Alimentação

Cachorro pode comer peixe?

Publicado em 03 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

É comum que o cheiro de peixe fresco seja atraente para os cães. Afinal, trata-se de um alimento muito rico em proteínas e com o qual os pets já estão acostumados, uma vez que diversos petiscos e rações comerciais são preparados com o alimento. Mas será que cachorro pode comer peixe sem que o alimento esteja introduzido na ração?

cachorro peludo

Isso porque nem todos os ingredientes utilizados nas rações podem ser oferecidos aos cães indiscriminadamente. Portanto, cachorro pode comer peixe? Como preparar? Continue lendo e saiba mais!

Poder pode, mas só com orientação veterinária

Um dos motivos porque é tão tentador dar comidinhas extras aos cachorros é que para nós, que contamos com uma alimentação variada, é difícil aceitar que eles possam comer a mesma coisa todos os dias. 

Porém, é importante ter em mente que as rações comerciais de qualidade já garantem uma nutrição completa e balanceada, inclusive com a quantidade diária de calorias para os cães, de acordo com fatores como porte, raça e idade. 

Nesse sentido, por mais que cachorro pode comer peixe e não faça mal a ele, é importante que seja oferecido com muita moderação e sempre com orientação de um profissional.

Isso porque mesmo alimentos saudáveis acabam acrescentando calorias e nutrientes — como gorduras — desnecessários ao equilíbrio do organismo do cachorro, o que a longo prazo pode contribuir para aumento de peso e problemas de saúde como diabetes e sobrecarga de órgãos vitais. 

Para aqueles que preferem trocar a ração de todos os dias por uma alimentação mais variada, uma alternativa é a alimentação caseira, que além do peixe pode incluir diversos outros alimentos do nosso dia a dia na dieta dos cachorros, como outras carnes e legumes.

Mas atenção: a fim de garantir ao pet uma alimentação balanceada, não basta oferecer a ele os restinhos da sua comida. É preciso seguir à risca uma dieta prescrita por um médico-veterinário especialmente para seu amigo de quatro patas. 

Melhores peixes para cães

Sabendo que cachorro pode comer peixe, uma das opções de peixe para cachorro mais indicadas é a pescada branca. Fácil de preparar, ela possui poucos espinhos, o que é uma boa notícia para evitar acidentes. 

Além disso, é um peixe relativamente magro e muito rico em magnésio, mineral que participa de diversas funções no organismo do cachorro, incluindo síntese proteica e funcionamento cardíaco. 

Outras boas opções são truta, badejo e namorado. O tradicional salmão também pode entrar para a dieta de vez em quando — se assim recomendado por um veterinário. 

No entanto, é preciso atenção, já que apesar de rico em nutrientes benéficos, como o ômega-3, o salmão é um peixe gorduroso. Ou seja, ele contribui para o aumento de peso. Em alguns casos, o excesso de gordura também pode levar a quadros de diarreia.

Agora que você já sabe que pode dar peixe para cachorro desde que sejam os menos gordurosos, não custa nada saber também quais são aqueles que devem ser evitados ao máximo. 

Entre os peixes que apresentam malefícios para a saúde, podemos citar o peixe-espada. Além dele, o atum faz mal para cachorro. Isso porque ambos são muito ricos em mercúrio, metal pesado que, ao longo do tempo, é acumulado no organismo, tornando-se tóxico. 

cachorro comendo ração

Nada de sashimi! Saiba como preparar peixe para cachorro

Mas cachorro pode comer peixe cru? A resposta é simples: evite oferecer esse alimento aos cachorros. “Salmonelose, coccidiose, toxoplasmose e outras doenças muito graves são disseminadas por carne crua”, explica o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrição e metabologia animal. 

Ainda de acordo com o especialista, muitos dos patógenos presentes em carnes sem cozimento não são capazes de induzir doenças nos próprios cães. No entanto, elas podem acabar sendo transmitidas para nós através da saliva contaminada dos pets, afetando especialmente as crianças e pessoas com o sistema imunológico debilitado. 

No caso do cozimento, cachorro pode comer peixe cozido. Para isso, procure utilizar somente água ou vapor. Lembrando que alguns temperos, como um pouquinho de sal e ervas frescas, como salsinha e alecrim, podem ser utilizados para dar mais sabor à receita. No entanto, não utilize alho ou cebola no preparo de comida para os cães! Ambos são altamente tóxicos para os cães. 

Ah, e muito cuidado com os espinhos! Pontiagudos, eles podem causar perfurações na boca e em outros órgãos do sistema gastrointestinal. Portanto, procure remover todos eles antes de oferecer o peixe a seu amigo. 

cachorro olhando para o lado

Cachorro pode comer peixe, mas há diversas restrições, não é mesmo? O melhor mesmo é evitar e preferir uma ração de qualidade. E para mais conteúdo como este, não deixe de conferir o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog