Cachorro pode comer pera?

Postado por PETZ, em 29/09/2020

Alimentação
Cachorro pode comer pera?

Uma das frutas prediletas de adultos e crianças, a pera é doce e suculenta, ideal para comer entre ou depois das refeições. Fato é que, independentemente do momento escolhido para degustar a fruta, se você tem um cachorro pidão em casa, é bem provável que ele lhe peça um pedacinho. Mas será que cachorro pode comer pera?

tigela com peras

Devo oferecer pera para o cachorro?

Sim, cachorro pode comer pera. Assim como maçã, mamão, melancia, melão, entre outras, a pera é uma das frutas que você pode dar ao pet. Isso, claro, desde que sejam respeitadas algumas regrinhas básicas, como não exagerar na quantidade e sempre remover as sementes. 

Quais são os benefícios da pera para os cães?

O maior benefício da pera para cachorro é, sem dúvidas, alegrar o dia dele com um alimento gostoso e diferente. Já em relação aos benefícios nutricionais, é importante destacar que, de maneira geral, as rações comerciais de qualidade já proporcionam todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo do pet. 

Isso também vale para as dietas caseiras, prescritas por médico-veterinário especialista em nutrição canina. Em ambos os casos, não é preciso incrementar a alimentação do seu amigo com frutas ou suplementação vitamínica. 

Por outro lado, por conter pouca quantidade de gordura e sódio, cachorro pode comer pera. A seguir, listamos alguns nutrientes da fruta que são benéficos à saúde do seu cãozinho.

  • Vitamina A: uma das principais vitaminas para cães, está associada a uma boa visão, contribuindo para prevenir a cegueira noturna. Também participa da síntese de hormônios e da regulação das funções da pele;
  • Vitamina K: participa da coagulação do sangue e da metabolização de proteínas, essencial para a manutenção dos músculos e até a boa aparência da pelagem;
  • Potássio: importante para o equilíbrio de pH no organismo, participa da condução do impulso nervoso, das reações enzimáticas e do transporte de nutrientes para dentro e fora das células do organismo;
  • Cálcio: é fundamental para a estrutura óssea e os dentes. Está ligado também à coagulação sanguínea, à transmissão do impulso nervoso e à contração muscular;
  • Fósforo: componente das moléculas de DNA e RNA, e da membrana celular, ainda é importante para a saúde de dentes e estrutura óssea,
  • Magnésio: está envolvido em mais de 300 processos metabólicos, incluindo alguns ligados ao funcionamento cardíaco, à proliferação de linfócitos, à estrutura de ossos e aos dentes.

A respeito da ingestão desses nutrientes, vale destacar que, assim como a deficiência, o excesso de vitaminas e de minerais também pode fazer mal. Por isso, pode dar pera para cachorro, mas sempre com moderação!

cachorro comendo

Como dar pera para o cachorro?

Como cachorro come pera, a melhor maneira de servir a fruta é cortá-la em pedaços proporcionais ao tamanho do cão. Isso facilita a apreensão do alimento e ajuda a evitar engasgos. 

A casca da pera é muito rica em fibras e pode ser oferecida sem problemas. Já a semente da pera faz mal para cachorro e deve ser removida obrigatoriamente. Isso porque, além de conter substâncias tóxicas, ela ainda pode causar obstrução intestinal.

Nos dias quentes, outra dica para dar pera ao cachorro é bater a fruta num liquidificador, acrescentar água e levar a mistura ao freezer, em forminhas de gelo. Simples, a receita funciona como um picolé e fica ótima com outras frutas ricas em água, como melancia.

Qual é a quantidade recomendada e os riscos das frutas para cães?

A quantidade permitida para a ingestão da fruta vai depender da idade, do porte e do estado de saúde do amigo. Em geral, cães podem comer pera, mas recomenda-se que o consumo de qualquer petisco seja equivalente a menos de 10% das calorias diárias recomendadas para cada pet. 

Lembre-se também de que, embora pobre em gorduras, a pera é rica em açúcares, o que pode agravar ou desencadear problemas como obesidade e diabetes. Ainda mais para quem convive com um cão idoso, o melhor é que, antes de começar a oferecer frutas, o tutor converse com um veterinário. 

cachorro comendo pera

Agora que sabe se cachorro pode comer pera, confira o blog da Petz para ter acesso a outros conteúdos sobre saúde e bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *