veterinário do seu amigo.  

Meu cachorro comeu paçoca. E agora?

Sabendo se cachorro pode comer paçoca ou não, temos certeza de que você tomará as medidas necessárias para manter o alimento longe do pet. Mas, como sabemos, acidentes podem acontecer. Sendo assim, o que fazer se o peludo acabar “roubando” um pedacinho desse doce? 

Como vimos acima, os principais problemas relacionados à ingestão de paçoca surgem a longo prazo. Sendo assim, se o pet ingerir uma pequena quantidade do alimento, não se desespere. 

O primeiro passo, portanto, é observar os ingredientes da sobremesa, buscando componentes tóxicos. Se o doce contém chocolate ou xilitol em sua composição, é necessário levar o pet para uma clínica veterinária o mais rápido possível. Assim, um veterinário poderá informar as diretrizes para um tratamento apropriado. 

Agora, se a paçoca for do tipo comum, basta observar o comportamento do seu peludo. Ao notar alterações no comportamento, como vômitos, diarreia ou apatia, procure ajuda de um profissional. 

Petiscos seguros

A essa altura, se estava se perguntando se doce de amendoim é bom para cachorro, já sabe que a paçoca não é um petisco recomendado. Porém, isso não significa que você está proibido de oferecer agrados ao seu peludo! 

Há diversas opções de alimentos saudáveis e seguros que irão fazer o dia do seu pet. Os mais recomendados são aqueles elaborados especificamente para cães. Encontrados na Petz, esses petiscos são nutritivos e saborosos, e seu peludo poderá se deliciar sem medo. 

Agora, para aqueles que preferem alimentação caseira, também há algumas opções de guloseimas naturais. Segundo a Dra. Ana Paula, alguns alimentos seguros para os cachorros são: 

  • Batata cozida sem tempero;
  • Banana sem casca;
  • Brócolis cozido sem tempero;
  • Cenoura crua ou cozida, sem casca e sem tempero;
  • Maçã sem casca ou sementes.

Lembrando que a base da alimentação dos pets deve ser sempre uma boa ração. Esse tipo de produto contém todos os nutrientes que os peludos precisam calculados na medida certa. 

Ficou claro se cachorro pode comer paçoca ou não? Esperamos que nossas dicas ajudem você a oferecer o melhor tratamento possível ao seu bichinho. Não deixe de conferir outros conteúdos do blog Petz para mais conteúdos sobre cães! 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

17 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago